Sri Vraja Mandala 2014

Calendário Vaisnava- Outubro 2014
18 de outubro de 2014
Humildade
20 de outubro de 2014

Sri Vraja Mandala 2014

Neste Vraja-mandala 2014, foram visitados locais sagrados de peregrinação em Vrindavana, tais quais Virahavana, Cira-ghata e Rama-ghata, onde foram realizados doces passatempos de Sri Sri Radha Krsna, Baladeva e as gopis. Apresentamos aqui, alguns textos de Srila Narayana Gosvami Maharaja sobre esses belíssimos lugares.

Viharavana

Viharavana

Virahavana

Virahavana fica a uma milha e meia de Rama-ghata. Darsana do templo de Bihariji e Vihara-kunda é recomendado. Vraja-bihari Krsna junto a Radhika e as gopis realizaram rasa e outros amorosos passatempos neste local encantador, próximo ao Yamuna. Embora a maioria das florestas de Vraja tenham sido devastadas, de alguma forma Virahavana permanece protegida. Ainda hoje, cucos cantam e  pavões fazem o seu som “ke-ka” aqui,  e durante a estação das chuvas, eles dançam e abrem suas lindas penas.

Existem kunjas muito belos, jardins de árvores kadamba, e trepadeiras encantadoras aqui. Ao visitar este local, doces lembranças dos passatempos de Krsna se manifestarão no coração. No estábulo, existem lindíssimas vacas, bezerros saltitantes, e touros felizes, que despertam as doces memórias dos passatempos de pastoreio de Sri Krsna.

Cira-ghata

Cira-ghata

Cira-ghata

Este local de passatempo fica a duas milhas a oeste de Aksayavata. As jovens gopis adoraram Katyayani-devi regularmente por um mês, observando todos os votos para conquistar Sri Krsna como seus maridos. Ao final dos votos, Sri Krsna e alguns priya-narma-sakhas roubaram as roupas das gopis, e deram à elas a benção que seus desejos seriam satisfeitos. O templo de Katyayani-devi está situado aqui às margens do Yamuna. O nome atual desta vila é Siyaro.

Rama-ghata

2

Rama-ghata

Esse lugar fica às margens do Yamuna, duas milhas a oeste de  Sergarh. O nome atual é Obe. Baladeva realizou rasa-lila aqui.

Sri Krsna e Balarama vinham vivendo em Dvaraka por um longo período. O sofrimento dos Vrajavasis causado pela separação deles foi tão grande, que Sri Krsna mandou Sri Baladeva à Vraja para consolá-los. Naquele momento, Nanda-Gokula, onde Eles residiam, era aqui. Baladeva passou os dois meses de Caitra e Vaisakha em Nanda-Vraja, e tentou ao máximo consolar Seus parentes, os sakhas e as gopis.

Por fim, para aliviar a agonia de separação das gopis, Baladeva realizou rasa completa aqui, com belas danças e cantos.

Rama-ghata

Rama-ghata

Naquele momento, Varunadeva induziu divinamente a fragrância chamada Varuni, um doce néctar encontrado nas árvores, a começar a fluir. Baladeva e Suas amadas beberam este Varuni e, ficando intoxicados, desfrutaram de rasa. Para brincar na água e matar a sede das gopis, Ele chamou Yamuna, que estava fluíndo a certa distância. Quando percebeu que ela não vinha, Ele arrastou-a com Seu arado. Então, Ele e as gopis puderam se divertir nas águas do rio Yamuna. Ainda hoje, Yamuna deixou seu curso natural e flui através do Rama-ghata.

Sri Vraja-mandala Parikrama
Srila Narayana Gosvami Maharaja

2

Devotos em peregrinação no Cira-ghata