Yasoda Amarra Krsna Com As Cordas Do Seu Amor

Sri Vraja Mandala 2014
20 de outubro de 2014
Manasi Ganga- O Festival das Luzes
23 de outubro de 2014

Yasoda Amarra Krsna Com As Cordas Do Seu Amor

Sri Damodara-vrata, que é observado por todo o mês de Kartika, é o mais importante vrata (voto) para os Gaudiyas Vaisnavas. Ele ficou conhecido como Damodara porque os passatempos onde Sri Krsna é atado com as cordas de Sua mãe ocorrem durante este mês. Dama significa “corda” e bandhana significa “vínculo”. Portanto, este passatempo é conhecido como “Sri dama-bhandana-lila.” A seguir, apresentamos um trecho sobre este lindo passatempo, do livro “Krsna- A Suprema Personalidade de Deus”, escrito por Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Krsna comendo manteiga escondido de Sua mãe.

Krsna comendo manteiga escondido de Sua mãe.

“Mãe Yasoda voltou para o local onde estava batendo a manteiga, depois de ajeitar a panela com leite que havia derramado. Ela viu que o poteonde se guardava o iogurte batido estava quebrado. Como não podia encontrar o menino, concluiu que o pote quebrado era obra dEle. Começou a sorrir enquanto pensava: “O menino é muito esperto. Depois de quebrar o pote, Ele saiu daqui com medo do castigo.”

Depois de procurar por toda parte, ela encontrou seu filho sentado em um grande pilão de madeira que estava de cabeça para baixo. Krsna, tirando a manteiga de um pote pendurado no teto, estava dando a manteiga aos macacos. Mãe Yasoda viu que Krsna olhava de um lado para o outro com medo dela, porque sabia que estava agindo mal. Ao ver seu filho tão absorto, ela silenciosamente se aproximou dele por trás. Krsna porém, vendo que ela vinha em sua direção com uma vara na mão, desceu imediatamente do pilão e começou a fugir amedrontado. Mãe Yasoda seguiu-O em todos os cantos tentando capturar a Suprema Personalidade de Deus, que nem as meditações dos grandes yogis podem alcançar!

Yasoda correndo atrás de Krsna com uma vara na mão.

Yasoda correndo atrás de Krsna com uma vara na mão.

Em outras palavras, A Suprema Personalidade de Deus, Krsna, a quem jamais alcançam os yogis e especuladores, estava brincando como uma criança pequena com uma devota tãoelevada como Mãe Yasoda! Mãe Yasoda porém, não podia pegar facilmente o menino que corria, por causa de sua cintura fina e corpo pesado. Mesmo assim, ela tentava segui-lo tão rápido quanto possível. Seu cabelo soltou-se, e as flores que o enfeitavam caíram pelo chão.

Embora estivesse cansada, de algum modo ela alcançou e capturou seu menino travesso! Quando foi pego, Krsna estava a ponto de chorar e sujou as mãos nos olhos que estavam ungidos com cosmético negro para os olhos. O menino viu o rosto de Sua mãe enquanto ela se inclinava, e Seus olhos ficaram inquietos por causa do medo.”

“Tentando amarrar seu filho, ela se cansou. Estava suando e a guirlanda tinha caído de sua cabeça. Então, o Senhor Krsna apreciou o árduo trabalho de Sua mãe, e tendo compaixão dela, concordou em ser amarrado pelas cordas. Krsna, fazendo o papel de uma criança na casa de mãe Yasoda, estava, na verdade, representando seus passatempos seletos. É claro que ninguém pode controlar a Suprema Personalidade de Deus. O devoto puro rende-se aos pés de lótus do Senhor, que pode tanto proteger, quanto subjugar o devoto. Mas, de sua parte, o devoto nunca esquece sua condição de rendição. De maneira semelhante, o Senhor Krsna também sente prazer transcendental em se submeter à proteção do devoto. Isto foi exemplificado pela rendição de Krsna à Sua mãe Yasoda.”

Jay Sri Sri Radha Damodara!
Jay Sri Yasoda-Nanda Dulala!!!

Krsna atado pelas cordas do amor e afeição de Sua mãe Yasoda

Krsna atado pelas cordas do amor e afeição de Sua mãe Yasoda!