As Glórias de Srila Haridasa Thakura

Sri Manah-Siksa: Glorificação a Srila Bhaktivinoda Thakura
26 de setembro de 2015
Calendário Vaisnava- Setembro/ Outubro 2015
29 de setembro de 2015

As Glórias de Srila Haridasa Thakura

Dandavat Pranamas! Neste ano de 2016, 15 de setembro, comemora-se o divino desaparecimento de Srila Haridasa Thakura, o grande instrutor das glórias dos santos nomes. A seguir, apresentamos uma aula dada por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja em glorificação a este dia, em 25 de maio, 2001, na Flórida.

Haridasa-Thakura-4

Nunca desejem fama. Não queiram ouvir suas próprias glórias. Ao invés disso, ofereçam a devida honra a todos os Vaisnavas.

Por favor, cantem o santo nome como Haridasa Thakura:

trnad api sunicena
taror api sahisnuna
amanina manadena
kirtaniyah sada harih

Nunca desejem fama. Não queiram ouvir suas próprias glórias. Ao invés disso, ofereçam a devida honra a todos os Vaisnavas. Este é o ensinamento de Haridasa Thakura. Vamos tentar segui-lo a partir de hoje; não apenas agora. Cantem sempre, sem nenhuma interrupção:

Hare Krsna Hare Krsna, Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare

Só mais uma coisa: Nos últimos dias de Haridasa Thakura, Sri Caitanya Mahaprabhu costumava ir  até ele diariamente para conceder o Seu darsana, juntamente com todos os Seus associados, logo após o arati matinal de Jagannathadeva. Ele também costumava enviar maha-prasadam para Haridasa Thakura através de Govinda, Seu próprio servo. Quem era Govinda? Servo de Mahaprabhu, ou seu discípulo?

Um dia, quando Govinda levou um pouco de prasada, Haridasa Thakura disse a ele: “Hoje vou jejuar, porque não terminei  meu número regular de voltas. Então, como poderei comer? Mas se você trouxe maha-prasada, como poderei negá-la?” Haridasa, então, ofereceu pranama para a prasada e se alimentou com um pequeno pedaço. Preocupado, Govinda voltou a Caitanya Mahaprabhu e disse: “Fui com a prasada para servi-lo, mas ele disse: ‘Eu estou me sentindo um pouco doente.”  Acho que ele não está bem de saúde.” No dia seguinte, Mahaprabhu foi ver Haridasa, com todos os Seus associados – Svarupa Damodara, Ramananda Raya, e outros – e disse: “Como você está se sentindo? “Haridasa Thakura respondeu:” Oh, eu estou me sentindo doente .” Mahaprabhu perguntou: “Qual é a sua doença?” Haridasa Thakura respondeu:

Bhajana Kutir e Samadhi de Srila Haridasa Thakura, Jaganntha Puri, 27.09.2015

Bhajana Kutir e Samadhi de Srila Haridasa Thakura, Jaganntha Puri, 27.09.2015

“Meu corpo está bem, mas a minha doença é que não completei meu cantar de três lakhas de santos nomes (300.000 nomes ou 192 voltas de japa). Eu não posso cantar, meus dedos não se movem. Oh! Esta é a minha doença. “

Você pode tentar ser assim? Devemos tentar ser como ele. Esta é a nossa única doença: não temos gosto em cantar o santo nome, e por isso não estamos cantando.

Caitanya Mahaprabhu disse a Haridasa: “Agora você está perfeito. Não há necessidade de cantar muito. O máximo que puder cantar, isso já será suficiente.” Mas Haridasa disse: “Eu não quero viver neste mundo por muito tempo. Sei que muito em breve Você partirá daqui, e eu não quero ver esta dura cena. Eu quero abandonar meu corpo com minha cabeça em Seu colo. Dessa forma, verei seu rosto dourado e cantarei Seu santo nome: Saci-nandana Gaura Hari! Gaura Hari! Eu quero abandonar  este corpo desta forma. “Mahaprabhu lhe disse:” Eu realizo meus passatempos com você. Se não tenho Meus associados como você , então não há passatempos. Não Me deixe sozinho neste mundo. Eu não quero que você vá.” Mas Haridasa Thakura repetidas vezes pediu: “Eu não quero ver esta cena dolorosa. Por favor, tenha misericórdia de mim. “

Na manhã seguinte, Caitanya Mahaprabhu reuniu todos os devotos como Svarupa Damodara e Ramananda Raya, e retornou para fazer parikrama em Haridasa Thakura com kirtana e muitas mrdangas e karatalas:

(hari) haraye namah krsna yadavaya namah
yadavaya madhavaya kesavaya namah
gopala govinda rama sri madhusudana
giridhari gopinatha madana-mohana
(Nama Sankirtana, Srila Narottama dasa Thakura (1-2))

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Hare Hare Krsna
Hare Hare Rama Rama Rama Rama Hare Hare.

Pedindo aos Seus devotos para continuar o kirtana, Caitanya Mahaprabhu se sentou perto de Haridasa Thakura. Ele pegou a cabeça do Haridasa e colocou-a no Seu colo. Haridasa olhava apenas na direção do Seu belo rosto de lótus e clamava: "Saci-nandana Gaurahari! Gaurahari! Gaurahari." Então, ele deixou seu corpo nesse momento.

Pedindo aos Seus devotos para continuar o kirtana, Caitanya Mahaprabhu se sentou perto de Haridasa Thakura. Ele pegou a cabeça do Haridasa e colocou-a no Seu colo. Haridasa olhava apenas na direção do Seu belo rosto de lótus e clamava: “Saci-nandana Gaurahari! Gaurahari! Gaurahari.” Então, ele abandonou seu corpo nesse momento.

Pedindo aos Seus devotos para continuar o kirtana, Caitanya Mahaprabhu se sentou perto de Haridasa Thakura. Ele pegou a cabeça do Haridasa e colocou-a no Seu colo. Haridasa olhava apenas na direção do Seu belo rosto de lótus e clamava: “Saci-nandana Gaurahari! Gaurahari! Gaurahari.”  Então, ele abandonou seu corpo nesse momento.

Sri Caitanya Mahaprabhu começou a chorar junto a todos os devotos, com um intenso sentimento de separação. Então, Mahaprabhu pegou o corpo de Haridasa Thakura em Seus braços e colocou-o em uma carruagem. Em nagara-sankirtana, passaram em direção à margem do oceano. Durante o kirtana e o parikrama dos devotos, Caitanya Mahaprabhu banhou o divino corpo de Haridasa no mar com suas próprias mãos, e declarou que essa região se tornaria um grande local de peregrinação. Ele e Seus devotos ungiram o corpo de Haridasa com sândalo do Senhor Jagannatha. Ele colocou Haridasa em Samadhi, e pessoalmente cobriu seu corpo com areia, após o qual todos os devotos também fizeram. Um samadhi mandir temporário foi estabelecido, e mais tarde um permanente mandira (templo) foi construído em sua homenagem.

Caitanya Mahaprabhu pegou o corpo de Haridasa em Seus braços e colocou-o em uma carruagem.

Mahaprabhu começou a chorar, e todos os devotos começaram a chorar com um intenso sentimento de separação. Então, Caitanya Mahaprabhu pegou o corpo de Haridasa em Seus braços.

Caitanya Mahaprabhu anunciou: “Aqueles que estavam cantando aqui, aqueles que fizeram o parikrama de Haridasa Thakura, aqueles que deram até mesmo um palmo de areia, e os que estão neste festival viraha maha-mahotsava, muito em breve obterão o favor de Krsna. Ele também anunciou que gostaria de coletar prasada de todos os lojistas. Todos os comerciantes começaram a dar tudo de seus estoques, mas Svarupa Damodara lhes disse: “Nós não queremos tudo. Por favor, doem-nos apenas uma pequena quantidade.” Desta forma, cada lojista deu uma pequena quantidade de suas várias preparações. Alguns deram dahl, outros legumes, arroz, e assim por diante, e a quantidade combinada de todos os ingredientes se tornaram suficientes.

Durante o kirtana e parikrama dos devotos, Caitanya Mahaprabhu banhou o divino corpo de Haridasa no mar com suas próprias mãos, e declarou que aquele ponto se tornaria um grande local de peregrinação. Ele e Seus devotos ungiram o corpo de Haridasa com sândalo do Senhor Jagannatha. Ele colocou Haridasa em Samadhi pessoalmente cobriu o corpo com areia, após o qual todos os devotos também fizeram.

Durante o kirtana e parikrama dos devotos, Caitanya Mahaprabhu banhou o divino corpo de Haridasa no mar com suas próprias mãos, e declarou que aquele ponto se tornaria um grande local de peregrinação. Ele e Seus devotos ungiram o corpo de Haridasa com sândalo do Senhor Jagannatha. Ele colocou Haridasa em Samadhi pessoalmente cobriu o corpo com areia, após o qual todos os devotos também fizeram.

Caitanya Mahaprabhu sentou todos os devotos e, pessoalmente, começou a distribuir a prasada, juntamente com alguns outros, mas Svarupa Damodara e todos pediram-lhe: “Se você não estiver sentado e comendo, então ninguém mais comerá. “

Então, Mahaprabhu sentou-se e proferiu a oração da maha-prasada:

maha-prasade govinde nama-brahmani vaisnave
svalpa-punyavatam rajan visvaso naiva jayate
(Prasada-Seva , Skanda Purana)

Maha-prasadam ki jaya!
Harinama sankirtana ki jaya!
Srila Haridasa Thakura ki jaya!
Samagata bhakta-Vrnda ki jaya!
Gaura Premanande! Hari hari bol!