Vasanti-Rasa

Guru-Tattva
31 de março de 2015
Syamananda Prabhu
4 de abril de 2015

Vasanti-Rasa

vasanti-rasa2

Hoje é o dia em que ocorre a especial  Vasanti-Rasa (dança das doçuras transcendentais que ocorre ns primavera) de Sri Krsna!

“Agora Jayadeva descreverá a Basanti-rasa: ‘Meu coração está saltitando, pois desejo escrever algo que nesta vida nunca escrevi antes, e que não é mencionado em nenhum outro lugar: que Krsna cairá aos pés de Radhika . Sabemos bem que Krsna é o Controlador Supremo, a causa de todas as causas, e o Bhagavat-avatara original. Que Ele se prostre aos pés de Sua própria potência manifestada na forma de Sua dasi (serva)! Eu não sei se isso é apropriado, mas meu coração está dizendo que se Krsna não acomodar Sua cabeça nos pés de Radha, Ela não será apaziguada! Eu não sei se sou capaz de escrever isso.’

…Na estação da primavera, todas as frutas e flores desabrocham em Vrindavana.  As rolinhas começam a emitir seu doce som ‘ku-ku’… os pavões começam com seu suave barulho ‘ke-kah’… , e é como se os pombos estivessem tocando o búzio, fazendo: ‘ ko-ko’. Eles estão todos emitindo seus próprios sons, como se estivessem brincando de sahanai. Desta forma, todos os pássaros e os animais ficam muito felizes, e todos estão dançando! Formando grupos, Krsna e as gopis começam a dançar. Todas as jovens moças solteiras estavam aguardando por essa ocasião especial a um ano, e agora elas estão presentes. Para dançar com Krsna, para encontrar com Krsna. “Durante um ano inteiro o fogo ardente da separação queimava dentro delas. Agora estavam juntos, não por si mesmas, não por luxúria, mas para abrandar essa insuportável separação.”

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja