Divino Desaparecimento de Srinivasa Acarya

Gopastami
31 de outubro de 2014
Calendário Vaisnava- Novembro 2014
2 de novembro de 2014

Divino Desaparecimento de Srinivasa Acarya

No dia 31 de outubro de 2014, comemoramos a ocasião do Divino Desaparecimento do grande devoto do Senhor, Srila Srinivasa Acarya. Em honra a este dia tão especial, apresentamos um de seus maravilhosos passatempos, belamente narrado por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja.

 

Srila Srinivasa Acarya

Srila Srinivasa Acarya

Srinivasa Acarya foi o discípulo de Srila Gopal Bhatta, e foi treinado por seu siksa guru, Srila Jiva Gosvami. Ele introduziu muitas melodias de kirtanas, era um devoto exaltado, e o nosso Srila Rupa Gosvami e outro Gosvamis dependiam dele. Eles falaram: “Por favor, vá e pregue na Bengala, e distribua toda a literatura escrita por nós (Srila Rupa Gosvami, Srila Sanatana Gosvami, Srila Jiva Gosvami, e outros Gosvamis).” Junto com seus companheiros, Srila Narottama dasa Thakura e Srila Syamananda Prabhu, ele aceitou a  ordem, pegou os livros, e viajou para a Bengala.

Ao longo do caminho, alguns bandidos saquearam todos os livros. Eles achavam que haviam pego um baú cheio de jóias. Um astrólogo havia dito ao líder dos bandidos: “Este baú está cheio de tesouros”, e por essa razão eles tinham roubado o carro com todos os livros. Os três devotos ficaram loucos de separação do coração manifesto dos Gosvamis – seus escritos. Srinivasa Acarya enviou dois dos seus associados para a Bengala, dizendo-lhes: “Ficarei aqui até descobrir a localização dos livros.”

O rei local era o líder de todos os bandidos, mas ele também era um devoto. Embora ele costumasse saquear e roubar, ele também meditava e ouvia as escrituras, especialmente o   Srimad Bhagavatam.

Havia um Pandita Bhagavata (erudito) no conselho do rei que lia em voz alta e explicava o Srimad Bhagavatam. Srinivasa Acarya, vestido de forma muito simples, foi até lá certa vez, quando um discurso do

Srila Narottama, Srinivasa e Syamanada Prabhu.

Srila Narottama, Srinivasa e Syamanada Prabhu.

Bhagavata estava ocorrendo. Ele sentou-se humildemente onde estava acontecendo a assembleia e ficou escutando. Naquele dia, após o término do discurso do Srimad-Bhagavatam, Srinivasa pediu: “Posso comentar sobre o que ele explicou?”

O rei disse: “Oh, sim, muito bom! Você pode explicar algo sobre estes temas. ” O Pandita tinha falado sobre o Gopi-gita, mas ele não foi capaz de explicar isso muito profundamente.

Srinivasa Acarya se levantou e começou a explicar, chorando e fazendo os espectadores chorarem. Ele deu as explicações que foram dadas também por Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, Srila Sanatana Gosvami, e Srila Jiva Gosami, em seus comentários sobre o Srimad Bhagavatam.

O rei imediatamente se aproximou de Srinivasa Acarya e ofereceu a ele dandavat pranamas, suplicando: “Eu quero tomar iniciação diksa  e ouvir o Srimad Bhagavatam de você.” Srinivasa aceitou o rei e deu-lhe iniciação. Em seguida, o rei ofereceu: “Eu quero dar-lhe alguma doação por isso: guru-daksina. O que  quiser, eu posso dar “.

Srila Srinivasa Acarya

Srila Srinivasa Acarya

Srinivasa respondeu: “Isso é uma promessa? Então por favor, tente providenciar  o retorno do nosso carrinho com todos os livros.” Ele então disse ao rei sobre o roubo dos livros dos Gosvamis. O rei imediatamente respondeu: “Oh, está comigo! Está comigo! Meus astrólogos me disseram que três pessoas, devotos de Vrndavana, estavam vindo com muitas jóias – um tesouro mais precioso que jóias! É por isso que peguei o baú. Depois de abri-lo, não podíamos compreender como esses livros seriam jóias; mas agora, ouvindo de você, sei que eles são muito mais do que jóias! Jóias não podem dar Krsna-bhakti. Elas não podem nos ajudar. Estes livros podem nos ajudar milhares de vezes mais do que jóias. Você está vindo aqui só pela graça da misericórdia divina presente nos livros. “

Desta forma, o Sri Caitanya-caritamrta, os livros de Srila Jiva Gosvami, Srila Sanatana Gosvami, Srila Rupa Gosvami, e todas as outras literaturas dos Gosvami foram salvas!

Esse foi Srinivasa Acarya, um devoto muito elevado! Oramos aos pés de lótus de Srila Madhavendra Puri e Srila Srinivasa Acarya para que concedam misericórdia sobre nós.

Jay Srila Srinivasa Acarya ki! Jay!

 

 

Shrinivasa-Acharya-7