Nirjala Ekadasi e Outros Tópicos

As Glórias de Srimati Gangamata Gosvamini
27 de maio de 2015
A Concepção Plena de Swami Prabhupada
31 de maio de 2015

Nirjala Ekadasi e Outros Tópicos

Neste ano de 2017, dia 04 de junho, é o auspicioso Pandava Nirjala Ekadasi! Srila Gurudeva responde a várias perguntas interessantes sobre a observância deste dia em sua caminhada matinal em Badger, Califórnia, em  24 de Junho de 2007. Neste Ekadasi é recomendado o jejum total.

Por Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja.

♥ Categoria: 2007, 24 de Junho
♥ Postagem Original: 2015, 28 de Maio
♥ Última Atualização: 2016, 14 de Junho

Krsna junto aos Pandavas, Draupadi e Kunti Devi.

Krsna junto aos Pandavas, Draupadi e Kunti Devi.

“Balarama dasa: Posso lhe fazer uma pergunta Gurudeva? Amanhã é Nirjala Ekadasi (jejum completo, até mesmo de água). Se anteriormente cometemos erros ao seguir qualquer Ekadasi durante o ano, como poderemos observar corretamente Nirjala Ekadasi para anular as reações dessas falhas?

Srila Gurudeva: Devemos tentar seguir todos Ekadasis. Se houve alguma imperfeição no cumprimento de seus Ekadasis prévios, basta continuar praticando. Por cantar harinama, tudo ficará bem.

Balarama dasa: Deve-se escovar os dentes em Nirjala Ekadasi?

Srila Gurudeva: Por que não? Você não tomará banho?

Balarama dasa:  Banho não significa beber.

Srila Gurudeva: Ainda assim, alguma  água, de um jeito ou de outro, entrará no seu corpo. Evidente que você deve se banhar, mas não tome caranamrta [água do banho das Deidades] neste dia; simplesmente ofereça pranamas à caranamrta.

Balarama dasa: E sobre acamana?

Srila Gurudeva: Basta tocar a água em seus lábios.

Vrndavana dasa: Quando um devoto faz acamana, a água  supostamente vai para o seu coração. É dito no Hari-bhakti-vilasa que a maneira correta de fazer acamana é assim (demonstração) – como uma galinha.

Srila Gurudeva: Eu não vi isso nessa escritura, ou em qualquer outra escritura.

Vrndavana dasa: É dito também que quando você bebe acamana, ela entra em seu corpo e purifica o coração.

Srila Gurudeva: Você pode tomar acamana dessa forma em outros dias, mas não em Ekadasi.

Sripad Nemi Maharaja: Na verdade, se nós de alguma forma falhamos ao observar outros Ekadasis, podemos compensar observando  Pandava Nirjala Ekadasi?

Srila Gurudeva: Eu já respondi esta pergunta. Você pode compensar apenas cantando harinama – não por seguir adequadamente Nirjala Ekadasi. Você deverá seguir todos os Ekadasis. Apenas a Bhima foi dada uma concessão. Só para ele.

Bhima

Bhima

Vrndavana dasa: Nós sempre acreditamos que se alguém não observa outros Ekadasis durante o ano, mas segue rigorosamente Pandava Nirjala Ekadasi, então não obterá má reação por não ter seguido todos os outros Ekadasis. Não é verdade?

Sripad Madhava Maharaja: Não é verdade, em absoluto.

Vrndavana dasa: Mas eu sempre pensei isso. Todo mundo acreditava nisso.

Nrhari dasa: Gurudeva, isso também é afirmado no livro do swami de Krsna-Balarama – o livro que você nos disse para não ler.

Srila Gurudeva: Esta é uma informação errada. A ISKCON [os discípulos de Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja, mas não o próprio Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja ]  que produziu este livro.

Vrndavana dasa: Esses devotos consideram que eles obterão alguma concessão por causa de Bhima.

Srila Gurudeva: Eles não são Bhima.

Desde de tempos antigos até a época dos Seis Gosvamis, os devotos costumavam observar todos os Ekadasis como Nirjala Ekadasi, sem beber nem mesmo água. Ambarisa Maharaja observava cada Ekadasi durante três dias: no primeiro dia ele controlava sua alimentação; no segundo dia ele evitava comer e beber (nirjala) completamente; e no terceiro dia ele comia apenas uma vez.

Sripad Madhava Maharaja: Os Pandavas costumavam observar Nirjala Ekadasi em todos os Ekadasis. Certa vez, Bhima disse a Krsna: “Não é possível para mim jejuar completamente o tempo todo”. Krsna respondeu: ” Em todos os outros Ekadasis você poderá comer frutas e raízes, mas você deve seguir nirjala neste Ekadasi em particular. ” Assim, foi concedido a Bhima seguir nirjala apenas um dia do ano, mas ele deveria observar adequadamente todos os outros Ekadasis também. Por isso, este dia é chamado Pandava Nirjala Ekadasi!

Srila Gurudeva: Na Índia, todos os Ekadasis são geralmente observados sem comida ou água. Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja viu que os devotos ocidentais tinham de alguma forma dificuldades em realizar austeridades, por isso ele abriu uma concessão para eles. Disse que eles poderiam fazer anukalpa (comer um pouco, apenas para manter a força) três vezes ao dia. No entanto, em vez de seguir anukalpa, eles tinham o hábito de fazer ‘brhat’-kalpa, comendo e bebendo tanto quanto lhes era possível, desde que não houvesse grãos. Você compreende? Isso não é bom.

Brajanath dasa: Eles dizem que, se eles não comerem o suficiente, eles não terão nenhuma força ou poder.

Srila Gurudeva: Essa é uma afirmação falsa.

Jay Pandava Nirjala Ekadasi ki! Jay!
Jay Ekadasi tithi ki! Jay!!!

Consulte a data deste Ekadasi em sua cidade, através do nosso calendário ou do Pure Bhakti.