O Desaparecimento de Srila Rupa Gosvami

Jhulana-Yatra: A Cerimônia do Balanço de Radha e Krsna
25 de agosto de 2015
Jhulana Yatra
27 de agosto de 2015

O Desaparecimento de Srila Rupa Gosvami

Hoje, 26 de agosto, é o dia do Divino Desaparecimento de Srila Rupa Gosvami, o rasika-vaisnava mais especial de nossa linhagem Gaudiya Vaisnava, que nos deu a joia suprema do tesouro de Prema, amor puro por Radha Krsna, e nos revelou todos os segredos de Suddha-Bhakti, devoção imaculada! Todas as glórias a esse grande santo Vaisnava!

instagran

“Mesmo que existam muitos grandes acaryas, atribui-se a Srila Rupa Gosvami a honra de ser a pessoa que realizou o mano-bhistam, o desejo do âmago do coração de Sri Krsna na forma de Caitanya Mahaprabhu. Quando Sriman Mahaprabhu veio para a aldeia de Ramakeli-grama, Ele se encontrou com Srila Rupa Gosvami e Srila Sanatana Gosvami e lhes disse: “Deixe suas casas e fiquem comigo.” Depois de um curto período de tempo, eles deixaram suas casas, e Sri Caitanya Mahaprabhu veio de Vrndavana e se encontrou com Srila Rupa Gosvamipada em Prayaga, local da confluência dos rios Yamuna e Ganges. Mahaprabhu disse a ele:

parapara-sunya gabhira bhakti-rasa-sindhu
tomaya cakhaite tara kahi eka bindu

‘O oceano das doçuras transcendentais do serviço devocional é tão vasto que ninguém pode imaginar sua imensidão. No entanto, para ajudá-los a saborear isso, estou descrevendo apenas uma gota’.
(Sri Caitanya-caritamrta, Madhya-lila 19.137)

O Senhor Caitanya deu uma gota do oceano de rasa a Srila Rupa Gosvami, e esta gota foi suficiente para inundar milhões e milhões de universos!”

“…Ninguém era capaz de compreender por que Sri Caitanya Mahaprabhu estava proferindo aquele verso e em que humor Ele estava absorto. Entretanto, havia um rapaz lá, chamado Rupa, que mais tarde tornou-se este mesmo Rupa Gosvami! Ao ouvir este verso de Mahaprabhu, outro verso se manifestou em seu próprio coração, e ele o escreveu:

priyah so ‘yam krsnah saha-cari kuru-ksetra-militas
tathaham sa radha tad idam ubhayoh sangama-sukham
tathapy antah-khelan-madhura-murali-pancama-juse
mano me kalindi-pulina-vipinaya sprhayati

Este é um verso falado por Srimati Radharani: ‘Minha cara amiga, agora eu encontrei meu velho e querido amigo Krsna neste campo de Kurukshetra. Eu sou a mesma Radharani, e agora estamos juntos novamente. É muito agradável, mas ainda assim, desejo voltar às margens do Yamuna, e permanecer sob as árvores da floresta de Vrindavana. Meu maior desejo é ouvir o som de sua doce flauta vibrando a quinta nota neste doce local.’ (Sri Caitanya-caritamrta Madhya-lila 1.76 )

Neste verso Srila Rupa Gosvami clarificou o significado do sentimento íntimo de Sri Caitanya Mahaprabhu e, assim, revelou ao mundo a importância de parakiya-rasa, o sagrado humor apaixonado entre Krsna e as gopis. Srila Rupa Gosvami foi a pessoa que estabeleceu neste mundo o mais íntimo desejo do coração de Sri Caitanya Mahaprabhu!”

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

Jay Srila Rupa Gosvamipada ki! Jay!!!

Veja todo o artigo em: http://www.bhaktiyogapura.com/2015/08/jhulana-yatra-e-o-desaparecimento-de-srila-rupa-gosvami/