Feliz Dia dos Pais

Fé firme em Ekadasi
9 de agosto de 2015
Em honra a partida de Srila Prabhupada da India para o Ocidente
13 de agosto de 2015

Feliz Dia dos Pais

Dandavat Pranamas! Jay Sri Sri Guru e Gauranga! Dia 13 de agosto de 2017 é o dia dos pais. Nessa ocasião, Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja deu um darsana com instruções valiosas após a sua caminhada matinal, em São Francisco, na Califórnia, no dia 17 de junho de 2007, em homenagem a esta data.

FathersdaySrila Narayana Gosvami Maharaja chegou em São Francisco no dia 11 de junho. Ele se hospedou no Marriott Residence, que está localizado cerca de quarenta e cinco minutos de carro até o local do Festival de Bhakti-yoga no Centro Cultural da Ásia.

Toda manhã, Srila Narayana Maharaja sai para Sua caminhada às 5:30, indo até às 6:30hs da manhã. Quando Ele volta, senta-se  cerca de 15 minutos para um breve darsana com os devotos antes de fazer o desjejum. No dia 17 de junho de 2007 era dia dos pais, e quando ele voltou de sua caminhada, cerca de 15 discípulas estavam esperando por ele com flores e presentes em homenagem a este dia especial.

[Srila Narayana Maharaja:] Hoje é o dia dos pais somente para filhas, ou também para os filhos?

[Devotos:] Para os filhos também .

[Srila Narayana Maharaja :] Então porque os rapazes  não me deram nenhum presente? Eu tenho mais afeição pelas minhas filhas. Nenhum dos rapazes me disse que hoje era dia dos pais.

[Sripad Damodara Maharaja:] Srila Gurudeva, você disse pela manhã, enquanto caminhava, que embora o pai tenha muita afeição pelo seu filho, ele pode não demonstrar isso diretamente. Ele pode não colocar o filho em seu colo. Nós sabemos de seu amor por seus filhos mais próximos; contudo, você não está demonstrando isto.

[Srila Narayana Maharaja:] Eu tenho mais afeição pelas minhas filhas!

(Srila Narayana Maharaja e todos os seus filhos e filhas riram no meio de sua amorosa revelação familiar.)

[Srila Narayana Maharaja:] Minhas bençãos para todos vocês no dia de hoje é: que Bhakti Pura desperte em seus corações!  Que a avidez pelo serviço em raganuga-bhakti (devoção espontânea) venha! Que vocês sejam capazes de conquistar a meta mais elevada

Qual é a meta mais elevada de vocês?

[Caru-candrika dasi:] Manjari-bhava.

[Srila Narayana Maharaja:] Radha-dasyam (o serviço pessoal à Srimati Radhika.)

No Ocidente, depois dos filhos se casarem, pais e filhos se separam um do outro. Os filhos não servem seus pais. Na India, contudo, mesmo quando seus pais são muito idosos, os filhos os servem. Nos dias de hoje, contudo, exceto nos vilarejos, onde os anciãos ainda tomam conta de seus filhos adultos, uma “brisa” têm vindo dos países Ocidentais para a India. Os idosos estão sofrendo por conta disso, porque a eles não lhes é permitido nem mesmo viver com seus familiares. Eu quero que todos vocês sigam o varnasrama-dharma, e um exemplo disso é servir os pais.

[Gokula dasa:] Se nós temos uma vida em família, devemos cuidar de nossa mãe e de nosso pai? *

[Srila Narayana Maharaja:] Sim, e ter uma boa relação com seus irmãos. O Senhor Rama queria dar o seu reinado para Bharata, e Bharata desejava oferecê-lo a Rama. Eles brigavam por isso. Nos dias de hoje, acontece o contrário, e nós discutimos por nossos interesses egoístas. Deveríamos ser como Rama e Bharata.

Sri Caitanya Mahaprabhu nos disse para sermos como uma árvore. Uma árvore oferece folhas, frutas, sucos, troncos, flores, sombra e madeira ao próximo. Nós não deveríamos viver por nós mesmos, mas para o próximo. Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja deixou tudo em sua idade avançada e viajou pelo mundo inteiro para o bem de todos. Eu, também, estou viajando para levar o benefício mais elevado para todo o mundo, e para seguir nosso guru-parampara.

(Mahaprabhu dasa, da Austrália, disse a Srila Gurudeva que Tulasi dasi, sua filha de 13 anos estava ali para vê -lo.)

[Srila Narayana Maharaja:] Ela veio para ouvir harikatha?

[Mahaprabhu dasa:] Sim. Ela recebeu iniciação de você há uns anos atrás,e agora quer receber do senhor a segunda iniciação.

[Srila Narayana Maharaja para Tulasi dasi):] Quantas voltas você canta?

[Tulasi dasi:] Eu estou me esforçando.

[Srila Narayana Maharaja:] Quantas voltas você está cantando?

[Tulasi dasi:] Duas voltas.

[Srila Narayana Maharaja:] Muito bom, muito bom! Mas não vou lhe dar diksa agora.
Quando você realizar as glórias dos Santos Nomes – que os Santos Nomes podem salvar você da dor de ilimitados nascimentos e mortes, então você cantará mais. Dinheiro e coisas mundanas não podem fazer você feliz. Estes Santos Nomes lhe darão Krsna-prema, amor puro por Krsna, e você será capaz de servir Radha e Krsna para sempre! Quando você realizar isso, então cantará mais. Quando eu vier para a Austrália, você poderá receber os diksa-mantras.

*Nota de rodapé – as palavras de Srila Narayana Maharaja inspiraram questões e duas horas mais tarde:

[Syamarani dasi]: Você disse que nós devemos seguir o varnasrama-dharma, e que devemos servir nossa mãe, pai e irmãos.

[Srila Gurudeva]: Não só no dia dos pais, mas todos os dias.

[Syamarani dasi]: E se nossa mãe, pai e irmãos não forem devotos?

[Srila Gurudeva]: Grhasthas (chefes de família) devem fazer isso, e aqueles que são renunciados, que abandonaram o mundo, devem apenas servir seu santo mestre.

[Syamarani dasi]: Um chefe de família deve servir seus pais e mães materiais, que não são devotos?

[Srila Gurudeva]: Sim, eles devem servir a seus pais e irmãos, quer os membros de sua família sejam ou não devotos.  Caso contrário, eles irão para o inferno. Todo aquele que não é um devoto puro tem dívidas para com os outros neste mundo. Quando meu pai costumava vir a Mathura, eu pegava a poeira de seus pés, e punha sobre minha cabeça.

[Sripad Madhava Maharaja]: Seu pai era um devoto.

[Srila Gurudeva]: Embora eu seja um sannyasi e ele fosse um grhastha, eu agia assim. Ele foi meu primeiro guru. Ele me ensinou o Mahabharata, Ramayana e outras escrituras.

[Sripad Madhava Maharaja]: Eles servem seus pais com a finalidade de inspirá-los a se tornar devotos. Os pais recebem boas impressões ao lembrarem-se de como seus filhos devotos sempre lhes deram o devido respeito, levavam prasada, e a boa nova sobre o que há de melhor para o bem-estar eterno deles.

Jay Srila Gurudeva ki! Jay!!!

Retirado do site Pure Bhakti