Makhara-Sankranti

Calendário Vaisnava- Janeiro 2015
12 de janeiro de 2015
Vyasa Puja e Samadhi Mandir de Srila Gurudeva
15 de janeiro de 2015

Makhara-Sankranti

Dandavats pranamas! Todas as glórias a Sri Guru e Gauranga! No dia 15 de janeiro de 2016 é Makhara-sankranti, o aniversário do dia em que o Rio Ganges descendeu a este mundo! Srila Narayana Gosvami Maharaja deu uma aula em hindi sobre esse dia santo em Murwillumbah, Austrália, no dia 14 de janeiro de 2000. A seguir, um resumo da tradução desta aula feita por Sripad Madhava Maharaja:

Ganga Devi: O Sagrado Rio Ganges

Ganga Devi: O Sagrado Rio Ganges

 

Há muitas linhas sobre a Terra, como Equador, Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Em sânscrito, estas linhas são chamadas rekhas. Na Astronomia Védica estes rekhas são chamados Bhumadhya-rekha, Karka-rekha e Makhara-rekha. Em suas viagens, o Sol está sempre em algum lugar entre essas linhas. O dia em que o Sol se aproxima de Makhara-rekha é chamado Makhara-sankranti. Após isso, ele retorna para uma das duas outras linhas.

Surya, o Sol, concede a potência da vida para os seres vivos. Porque este dia está relacionado a Surya, Makhara-sankranti é muito auspicioso! Neste dia, quase todos que têm alguma ligação com a cultura védica indiana, banham-se tanto no Godavari, Yamuna, Ganges, como em qualquer outro rio, ou oceano. Isto ocorre especialmente na India, mas também de certa forma em todo o mundo. Neste dia, é auspicioso fazer doações às pessoas. Yudhisthira Maharaja deu tanto em caridade em tal dia, que não sobrou nada para ele e sua família, e por conta disso,  ele foi glorificado em todo o mundo!

Enquanto Yudhisthira descansava naquela noite, um bando de cisnes voadores conversavam entre si. Um dos cisnes disse: “Eu nunca vi doador maior que Maharaja Yudhisthira.”

O outro cisne respondeu: “Não o glorifique tanto. Se você quer mesmo saber quem é o melhor doador, este é Reikhya Muni.”

“Como?”

“Yudhisthira é um grande imperador. Sua riqueza é incomparável. Porém, embora ele doe tanto, só está doando parte de sua riqueza. Já Reikhya Muni não tem reino algum -nada. Ele pratica Silanache Vrtti. Quando o fazendeiro coleta os grãos do campo e alguns desses grãos caem no chão, este Muni coleta esses grãos, como cevada e trigo, limpa-os e assa-os, e, em seguida, os distribui. Ele nunca pensa em seu próprio bem-estar. “

Yudhistira e Draupadi, cercados pelos outros Pandavas.

Yudhistira e Draupadi, cercados pelos outros Pandavas.

Yudhisthira Maharaja estava ouvindo tudo isso porque ele compreendia a linguagem dos pássaros. No dia seguinte, ele perguntou a Krsna: “Quem é Reikhya Muni?” Ele disse a Krsna o que havia acontecido na noite anterior, e Krsna então o levou para ver Riekhya Muni, que vivia sob um carro de boi. Eles ofereceram pranamas a ele, e, em seguida, conversaram.

Se alguém oferece doações neste dia auspicioso, em sua próxima vida, nunca faltará a tal pessoa. Essa é a razão pela qual este dia está relacionado ao Sol, o doador da vida.

Hoje é Makhara-sankranti, o dia da descida do Rio Ganges a este mundo. Todos os indianos, mesmo aqueles que vivem muito longe do Ganges, de alguma forma vão até lá para banhar-se. Quando eu era um bebezinho na India, eu costumava tomar banho com meu pai no dia de hoje. Lembro-me que, embora fosse muito frio, ainda assim eu caía no rio. Neste dia, todos os ghatas de banho estão lotados com centenas de milhares de pessoas.

(No dia seguinte, ao receber um darsana, certo convidado indiano perguntou a Srila Narayana Gosvami Maharaja sobre os benefícios ao se fazer doações no dia auspicioso do Makhara-sankranti. Srila Maharaja respondeu que a melhor e única doação valiosa de fato, é doar  harikatha  e consciência de Krsna!)

Jay Makhara-sankranti ki! Jay!
Gaura Premanande! Haribol!!!