Divino Aparecimento de Śrī Vṛndāvana dāsa Ṭhākura

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Divino Aparecimento de Śrī Vṛndāvana dāsa Ṭhākura

Hoje, 15 de maio de 2015, é o Divino Aparecimento de Srila Vrindavana Dasa Thakura, a encarnação de Srila Vyasadeva. Para homenagearmos este grande Vaisnava, apresentamos esta bela biografia escrita por Srila Bhakti Ballabha Tirtha Gosvami Maharaja, irmão espiritual de Srila Narayana Gosvami Maharaja. 

Narayani, a Mãe de Vrindavana Das

Srila Vrindavana Dasa Thakura

Srila Vrindavana Dasa Thakura

Vrindavan Das nasceu no Krishna-dvadasi do mês de Vaishakha, em 1429 da era Shaka (1507 dC). Alguns dizem que ele nasceu em Mamgachi, na área de Navadvipa, outros dizem que sua terra natal foi em Kumarahatta. Seu pai era Vaikunthanatha Vipra, e sua mãe se chamava Narayani Devi. Narayani era filha do irmão mais velho de Srivasa Pandita, Srinalina Pandita. Kavi Karnapura também mencionou o nome dela em seu Gaura-ganoddesha-dipika:

ambikayah svasa yasin namna srila-kilimbika
krishnocchishtam prabhuïjana seyam narayani mata

Kilimbika, que costumava comer os remanentes de Krisna, era a irmã mais nova da cuidadora de Krisna, Ambika (hoje a esposa de Srivasa, Malini). Na lila de Mahaprabhu, ela tornou-se Narayani, e ficou famosa por ganhar a misericórdia de Gaurasundara, recebendo seus remanentes. Quando o Senhor mostrou sua forma divina na Mahaprakasha em Srivasa Angan, Narayani era apenas uma criança pequena de quatro anos, mas o Senhor a tornou intoxicada em êxtase de prema. Mais tarde viveu na aldeia de Denuria, dentro do recinto Matreshvara do distrito Burdwan. Assim, Denuria é considerado seu Shripata. Ele passou um pouco de sua infância com sua mãe em Mamagachi, na casa de seus avós maternos, onde Narayani era casada. As deidades de Gaura-Nitai de Vrindavan Das ainda são adoradas em sua casa, em Mamagachi. Quando seu pai morreu, ele e sua mãe se mudaram para a casa de Srivasa Pandita, ocasião em que ele recebeu bênçãos especiais de Mahaprabhu.

Vrindavana Das Escreve o Caitanya Bhagavata

Manuscrito do original Caitanya Bhagavata

Manuscrito do original Caitanya Bhagavata

Por obter inúmeras bênçãos de Nityananda Prabhu, Vrindavana Dasa foi seu discípulo e recebeu iniciação dEle. Vrindavan Das é o receptáculo das bênçãos de Nityananda. Ele é o Vyasadeva original dos passatempos de Caitanya. (Chaitanya Caritamrita 3.20.82)
Ele escreveu o Caitanya Bhagavata em 1535 AD. Krishnadasa Kaviraja Gosvami, autor do Caitanya Caritamrita, escreveu o seguinte em homenagem a Vrindavan Das Thakura:

‘Srila Vrindavana Dasa Thakura, o filho de Narayani , escreveu o Caitanya Mangala . Vyasadeva descreveu a vida de Krisna no Srimad Bhagavatam e Vrindavana Dasa é o Vyasa da Caitanya -lila’ . ( Caitanya Caritamrita 1.11.54-5 )

Casa de Sri Vrindavana Dasa em Mamagachi, Navadvipa

Casa de Sri Vrindavana Dasa em Mamagachi, Navadvipa

Assim como Vyasadeva compilou os passatempos do Senhor Krisna no Srimad Bhagavatam, Thakura Vrindavana Das descreveu os passatempos do Senhor Caitanya . Seu livro Caitanya Mangala aniquila todas as desgraças . A partir dele, eu aprendi as maravilhas do Senhor Caitanya e Nityananda, e vim a conhecer todas as doutrinas mais sutis do serviço devocional a Krisna . Vrindavana Das Thakura resumiu a essência dos ensinamentos do Srimad Bhagavatam em seu Caitanya Mangala. Se até mesmo um muçulmano ou um ateu ouvisse o Caitanya Mangala , ele imediatamente se tornaria um grande Vaisnava . Um ser humano comum não poderia ter composto uma obra tão sublime. O próprio Senhor Caitanya recitou através da boca de Vrindavana Dasa. Eu ofereço milhões de reverências aos pés de lótus de Vrindavana Dasa Thakura, que nos deu todo o universo através de seu livro . Ele nasceu do ventre de Narayani, que eternamente se alimenta dos remanentes de Sri Caitanya . Tão maravilhosa é a descrição das atividades do Senhor, que simplesmente por ouvi-las os três mundos tornam-se santificados! (Caitanya Caritamrita 1.8.34-42 )

Vrindavana Das, biógrafo autorizado de Sri Caitanya Mahaprabhu é o próprio Srila Vyasadeva . Ele descreveu os passatempos do Senhor de tal forma a torná-los mais e mais doces: “Tentarei na medida do possível, preencher as lacunas que ele deixou, porém com medo de ampliar excessivamente seu livro”. ( Caitanya Caritamrita 1.13.48-9 )

As Críticas de Vrindavan Das à Vaisnava- aparadha

Vrindavan Das descreveu principalmente as primeiras atividades de Mahaprabhu, como seus passatempos como um estudante, sua infância, seu castigo ao Kazi , sua saída de Navadvipa, bem como alguns aspectos da sua vida em Puri. Vrindavan Das Thakura demonstrou infinita misericórdia com as almas caídas , advertindo-as :

eta parihare -o je papi ninda kare
tabe lathi maron tar shirera upare

‘Mesmo após ter explicado quão deplorável é esta atividade, se ainda assim alguém blasfema os Vaisnavas , então eu chutarei sua cabeça.’

"Estou pronto para chutar a cabeça dessas pessoas invejosas e infernais que blasfemam Nityananda Prabhu."

“Estou pronto para chutar a cabeça dessas pessoas invejosas e infernais que blasfemam Nityananda Prabhu.”

Estas mesmas palavras são repetidas no Adi , Madhya e Antya – Khandas do Caitanya Bhagavata . Algumas pessoas tolas e arrogantes não compreendem tais declarações e criticam Vrindavana Das por as ter feito. Essa crítica leva-os à lama de ofensividade. Neste contexto, as observações de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Thakura, o fundador da Sri Chaitanya Matha, e toda as Gaudiya Mathas, valem a pena ser conhecidas: ‘Estou pronto para chutar a cabeça dessas pessoas invejosas e infernais que blasfemam Nityananda Prabhu, se ao fazê-lo posso impedi-los para sempre de repetir suas tentativas de mostrar desrespeito para com o Senhor Supremo . Não só isso, mas, se ao fazer tal coisa posso trazer uma concepção da verdade, então estarei realizando o maior serviço.’

Deidades de Nitai e Goura adoradas por Vrindavana Dasa em Mamagachi.

Deidades de Nitai e Goura adoradas por Vrindavana Dasa em Mamagachi.

É o que diz Vrindavan Das, a encarnação de Vyasa e acarya da doutrina Vaisnava . Se até mesmo um único grão de poeira cair de seu pé sobre a cabeça de um blasfemador pecaminoso, então essa pessoa será abençoada, e todo o seu condicionamento pecaminoso , inevitavelmente, será erradicado. Nas palavras que corporificam a deusa do conhecimento e dão uma enxurrada de devoção pura , o Thakura revela compaixão, mesmo para o mais blasfemo, com a fé inabalável apropriada para um servo de Nityananda Prabhu, o guru supremo ( e seu guru iniciador também).

Ele diz que, embora esses ofensores devam ser objeto de indiferença devido à sua loucura, não obstante, por causa da ignorância sobre Nityananda, se apressando para o caminho do inferno, a relutância que têm em agir a favor do real interesse de si mesmos, Vrindavana dasa e outros Vaisnavas compassivos, que praticam e pregam a filosofia do Senhor, agem para o bem-estar de tais pessoas, de forma abnegada e desinteressada. A compaixão que se manifesta nas palavras de Vrindavana Das, está além da compreensão daqueles que não têm o entendimento do que é de fato bom para si mesmos . Qualquer um que siga os passos de Vrindavana Das, a encarnação de Vyasadeva, e que pratique e pregue a religião Vaisnava, estará sempre envolvido em um esforço para trazer o bem-estar último a todos. Embora realize uma performace superficial de querer punir os inimigos do Senhor, na verdade, ele abriga uma compaixão para com eles que não conhece limites.”

Śrī Vṛndāvana dāsa Ṭhākura ki! Jay!!!

Sri Caitanya: Sua Vida e Associados
Srila Bhakti Ballaba Tirtha Maharaja

"Este é o significado de amor e afeição". (Srila Gurudeva à direita e Srila Bhakti Ballabha Tirtha Maharaja à esquerda)

“Isso é o que significa amor e afeição”. (Srila Gurudeva à direita e Srila Bhakti Ballabha Tirtha Maharaja à esquerda)