Não Critique Ninguém

Srila Bhakti Raksak Sridhara cantando os Santos Nomes
14 de agosto de 2015
Calendário Vaisnava- Agosto 2015
19 de agosto de 2015

Não Critique Ninguém

25

Não critique nenhum Vaisnava – mas tal Vaisnava deve ser autêntico. Na verdade, não critique ninguém, mesmo que tal pessoa esteja certa ou errada.  Críticas tomarão tempo, esse tempo será desperdiçado, e as más qualidades de tal pessoa virão para você. Então, não critique.

Você conhece as dez ofensas ao cantar dos santos nomes? Tente conhecer essas maha-aparadhas, grandes ofensas. Não cometa tais ofensas, nem mesmo em sonhos.

Deixe as pessoas fazerem o que quiserem fazer. Se você puder ajudá-las, faça isso. Se não lhe derem ouvidos, então abandone-as. Não desperdice seu tempo com elas.  É fazendo isso que, no momento do sadhana, o devoto cria algum tipo de barreira,  de forma que aparadhas (ofensas) não chegarão até ele. O que é essa barreira? Sadhu-sanga, associação com devotos puros. Sadhu-sanga preservará você; caso contrário, você acabará fazendo cometendo erros. Mesmo na brincadeira você pode ofender alguém. Eu observo que hoje em dia, é muito fácil cometer ofensas. Mesmo escutar palavras ofensivas é também uma ofensa, portanto, não ouça ofensas.

Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja- França, 07 de julho de 2002