Sri Vraja Mandala Parikrama 2014

Sri Vraja Mandala Parikrama 2014
29 de outubro de 2014
Gopastami
31 de outubro de 2014

Sri Vraja Mandala Parikrama 2014

No Vraja- mandala Parikrama 2014, foram visitados belíssimos locais em Govardhana! A seguir, apresentamos textos de Srila Narayana Gosvami Maharaja sobre esses lugares onde Radha Krsna e Seus associados viveram doces passatempos, extraídos do livro Vraja-mandala Parikrama, e fotos tiradas por Gaudiya Vedanta Publications e outros. 

Kusuma- Sarovara

O belíssimo Kusuma-Sarovara

O belíssimo Kusuma-Sarovara

Kusuma- Sarovara está à direita do caminho do Parikrama, cerca de uma milha e meia  do Sri Radha-Kunda. Uma floresta de flores kusuma existia aqui, com muitas variedades de árvores, trepadeiras, e flores como beli, cameli, juhi, yuthi, mallika e campaka. Srimati Radhika costumava vir aqui sob o pretexto de coletar flores com Suas amigas, mas Sua real intenção era encontrar o rasika Sri Krsna, com quem Ela tinha brigas amorosas e trocas jocosas cheias de rasa!

O seguinte passatempo ocorreu aqui: Certa manhã, Srimati Radhika e Suas sakhis vieram para às margens do Kusuma- Sarovara colher beli, cameli, juhi, yuthi, mallika, campaka e outras flores que desabrochavam aqui. Srimati Radhika viu uma árvore com um galho cheio de flores. Sabendo que Ela estava vindo ao Kusuma- Sarovara  para colher flores, o brincalhão Krsna subiu na árvore. Usando todo Seu peso, Ele empurrou o galho para baixo e  permaneceu escondido na folhagem para que Srimati Radhika não pudesse vê-lo.

Killola-Kunda

Killola-Kunda

Radhika pulou no galho com uma mão, e estava absorta em colher flores com a outra, quando repentinamente Krsna foi para o outro galho. O galho subiu, erguendo Radhika, que gritou por ajuda! Sri Krsna pulou da árvore e pegou Srimatiji pelos braços. As sakhis começaram a gargalhar alto e bater palmas, mas Srimati Radhika se soltou do abraço de Sri Krsna e O repreendeu duramente!

Nos dias atuais, o jardim de flores do Kusuma- Sarovara desapareceu completamente.

Killola-Kunda

Kilola-Kunda fica ao Sul de Gvala-pokhara em direção á Sri Giridhari Gaudiya Matha. Killola significa “esporte” ou “brincadeira”. Como o nome sugere, este kunda está onde o Divino Casal Sri Radha Krsna brincava na água (jal-keli). Krsna e Seus sakhas também brincavam e jogavam aqui.

Narada-Kunda

Narada-Kunda

Narada-Kunda

A cerca de cem metros do Kusuma-sarovara está o Narada-Kunda, onde Sri Nanda realizou austeridades. Após ter ouvido as glórias de gopi-bhava (os exaltados humores das gopis) da boca de Vrinda-devi. a deidade que preside Vrindavana, um intenso desejo amoroso de servir o Divino Casal Sri Sri Radha Krsna como uma gopi, em Seus mais elevados passatempos amorosos, despertou em seu coração. Ele recebeu o gopala-mantra de Brahma “o avô do mundo”, e iniciou sua meditação e adoração aqui em raga-marga, o caminho do apego espontâneo, no seguimento das gopis.

Deidade de Sri Narada-Muni

Deidade de Sri Narada-Muni

Após fazer isso por um longo tempo, Yogamaya Puranamasi mergulhou Narada no Kusuma- Sarovara, através da qual ele recebeu a forma de uma gopi. Portanto, ele recebeu o ekadasa-bhava (onze características que constituem a verdadeira identidade) no caminho do amor espontâneo, e se tornou qualificado para servir o Divino Casal. É extremamente benéfico visitar o Narada-Kunda.

Jay Sri Vraja-mandala ki! Jay!
Jay Giriraja Govardhana ki! Jay!

 

 

 

Ratna-Vedi