Belo Abhisheka de Sri Sri Radha Ramana, hoje, 04 de maio, no dia do seu Divino Aparecimento em Vrindavana! 1.500 litros de leite foram utilizados em seu banho de adoração e muitos outros itens auspiciosos, além do darshan do assento de madeira e do pano usado por Sri Caitanya Mahaprabhu!
“Gopal Bhatta pensava sobre onde viveria, e como conquistaria os pés de lótus de Sri Caitanya Mahaprabhu. Assim, ele também partiu. Ele queria ir para Puri, mas não podia, porque Mahaprabhu havia ordenado que ficasse em casa e cuidasse de seus pais, e somente após o falecimento deles é que Gopal Bhatta poderia ir para Vrndavana- para os pés de lótus de Srila Sanatana Gosvamipada e Srila Rupa Gosvamipada.Ele estava procurando uma forma de chegar a Vrndavana. Em sua jornada, ele foi até os Himalaias, onde o Rio Gomati corre. Enquanto se banhava neste rio, percebeu que uma grande Salagrama estava o seguindo. Ela imediatamente se aproximou, e parecia estar dizendo: “Eu quero o seu serviço, Gopala Bhatta. Por Favor, venha me servir.” Desta forma, ele pegou para si a Salagrama, e a mantinha em seus braços, às vezes na cabeça, em outros momentos em seus olhos e outras vezes em seu coração. Ele a pegou e foi para Vrndavana, onde se encontrou com Rupa e Sanatana, que abraçaram fortemente este rasika Vaisnava puro, conhecido como Gopal Bhatta Goswami!
Nesse meio tempo, Caitanya Mahaprabhu desapareceu deste mundo. [Para ler mais sobre os sentimentos de separação de Gopala Bhatta por Mahaprabhu, vocês devem ler o livro Bhakti Ratnakara]. Em Vrndavana, certa vez Gopala Bhatta foi ao Radha-Ramana-Ghera próximo ao Seva Kunja na área de Nidhuvana – um lugar muito sagrado e secreto de Radha e Krisna. Lá, ele começou a pensar: “Como posso servir esta Salagrama ?” Ele queria ver os olhos do Senhor, Sua face, Seus braços, Sua forma curvada em três partes, e Seus pés de lótus. Ele queria decora-lO na ocasião de Jhulana (o festival do balanço).
Durante a noite, ele ficou muito preocupado, pensando: “Como posso servi-lO? Se Ele tivesse uma bela forma curvada em três partes, e uma face sorridente tocando belamente uma flauta, seria muito, muito bom servi-lO!.” Então, à meia-noite, a salagrama lhe disse: “Oh Gopala Bhatta, veja quão belo eu sou!”
Gopala Bhatta se levantou e foi até a deidade, e quando ele a viu pensou: “Como é belo Radha-Ramana!” Ele tinha a face de Gopinatha, o peito de Govindaji e os pés de Madana Mohana. Govinda, Gopinatha e Madan Mohan se manifestaram- três em um! Gopala Bhatta estava encantado ao ver isso! Ele chamou todos os Gosvamis, que ficaram impressionados, meditando em quão gloriosa era a bhakti de Gopala-bhatta, a ponto da salagrama ter se transformado em Radha-Ramana!
Vocês podem imaginar o Vaisnava elevado que ele era. Ele não era apenas um Vaisnava, mas muito querido e íntimo do Divino Casal Sri Sri Radha e Krisna. Ele é Guna Manjari nos passatempos de Krsna. Por suas orações, a salagrama se tornou Radha-Ramana.”
Srila Narayana Gosvami Maharaja
Jay Sri Sri Radha Ramana ji ki! Jay!!!
Fotos por Anup Krsna Das