Manasi Ganga- O Festival das Luzes

Yasoda Amarra Krsna Com As Cordas Do Seu Amor
22 de outubro de 2014
Uma Humilde Carta
26 de outubro de 2014

Manasi Ganga- O Festival das Luzes

Neste ano de 2014, o festival do Dipavali acontece no dia 23 de outubro (na India). Srila Gurudeva, Srila Narayana Gosvami Maharaja, sempre levava os devotos ao Manasi Ganga à noite para oferecer lamparinas de ghee lá, em lembrança a este dia auspicioso. Ele ainda está conosco, levando todos os peregrinos ali, trazendo continuamente seus discípulos e seguidores para fora da escuridão,  para a luz de bhakti.

 

Darsan do mais lindo Manasi Ganga, em 23 de outubro de 2014

Darsan do mais lindo Manasi Ganga, no dia 23 de outubro de 2014

Pergunta: Por que comemoramos Dipavali, e de que modo esse dia é comemorado pelos Vrajavasis?

Srila Gurudeva: Dipavali significa um momento de felicidade. Quando o Senhor Rama derrotou Ravana e chegou a Ayodhya, um grande festival Dipavali foi realizado lá. Sri Vamanadeva queria enganar Bali Maharaja. Ele não o enganou; ao contrário, ele deu a sua misericórdia, embora parecesse que ele tivesse enganado. Quando foi oferecido a Bali Maharaja uma bênção do Senhor, ele pediu: “Sempre permaneça em minha casa.” Desta forma, o próprio Senhor foi enganado. O Senhor Vamana estava muito satisfeito, e ele concordou em ficar lá para sempre. Devido a grande felicidade, Bali Maharaja então pediu a todos os seus associados que fizessem um grande festival Dipavali,  o primeiro realizado! Quando Krsna derrotou Duryodhana e voltou para Dvaraka, um Dipavali também foi comemorado lá.

O próprio Senhor Krsna, com  Mãe Yasoda, Nanda Baba e todos os outros Vrajavasis, vieram ao Manasi Ganga e celebraram este festival com suas próprias mãos. Em outras palavras, eles ofereceram dipa (uma lamparina acesa com ghee) e prestaram muitos outros serviços.

Dipavali também significa luz. Se não houver nenhum bhajana para Krsna, haverá escuridão, e em Consciência de Krsna há luz! A celebração tem essa função, abandonar a escuridão e trazer a luz de bhakti, da devoção pura! Esta é a real celebração. A verdadeira felicidade vem ao tocar karatalas e mrdangas. Ao ouvir isso, e se maya ouvir, se afastará imediatamente. Sri Caitanya Mahaprabhu trouxe o movimento de sankirtana a este mundo para expulsar maya. O próprio Sri Krsna e Sri Caitanya Mahaprabhu celebraram este Dipavali, e devemos tentar segui-los.

Aula dada por Srila Narayana Gosvami Maharaja no dia 12 de outubro de 1996, em Varsana.

Jay Sri Dipavali ki! Jay!
Jay Sri Manasi Ganga ki! Jay!

Darsan do belísimo Manasi Ganga, em Govardhana, na noite de Dipavali de 23 de outubro de 2014

Darsan do belísimo Manasi Ganga, em Govardhana, na noite de Dipavali de 23 de outubro de 2014