O Senhor Nityananda Nunca Se Zanga

As Glórias de Sri Ramanujacarya
29 de janeiro de 2015
Calendário Vaisnava- Fevereiro de 2015
2 de fevereiro de 2015

O Senhor Nityananda Nunca Se Zanga

Dandavats Pranamas! Em 2017, 08 de fevereiro, é o auspicioso Nityānanda Trayodaśī, a data do divino aparecimento do Senhor Nityananda Prabhu! A seguir, uma bela aula dada pelo nosso adorável Srila Gurudeva Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, nesta ocasião sagrada, em 14 de fevereiro de 2003, em Teresópolis, Brasil!

 

Nityananda(11)

O nobre Nityananda Prabhu nunca se zanga, pois ele é a personificação da suprema bem-aventurança transcendental.

Nityananda Prabhu serviu Sri Caitanya Mahaprabhu em Navadvipa, e realizou o seu Vyasa-puja lá. Sri Caitanya Mahaprabhu é o próprio Senhor Sri Krisna. Se alguém adora Krsna, Vyasa-puja é realizado automaticamente.

Após Caitanya Mahaprabhu receber sannyasa, Ele quis ir para Vrindavana, mas Nityananda Prabhu amavelmente, o enganou e mudou sua direção, levando-o para Santipura, a aldeia de Sri Advaita Acarya. Nityananda Prabhu chamou todo o povo de Nadia, especialmente a mãe de Mahaprabhu, Saci-miya, para se encontrar com ele. Lá, Saci-maiya encontrou Mahaprabhu quando este vestia roupas de sannyasa.

Depois disso, Caitanya Mahaprabhu foi para Puri, e Nityananda Prabhu o acompanhou. Nityananda Prabhu queria sempre servir Mahaprabhu, mas porque ele tinha sido iniciado por Sri Laksmipati-tirtha, Mahaprabhu o honrava como um guru. Laksmipati-tirtha foi o diksa-guru de Madhavendra Puri, o discípulo de Sri Madhavendra Puri era Sri Isvara Puri, e o discípulo de Isvara Puri era Mahaprabhu. Desta forma, Mahaprabhu está na sucessão discipular de duas gerações após Nityananda Prabhu, e, portanto, prestava grande respeito a ele.

Nityananda Prabhu servia de muitas maneiras no Festival do Ratha-yatra, e após o festival, Mahaprabhu ordenou que ele voltasse para a Bengala e pregasse Sua missão lá. Ele pregou sem se preocupar com casta ou credo, e especialmente para aqueles que eram de casta inferior e muito pobres.

unnamed

Nityananda Prabhu queria sempre servir Mahaprabhu.

No decorrer de sua pregação, certa vez ele foi para a aldeia de Ramacandra Khan, que havia enviado anteriormente uma prostituta para enganar Srila Haridasa Thakura, e que sempre agia contra Caitanya Mahaprabhu e bhakti. Ramacandra Khan não conseguia compeender a glória de Haridasa Thakura e se perguntava: “Mesmo sendo o rei do estado, ninguém me honra. Em vez disso eles honram Haridasa Thakura, embora seja um muçulmano.” Ele havia cometido graves ofensas contra Haridasa Thakura, e agora Nityananda Prabhu queria liberá-lo de seu corpo pecaminoso.

Nityananda Prabhu foi à noite para a aldeia de Ramacandra Khan, com centenas de Seus devotos. Como era noite, ele pediu ao servo de Ramacandra Khan para lhe dizer: “Hoje queremos descansar em sua Durga Mandapa.” Ouvindo isso, Ramachandra Khan ordenou seu servo que dissese a   Nityananda Prabhu que  não havia lugar para ele no templo, mas que ele e os seus discípulos poderiam  ir para o goshala (estábulo), e permanecerem nesse lugar muito sagrado. Novamente ele cometia uma ofensa.

Nityananda Prabhu começou a rir muito alto, e enquanto ria, disse ao servo do rei: “Certamente o teu lugar não é puro o suficiente para mim. Um estábulo é superior. Você deve dizer ao rei: ‘Muitos generais muçulmanos e soldados virão a sua casa . Eles destruirão você, sua família inteira, suas vacas e tudo o que você possui; e eles comerão carne aqui. Você não tem nenhum lugar para mim, mas você terá que arrumar um local para eles.’ Depois de dizer isso, ele deixou esta aldeia e foi para outra.

No dia seguinte, muitos soldados muçulmanos vieram, mataram a família do rei, mataram as  vacas e as comeram, e após, incendiaram toda a aldeia. Aqueles que eram a favor do rei foram destruídos, e, portanto, o que Nityananda Prabhu disse de fato aconteceu.

Existem muitos passatempos, mas eu estou falando apenas alguns.

akrodha paramananda nityananda raya
abhimana sunya nitai nagare bedaya

“O nobre Nityananda Prabhu nunca se zanga, pois ele é a personificação da suprema bem-aventurança transcendental. Desprovido de todo falso ego, Nitai perambula pela cidade.”
(Canção Akrodha Paramanda, por Locana dasa Thakura, verso 1)

Quando Jagai e Madhai bateram nele, enquanto sangrava ele orou a Mahaprabhu, "Nesta encarnação você deve perdoá-los, e dar-lhes krisna-prema."

Quando Jagai e Madhai bateram em Nitay, este enquanto sangrava, orava a Mahaprabhu: “Nesta encarnação você deve perdoá-los, e lhes conceder krsna-prema, amor puro por Krsna.”

O nobre Nityananda Prabhu nunca se zanga, pois ele é a personificação da suprema bem-aventurança transcendental.

O nobre Nityananda Prabhu nunca se zanga, pois ele é a personificação da suprema bem-aventurança transcendental.

O significado aqui é muito importante. Akrodha significa “sem raiva” . Devemos abandonar nossa raiva, que é a raiz de todos os males. Mesmo que haja uma razão para estar com raiva, não devemos ficar zangados. Nityananda Prabhu está nos dizendo isso, por meio desta canção. Ele está dizendo: “Você deve ser como eu.” Quando Jagai e Madhai bateram em Nitay, este enquanto sangrava, orava a Mahaprabhu: “Nesta encarnação você deve perdoá-los, e lhes conceder krsna-prema.” Assim, pelo pedido de Nityananda Prabhu, Sri Caitanya Mahaprabhu deu aos irmãos krsna-prema (amor puro por Deus).

Mahaprabhu e todos os nossos Gosvamis afirmaram que, mesmo que haja uma causa para estar com raiva, não devemos ficar zangados. Devemos controlar nossa raiva. Se houver necessidade, no entanto, se alguém está criticando Gurudeva ou qualquer devoto puro, Krsna, Mahaprabhu, ou Nityananda Prabhu, então nós podemos usar nossa raiva. Nesse momento, devemos ser como Hanuman, que queimou todos, reduzindo-os à cinzas em Lanka.

Sri Vrndavana dasa Thakura declarou:

ati parihare jei papi nindakara tabe
lati Marun tera Sirera upare

“Não desobedeça ou desonre Nityananda Prabhu. Se você fizer isso, chutarei sua cabeça.” Somente no mais elevado estágio de bhakti é permitido estar com raiva. Você deve controlar sua raiva e não ser controlado por ela. Se você for controlado, será destruído.

kama esa krodha esa
rajo-guna-samudbhavah
mahasano maha-papma
viddhy enam iha vairinam

“A Suprema Personalidade de Deus disse: “Arjuna, a luxúria nascida do contato com o modo material da paixão posteriormente transforma-se em ira, e ela é o inimigo devastador existente neste mundo.”
(Bhagavad-gita 3.37)

Devotos em cerimônia de iniciação e harikatha com Srila Gurudeva na ocasião do Aparecimento de Nityananda Prabhu, Teresópolis, Brasil, em 14 de fevereiro de 2003.

Devotos em cerimônia de iniciação e harikatha com Srila Gurudeva na ocasião do Aparecimento de Nityananda Prabhu, Teresópolis, Brasil, em 14 de fevereiro de 2003.

Aqueles que têm desejos mundanos de obter posição, fama e assim por diante, e que têm um falso ego a este respeito, estes perderão tudo. Se você não pode controlar sua mente, poderá também desobedecer seu Guru, podendo até desistir dele. É por isso que o Senhor Krsna nos disse para não ficarmos com raiva. Mantenha o dedo da raiva para fora do seu saco de japa. Não use este dedo indicador para cantar, porque ele indica raiva. Ele significa: “Eu o punirei! Eu baterei em você! Você não sabe quem eu sou ?! Eu quebrarei suas pernas!” Sejam cautelosos quanto a isso.

adhama patita jivera dvare dvare giay
hari-nama mahamantra dicchena bilaiya

“Indo de porta em porta, até as casas das almas mais caídas e miseráveis, Ele distribui livremente o presente de harinama maha-mantra.”
(Akrodha Paramananda, verso 2)

Tomado pela inundação de krsna-prema, amor por Krsna, Nityananda Prabhu foi de porta em porta, para conceder este mais elevado nível de amor e afeição.

Gaura-Nityananda Prabhu Ki Jaya!
Jay Sri Nityananda Prabhu ki! Jay!
Gaura Premanande! Hari Haribol!!!

Deidade de Sri Nityananda Prabhu em Ekacakra, o local do seu aparecimento.

Deidade de Sri Nityananda Prabhu em Ekacakra, o local do seu aparecimento.