O Último Dia de Kartika

O Dia do Aparecimento de Srila Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja
5 de novembro de 2014
Calendário Vaisnava- Novembro 2014
8 de novembro de 2014

O Último Dia de Kartika

25Dandavats Pranamas! Jay Sri Sri Guru e Gauranga! Na ocasião do final de mais um auspicioso mês de Kartika e do Sri Vraja-Mandala Parikrama 2016, a peregrinação anual em Sri Vrindavana dhama, oferecemos a aula a seguir dada por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja no dia 05 de novembro de 2006, em Govardhana, India.

Pela misericórdia sem causa do meu Gurudeva, Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, meu Gurupada-padma (siksa-gurus) e Gandharvika-Giridhari Sri Sri Radha-Vinoda-Bihari, nosso Vraja-mandala Parikrama foi muito bem sucedido em todos os aspectos! Neste mesmo mês, Sri Krsna foi amarrado pelas cordas de vatsalya-rasa (afeição parental) da Sua mãe Yasoda. Na verdade, Ele não foi preso por uma corda, mas pelo amor, vatsalya-rasa. O Supremo Senhor Krsna nunca havia sido preso antes, e acho que não será novamente. Apenas foi capaz de se deixar amarrar por mãe Yasoda e aceitou este fato: “Estou atado a vatsalya-rasa!” É por essa razão que este mês é chamado Damodara.

Além disso, as gopis amarraram o véu de Srimati Radhika no chadar amarelo de Sri Krsna em Ganthuli, e Krsna tornou-se conhecido como ‘Radha-Damodara’. Esse passatempo aconteceu neste mês. Especialmente, a joia suprema de todos os passatempos, o passatempo mais elevado da rasa-lila (doçuras transcendentais) foi realizado neste mês. Todos os ilimitados passatempos de Krsna, como os do barco no Manasi-Ganga e o do roubo de Sua flauta, compõem esta rasa-lila.

Neste mês, Akrura foi para Nandagaon e disse a Krsna e Seus familiares sobre a tortura feita por Kamsa a Vasudeva e Devaki. Ouvindo isso, Krsna e Balarama se tornaram semelhantes ao fogo! Extremamente irados, disseram a Nanda Baba que precisavam  ir a Mathura. Eles foram a Mathura e lá mataram Canura e Mustika, todos os irmãos de Kamsa e seus outros associados.

Sri Krsna segurou Giriraja Govardhana em seu dedo mindinho por 7 dias, sem Giriraja Govardhana sequer balançar. Naquela época, todos os Vrajavasis, especialmente as gopis em purva-raga * [nota 2] chegaram bem próximo e ergueram Giriraja Govardhana apenas pelo olhar! Aksaya Navami * [ver nota 3] também ocorre neste mês.

Portanto, este mês é muitíssimo auspicioso!

Eu convido todos vocês a virem no próximo ano, juntamente com seus amigos! Eu sei que as nossas acomodações talvez não tenham feito vocês felizes, comparando à felicidade que sentem na forma como vivem em suas casas – palácios – em seus países. Não há tanta facilidade por aqui. Embora tenhamos nos esforçado, isso não foi suficiente para vocês. Vocês são como reis com muitos palácios.

Nós podemos apenas oferecer harikatha. Os temas que discutimos neste mês são muito importantes – os que discutimos aqui no templo e nos lugares santos que visitamos. Os locais que visitamos são muito poderosos, como: Rasa-Sthali, Vamsi-Vata, Bhandira-Cuba e muitos outros locais de passatempos.

parikrama

Tentem guardar todo esse harikatha no íntimo, no âmago de seus corações e sejam muito fortes! Acho que este harikatha inspirou a todos vocês, e estou convidando-os a virem novamente no ano que vem.

Todos os 64 membros (práticas) de Bhakti podem ser realizados muito facilmente neste mês. Além disso, tenho plena confiança na benção de Narada Muni, dada sob a forma de um pedido a Sri Krsna: “Por favor, conceda krsna-prema (amor puro por Krsna) a quem quer que ouça todos os Seus doces passatempos enquanto visita os locais onde eles ocorreram.” Acho que Sri Krsna realizará o desejo de Narada, por isso, tentem vir todos os anos!

Além disso, Navadvipa parikrama está chegando, e eu estou convidando todos vocês para virem a Navadvipa!

Se você experimentou algum desconforto durante este parikrama, tente esquecer, em nome de Krsna, e me desculpe se falei quaisquer palavras desagradáveis.

 

[* Nota 1: Sri Krsna fazia o papel de um barqueiro e vivia divertidos passatempos de passeio no barco (nauka-vilasa) e outras lilas, enquanto transportava as gopis por todo Bhagavati Manasi Ganga. Visvanatha Cakravarti Thakura deu uma descrição emocionante desta nauka-vilasa-lila em sua oração Sri Govardhanastakam (texto 7):

yatraiva gangam anu navi radham
arohya madhye tu nimagna-naukah
krisno hi  radhanugalo babhau sa,
govardhano me disatam abhistam

“No meio do Manasi Ganga, Srimati Radhika estava sentada no barco de Krsna. Vestido como barqueiro, Ele malandramente tentou afundar o barco, e Radhika, apavorada, agarrou-O em um grande abraço! Possa Sri Govardhana satisfazer todos os meus desejos!”

 

[* Nota 2: Neste Bhauma-vrndavana, todas as gopis – incluindo Srimati Radhika – experimentam purva raga,  o sentimento de que nunca haviam se encontrado com Krsna de forma íntima, embora tivessem um intenso desejo em fazê-lo.]

[* Nota 3: Neste dia especial do mês de Kartika qualquer empreendimento iniado será bem-sucedido. Aksaya-trtiya ocorre em janeiro/ fevereiro, e tem um significado similar.]

Jay Urja-vrata ki! Jay Damodara-vrata ki! Jay Sri Kartika-vrata ki! Jay!
Jay Sri Vraja-Mandala Parikrama ki! Jay!
Jay Srimati Radharani ki! Jay!!!