Em honra a partida de Srila Prabhupada da India para o Ocidente

Feliz Dia dos Pais!
9 de agosto de 2015
Krsna no Coração
14 de agosto de 2015

Em honra a partida de Srila Prabhupada da India para o Ocidente

Dandavats Pranamas! No dia 13 de agosto de 1965, a 50 anos atrás, AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o querido siksa-guru e priya-bandhu de Srila Narayana Gosvami Maharaja, aos 70 anos de idade embarcava no navio de carga chamado Jaladuta, em Calcutá, para iniciar um mês de viagem pelo mar em direção ao Ocidente, mais especificamente rumo a Nova York. Tomado de amor e afeição por Krsna e por todos nós, Ele abriu mão de tudo que tinha e veio ao nosso encontro, para ensinar e distribuir a maior riqueza da India e de todo o mundo: a Consciência de Krsna. Honremos com todas as glórias este dia tão especial!

jayCom a idade de setenta anos, armado com kartalas e um engradado de Srimad Bhagavatams, Srila Prabhupada partiu para a América em 1965 no navio a vapor “Jaladutta.” Durante a árdua jornada de quarenta dias de mar, o navio encontrou fortes tempestades. Por duas noites consecutivas, ele teve graves ataques cardíacos que quase o mataram. Na terceira noite, o Senhor Krisna apareceu para Srila Prabhupada em um sonho. O próprio Senhor Supremo trouxe o navio para a América, incentivando Srila Prabhupada e dando-lhe toda a proteção. Srila Prabhupada escreveu esta oração ao chegar em Nova York:

“Meu querido Senhor Krisna, Você é tão amável com essa alma inútil, eu não sei por que Você me trouxe aqui. Agora você pode fazer o que quiser comigo. Como poderei fazê-los compreender a mensagem da consciência de Krisna? Eu sou muito desafortunado, desqualificado e o mais miserável. Portanto, desejo sua bênção para que eu possa convencê-los. Pois sou completamente impotente para fazer por minha própria conta.”

“Oh Senhor, eu sou como um fantoche em suas mãos. Então, se você me trouxe aqui para dançar, faça-me dançar, faça-me dançar! Oh Senhor, fazei-me dançar conforme Seu desejo.” 

Em Manhattan, Srila Prabhupada lutou com o frio do inverno e a neve fria de 1965. Ele continuou escrevendo e ocasionalmente vendia alguns Bhagavatams. Mas durante um ano nada aconteceu de fato. Aos poucos, alguns alunos de yoga começaram a frequentar as aulas do Bhagavad-gita. A notícia se espalhou de que um “swami” indiano estava na cidade ensinando um método específico de yoga: o cantar do mantra Hare Krisna.” Depois que seu quarto foi roubado, ele se mudou para um pequeno apartamento na Avenida Segunda, 26, na parte leste.

Navio Jaladutta, onde Srila Prabhupada partiu da India para o Ocidente.

Navio Jaladutta, onde Srila Prabhupada partiu da India para o Ocidente.

Nas proximidades do Tompkins Square Park, Srila Prabhupada liderou o primeiro cantar público do maha-mantra Hare Krisna no mundo ocidental. Em 13 de julho de 1966, ele fundou a ISKCON (Sociedade Internacional para a Consciência de Krisna) e iniciou uma dúzia de discípulos. Para que os discípulos recebessem iniciação, deveriam prometer desistir de todas as formas de relações sexuais ilícitas (fora do casamento), consumo de carne e ovos, intoxicação (bebida e drogas), e jogos de azar. Srila Prabhupada estava sendo bem-sucedido em seu caminho para realizar sua missão.

Sob a orientação pura de Srila Prabhupada, o movimento da consciência de Krisna rapidamente floresceu. Em poucos meses, templos de Radha Krsna foram abertos em Nova York, San Francisco, Boston, Los Angeles, Montreal e Londres. Na década de 1970, ele viajou pelo mundo quatorze vezes, estabelecendo 108 templos de Radha Krisna em todas as grandes cidades da América, Europa, África, Índia, Ásia e Austrália. Ele iniciou um total de cinco mil discípulos sinceros de diferentes nacionalidades.

Ele abriu ashrams e restaurantes de vegetarianismo puro, chamados “Govinda”. Em todos os continentes, ele começou gurukulas védicos (escolas) e goshallas. Srila Prabhupada foi o primeiro mestre espiritual a introduzir a bela adoração às Deidades de Radha e Krisna e o festival de Ratha- Yatra anual do Senhor Jagannatha nos países ocidentais. Festivais de Ratha Yatra do Senhor Jagannatha, com três belos carros de madeira que transportavam o Senhor Jagannatha, o Senhor Baladeva e a Senhora Subhadra, uma procissão poderosa de sankirtana e distribuição maciça de prasada, eram realizados todos os anos em mais de duzentas cidades do mundo.

Embora constantemente viajando e pregando aos sacerdotes, príncipes, políticos, filósofos, cientistas e seus discípulos, Srila Prabhupada mantinha a tradução do Srimad Bhagavatam. Ele escreveu mais de oitenta livros: Krisna, a Suprema Personalidade de Deus, Os ensinamentos do Senhor Caitanya, Néctar da Devoção, A Ciência da Auto-Realização, e traduções para o inglês com comentários do Srimad Bhagavatam, Bhagavad-Gita Como Ele É, Isopanisad, Upadesamrta, Narada Bhakti-sutras, Mukunda mala-stotra, e Caitanya Caritamrta são algumas de suas obras. Os livros de Prabhupada foram traduzidos em cinquenta línguas como o francês, alemão, italiano, espanhol, chinês, russo, japonês, suaíli, hindu, bengali. Quase um bilhão de cópias já foram distribuídas em todo o mundo.

Em apenas 11 anos, entre as idades de setenta e oitenta e um anos, Srila Prabhupada cumpriu sua missão. Os créditos de seu sucesso fenomenal e sua fé inabalável foram dados ao seu mestre espiritual e ao Santo Nome do Senhor Sri Krisna. Ele não era uma pessoa comum. Srila Prabhupada foi escolhido pessoalmente e fortalecido pelo Senhor Supremo para espalhar a consciência de Krisna e cantar Hare Krisna em todo o mundo.

Em Vrindavana, durante o auspicioso mês de Kartika em 1977 no dia 14 de novembro, enquanto cercado por discípulos que cantavam do âmago de seus corações em um kirtana amoroso, Srila Prabhupada cantando Hare Krisna, entrou nos passatempos eternos de Radha-Syamasundara. A pedido de Srila Prabhupada, seu samadhi foi feito por Srila Narayana Gosvami Maharaja, e está em Vrindavana, no templo Krishna-Balarama Mandir.

Jay Srila Prabhupada ki! Jay!!!
Gaura Premanande! Haribol!!!

Veja todo o artigo em: http://www.bhaktiyogapura.com/item/a-c-bhaktivedanta-swami-prabhupada/