Snāna-Yātrā do Senhor Jagannātha

Calendário Vaisnava- Junho 2015
1 de junho de 2015
Apenas Um Deus
3 de junho de 2015

jAGANATHA

“Durante Candana-yatra, todo o corpo de Jagannatha é coberto com candana por muitos dias. Naquele momento, a deidade vijaya-vigraha conhecida como Govinda é colocada em um barco muito belo em Narendra-sarovara, realizando Seus passatempos. Durante o Snana-yatra, a deidade recebe abhiseka de milhares de jarros de água trazida de todos os locais sagrados na Índia, e seu banho é tão longo que ele acaba ficando doente. Seu estômago fica irritado e ele adoece. Nesse momento, Laksmi  O leva para seu palácio e fecha o portão por 15 dias. Sri Caitanya Mahaprabhu não poderia sobreviver sem a deidade, e, assim, ia para Alalanatha e clamava: “Onde está Krsna? Onde está Krsna?” Ele se tornou tão louco, que quando Ele tocava as pedras de Alalanatha elas se derretiam. Onde quer que Ele oferecesse pranama, onde quer que Suas mãos, cabeça, e outros membros tocassem,  suas impressões tornavam-se visíveis em tal parte da pedra.”

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja
Foto: Vyasa-Puja 2010/ Brasil

uau

sg24ed-smHoje é Snana-purnima, o auspicioso dia da lua cheia do snana-yatra, ou seja, a cerimônia de banho do Senhor Jagannatha. Jagannatha toma um banho em público hoje. Você já deve ter visto em Jagannatha Puri, com o Senhor Jagannatha, Baladeva e Subhadra Devi são tão belamente banhados em público neste dia! Qual é o motivo, alguém sabe?

Devoto: Este é o dia do aparecimento do Senhor Jagannatha

Srila Goura Govinda Swami: Sim. Hoje é o dia do aparecimento do Senhor Jagannatha. Jagannatha é Krsna, mas Krsna apareceu no oitavo dia quinzena escura, Krsnastami, no mês de Bhadra. Então como é que hoje é o aparecimento de Jagannatha? Esta é a questão.

Devoto: É o dia do aparecimento da manifestação de Krsna como Jagannatha.

Srila Goura Govinda Swami: Sim. Jagannatha se manifestou neste dia.  Jagannatha, Baladeva e Subhadra apareceram hoje em suas formas como três toras de madeira. Isso é mencionado no Skanda Purana. Portanto, neste dia, eles recebem um banho público. Após o festival do banho, o Senhor Jagannatha se retira da visão do público e é redesenhado. Quinze dias depois ele dá o seu darsana com sua pintura fresca e aparência jovial, conhecida como Nava-yauvana vesa, durante o festival da carruagem, o Ratha-Yatra! Assim, Ratha Yatra acontecerá daqui a quinze dias.

Hoje nós devemos oferecer preces do Skanda Purana ao Senhor Jagannatha e implorar por sua misericórdia. Então, recitarei glorificações ao Senhor Jagannatha, vocês repetirão e receberão a misericórdia dele:

“Oh Deus dos Deuses! Oh Jagannatha, Senhor do Universo! Por favor, destrua este imensurável sofrimento que se sobrepôs sobre mim! Oh pessoa de olhos de lótus! Por favor liberte esta alma miserável do oceano da existência material.”

“Eu ofereço minhas reverências a você, aquele que carrega o universo. A própria alma do universo, eu humildemente me prostro. Você está situado sobre as três qualidades materiais sobre o brahma impessoal, e está decorado com maravilhosas qualidades transcendentais! A você eu ofereço minhas respeitosas reverências.”

“Oh Você que é um oceano de compaixão nectárea, cuja morada é a mais atrativa, eu ofereço minhas reverências repetidas vezes! Você é o libertador das almas caídas, mas ninguém pode compreender como você faz isso. Oh oceano de misericórdia, a Você ofereço minhas respeitosas reverências!”

“Oh Senhor Jagannatha, por favor salve-me! Oh amigo dos caídos, eu ofereço minhas reverências a Você! Por favor liberte-me deste vasto oceano material! Obtendo Seus pés de lótus, eu me tornarei extremamente feliz!”

(Skanda Purana)

Srila Goura Govinda Swami Maharaja

Jay Jagannatha ki! Jay!!!