Jhulana Yatra

O Desaparecimento de Srila Rupa Gosvami
26 de agosto de 2015
Sri Manah-Siksa- Prefácio (parte 01)
27 de agosto de 2015

Jhulana Yatra

Dandavats Pranamas! Todos os anos há um festival de cinco dias por toda Vrindavana chamado Jhulana Yatra, O Festival do Balanço, que neste ano vai do dia 25 a 29 de agosto. Nesta época, as vijaya-vigrahas (deidades pequenas) de Sri Sri Radha e Krsna são balançadas por milhares de Vrajavasis e outras pessoas em todo o mundo, em seus diversos templos ou casas, em um belo balanço preso a longas cordas. A seguir, apresentamos os registros de belíssimos darsans de algumas das especiais deidades nos diversos templos de Vrindavana e outros locais como: Sri Rupa Sanatana, Sri Gopinatha Bhavan, Sri Kesavaji Gaudiya Matha em Navadvipa, bem como os templos do Brasil, no dia 26 de agosto, o primeiro dia de Jhulana Yatra na India. 

Radha_Govinda_Jhulana_Yatra

“As sakhis haviam feito um Jhulana (balanço) para Srimati Radhika. Elas sempre fazem o balanço em uma árvore kadamba e não em uma árvore tamal. O significado da árvore kadamba é que, esta carrega a compleição de Srimati Radhika e a árvore tamal a compleição de Sri Krsna. A árvore tamal não é muito poderosa, mas a árvore kadamba é muito forte e bela. Isto significa a superioridade de Srimati Radhika – Ela pode controlar o Senhor Krsna através de Seu amor.

jhula jhule radha damodara vrndavana men
kaisi cchayi hariyali ali kunjan men

“Radha-Damodara estão se balançando em um maravilhoso balanço em Vrndavana. Oh amigo, como é brilhante o verde deste belo kunja!” (Jhula Jhule Radha Damodara, verso 1)

Nós cantamos este kirtana na hora de balançar Sri Sri Radha e Krsna. Ele descreve como Krsna está esperando no balanço de mãos postas pela chegada de Sua amada. Srimati Radhika está em maan, e Suas sakhis tentam convencê-la a vir, dizendo: “Por favor, abandone este humor zangado e venha imediatamente encontrar o seu amado Krsna. Ele está esperando por você.”

Desta forma, estamos observando Jhulana-yatra e nos lembrando dos doces passatempos de Sri Sri Radha e Krsna.”

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

Veja a aula completa em: http://www.bhaktiyogapura.com/2015/08/jhulana-yatra-e-o-desaparecimento-de-srila-rupa-gosvami/