O Dia do Aparecimento de Srimati Lalita Devi

Sri Radhastami: O Aniversário de Srimati Radhika
18 de setembro de 2015
Sri Radhastami: O Aparecimento de Srimati Radharani
20 de setembro de 2015

O Dia do Aparecimento de Srimati Lalita Devi

Dandavat Pranamas! Neste ano de 2016, o dia do aparecimento de Srimati Lalita devi é em 08 de setembro, um dia antes do Radhastami. Srila Narayana Gosvami Maharaja e os devotos reunidos observaram o dia do aparecimento da sakhi (amiga) mais íntima de Sri Radha, Srimati Lalita devi, em 10 de setembro de 2005. A seguir, trechos da aula dada em sua glorificação.

 

Lalita-devi nasceu na aldeia de Karehla, e, mais tarde, seu pai a levou para Uccagaon, o local de seus passatempos (lila-sthali). Ainda há muitas evidências de seus passatempos neste lugar, como uma rocha que contém as marcas de seus pés de lótus e alguns pequenos utensílios que usava quando ela e outras sakhis alimentavam Krsna lá. Quando os raios de sol alcançam as marcas dessas panelas e pratos, eles ficam cintilantes e brilham! Todas as sakhis de Srimati Radhika costumavam brincar com Krsna e Lalita em Uccagaon, e lá há muitos lugares onde você pode ver suas pegadas.

Sobre uma colina, há uma rocha escorregadia que demonstra um passatempo específico que ocorreu em uma arena de casamento. Lá, as gopis arrumaram um tipo especial de casamento entre Lalita e Krsna. Isso não deve ser entendido como um casamento de verdade, mas um casamento de brincadeira, como um casamento que certa vez foi promovido entre Srimati Radhika e Krsna. Isso é tecnicamente conhecido como casamento Gandharva.

Nesse passatempo, Krsna estava sentado ao lado de Lalita, e as sakhis começaram a usar de jogos maliciosos. Visakha e algumas outras sakhis amarraram o véu de Sri Lalita no pitambara (xale amarelo) de Krsna. Então, de repente, com o sinal de Srimati Radhika, Ranga devi e outras sakhis começaram a cantar canções de casamento, enquanto Tungavidya e outras amigas entoavam mantras de casamento, e as sakhis restantes jorravam flores em Sri Krsna e Lalita!

Quando Lalita percebeu a trapaça que estava sendo armada, ela tentou fugir, mas porque sua roupa estava amarrada ao pitambara de Krsna, ela não pode fazê-lo. Todas as sakhis, em seguida, cercaram o casal e realizaram o casamento! Mesmo nos dias atuais, pode-se ver o sinal de deslize na colina, bem como as marcas de tinta vermelha dos pés das gopis. Embora este passatempo tenha ocorrido há 5000 anos, ainda é possível visualizar tais marcas com seus próprios olhos.

Lalita é 27 dias mais velha do que Radharani (de acordo com o cálculo tithi, o dia do aparecimento de Lalita devi cai um dia antes do aparecimento de Srimati Radhika). Ela geralmente tem o mesmo humor dedicado e amoroso para com ambos, Radha e Krsna. No entanto, ela é mais inclinada à Srimati Radhika.

radha-mukunda-pada-sambhava-gharma-bindu
nirmanchanopakarani-krta-deha-laksam
uttunga-sauhrda-visesa-vasat pragalbham
devim gunaih sulalitam lalitam namami

“Eu ofereço minhas reverências diante da sincera Sri Lalita devi, que é encantadoramente dotada de muitas belas e doces qualidades (sulalita)! Ela é naturalmente perita em todas as artes (lalita), e assim, seu serviço se auto-manifesta. Ela enxuga as gotas brilhantes da transpiração que aparecem sobre os pés de lótus de Sri Radha e Madhava quando se encontram. Ela está eternamente imersa nas doçuras mais elevadas de sauhrda-rasa, ou absorção focada em satisfazer o desejo do coração de sua amiga mais íntima, Srimati Radhika.”
(Sri Lalitastakam, verso 1)

Jay Srimati Lalita devi ki! Jay!!!