Sri Manah-Siksa: Glorificação a Srila Bhaktivinoda Thakura

O Dia do Aparecimento de Srila Jiva Gosvami
25 de setembro de 2015
As Glórias de Srila Haridasa Thakura
27 de setembro de 2015

Sri Manah-Siksa: Glorificação a Srila Bhaktivinoda Thakura

Dandavats Pranamas! Jay Sri Sri Guru e Gauranga! Em 2015, dia 26 de setembro, é a data do divino aparecimento de Srila Saccidananda Bhaktivinoda Thakura, considerado o “Sétimo Gosvami”! Em homenagem a este grande Santo Vaisnava, apresentamos esta glorificação feita por Srila Narayana Gosvami Maharaja. Pela misericórdia sem causa de Srila Gurudeva, continuamos a tradução da escritura sagrada “Manah-Siksa: Instruções Espirituais para a Mente”, escrita por Srila Raghunatha Dasa Gosvami. Esse texto é referente à terceira e última parte do prefácio.  

Bhaktivinoda Thakura 2

 

Srila Bhaktivinoda Thakura, autor do comentário conhecido como Sri Bhajana-darpana

Sri Saccidananda Bhaktivinoda Thakura, o eterno associado de Sri Gaurasundara, reiniciou a corrente da devoção pura nesta era moderna, no momento em que quase todos estavam fissurados no desfrute material, impregnados com o brilho do conhecimento mundano. Ele escreveu um comentário nos versos do Sri Manah-siksa, que está enraizado nas profundas conclusões filosóficas e pleno de rasa, a doçura líquida da devoção. Nesse comentário, ele analisou muito cuidadosamente cada verso em relação a raganuga-bhakti (devoção espontânea) ou rupanuga-bhakti. Sustentado pelas citações do Bhakti-rasamrta-sindhu, Ujjvala-nilamani, Stava-mala, Stavavali  e outras literaturas dos Gosvamis, ele indicou o método essencial de bhajana para o benefício dos raganuga-sadhakas. Todos os raganuga-sadhakas permanecerão em débito com ele por esse extraordinário presente.

Srila Bhaktivinoda Thakura é um íntimo associado de Sri Gaurasundara, que é adornado com a compleição e bhava de Sri Radha e que libera as almas caídas da era de kali. Srila Bhaktivinoda apareceu neste mundo com a finalidade de difundir sri-harinama-sankirtana e propagar Bhakti Pura, em particular rupanuga- (raganuga-) bhakti, satisfazendo dessa forma o mais acalentado desejo de Sriman Mahaprabhu. Ele apareceu em 02 de setembro de 1838, em uma elevada, educada e respeitável família na aldeia denominada Viranagara, próxima a Sri Mayapura, no distrito de Sri Navadvipa-dhama, no oeste da Bengala. Ele desapareceu deste mundo em 23 de junho de 1914, na cidade de Calcutá. Ele escreveu aproximadamente cem livros sobre Bhakti em sânscrito, bengali, hindi, inglês, oria e outras línguas. Por essa razão, pessoas iluminadas o chamam de “Sétimo Gosvami”, e “Bhagiratha”, aquele que iniciou o poderoso fluir do rio de Bhakti na era moderna. Ele revelou o local de aparecimento de Sri Gauranga no Yoga-pitha em Sri Mayapura e também gerou Srila Bhaktisiddhata Sarasvati. Além disso, através de sua influência e impecável discursos, artigos e livros sobre Bhakti Pura, e por estabelecer Sri Nama-hatta, o mercado do santo nome em cada cidade e aldeia, ele também lançou a fundação para propagar a distribuição de rupanuga bhakti por todo o mundo.  Nos dias atuais, o resultado de tal feito é diretamente visível em qualquer lugar. O som da vibração do canto congregacional dos santos nomes de Gaura e Krsna ressoa em cada canto do mundo, e mesmo nos locais mais distantes dos países Orientais e Ocidentais, imensos e opulentos templos têm sido construídos.

Meu mais adorável mestre espiritual, Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, é um guardião da Sri Gaudiya Sampradaya e fundador acarya da Sri Gaudiya Vedanta Samiti, tanto quanto dos templos Gaudiya que funcionam sobre a jurisdição da sociedade. Além dos livros que ele próprio escreveu, publicou novamente os livros de Srila Bhaktivinoda Thakura e de outros acaryas prévios na língua bengali. Agora, pelo seu desejo sincero, inspiração e misericórdia sem causa, o Jaiva-dharma, Sri Caitanya-siksamrta, Sri Caitanya Mahprabhura-siksa, Sri Siksastaka e outros livros, foram publicados na India, no hindi que é a língua nacional, enquanto outros ainda vêm sendo publicados.

O atual diretor e acarya da Sri Gaudiya Vedanta Samiti, meu mais adorável irmão espiritual Sri Srimad Bhaktivedanta Vamana Maharaja, está profundamente imerso em conhecimento transcendental e é um íntimo servo dos pés de lótus de nosso mestre espiritual. Eu humildemente oro a esses pés de lótus para que possam gentilmente oferecer este precioso livro, Sri Manah-Siksa, às mãos de lótus do nosso amado gurudeva (Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja), realizando o mais íntimo desejo do seu coração.

Eu estou plenamente confiante de que os devotos que possuem um ardente desejo por Bhakti, e, especialmente, praticantes de raganuga-bhakti que aspiram pela poeira de Vrindavana, sentirão um imensa estima por este livro. Pessoas fiéis que estudarem este livro, receberão a qualificação para adentrar no prema-dharma (dharma eterno de amor a Deus) de Sri Caitanya Mahaprabhu. Concluindo, possa o nosso mais adorável mestre espiritual, que é a manifestação condensada da compaixão do Senhor , derramar uma profusa torrente de misericórdia sobre nós, nos tornando capazes de obter cada vez mais elegibilidade para satisfazer o mais íntimo desejo do coração dEle. Esta é nossa desejosa e sincera oração aos Seus pés de lótus, que podem nos conceder krsna-prema, amor divino.

Um aspirante à uma partícula de misericórdia de Sri Hari, Guru e Vaisnavas, humilde e insignificante,

Trindandi-bhiksu Sri Bhaktivedanta Narayana

Aqui, encerra-se o prefácio do livro Sri Manah-Siksa.

Jay Srila Bhaktivinoda Thakura ki! Jay!!!
Gaura Premanande! Haribol!!!

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/