Vasanta-Pancami

Vyasa Puja
20 de janeiro de 2015
Calendário Vaisnava- Janeiro/ Fevereiro 2015
25 de janeiro de 2015

Vasanta-Pancami

Vasanta-pancami

“Hoje é Vasanta-Pancami, o início da estação Vasanta, o momento em que a dança da Rasa de Krisna foi realizada em Govardhana, na aldeia de Parasauli, às margens do lago conhecido como Candra Sarovara.

Naquele momento, as gopis dançaram com Krsna durante uma noite, o que equivalia a bilhões de anos, algo tão longo quanto um dia de Brahma. Naquela noite a lua parou, não se movendo de seu melhor ângulo de visão, que possibilitava vislumbrar a dança de Radhika e todas as suas sakhis com o Senhor Krisna! Tais passatempos profundamente belos nasceram de um oceano de rasas (doçuras transcendentais), saturados de felicidade ilimitada.”

“Hoje nós observamos a celebração do aniversário desta Vasanti-rasa, e para Krsna, esta rasa está acontecendo eternamente. Todos os Seus passatempos são eternamente manifestos em Goloka Vrndavana, e Ele também os revela em todos os inumeráveis universos, conforme Ele aparece, em um universo após outro. Aqui, na Vasanti-rasa, Krsna declarou abertamente: “Minha mais amada é Srimati Radhika.”

Não há diferença entre Srimati Radhika e o Senhor Krisna. Krsna manifestou Radhika a partir de seu lado esquerdo. Se pudermos fazer Radhika feliz, então Krsna ficará feliz e Ele será controlado muito facilmente! Este é o propósito de observarmos  Vasanti-rasa.”

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja