Os Benefícios de Ekadasi

Sri Manah-Siksa (Introdução)
21 de outubro de 2015
O Desaparecimento de Srila Raghunatha Dasa Gosvami, Srila Raghunatha Bhatta Gosvami e Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami
25 de outubro de 2015

Os Benefícios de Ekadasi

Dandavats Pranamas! Jay Sri Sri Guru e Gauranga! Apresentamos a seguir trechos de aula dada por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, em Houston, Texas, no dia 05 de junho de 1998 sobre este importante voto.

Devemos buscar observar Ekadasi desta maneira: não bebendo muitas vezes água, suco de frutas, leite, e assim por diante. Se você é jovem e saudável, você pode passar todo dia e noite sem ingerir nada, nem mesmo água. Se você não pode fazer isso, então você pode arrumar um tempo à tarde ou à noite para tal. Se você estiver doente ou fraco, então você pode comer um pouco, duas vezes por dia, com o objetivo de manter  sua vida para que você possa cantar: Hare Krsna Hare Krsna, Krsna Krsna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama, Rama Rama Hare Hare

Muitas concessões foram dadas para os devotos ocidentais, porque seus corpos são mais fracos. Por outro lado, eles são muito fortes. Eu tenho visto tantos devotos ocidentais, especialmente senhoras, que jejuam todo o dia e noite e não dormem.

Há tantos benefícios em observar Ekadasi. Em faculdades, hospitais e todos os locais de trabalho, vemos que é dada uma licença para estudantes e trabalhadores, uma vez por semana, para que eles possam ter descanso, e no dia seguinte eles podem trabalhar com energia total. Caso contrário, eles não seriam capazes de continuar suas atividades ao longo dos anos. Eles precisam de algum descanso.

Isto também acontece em relação ao nosso estômago. Em nosso estômago há algumas bactérias que são úteis para a nossa saúde. Estas bactérias estão sempre trabalhando para a nossa digestão, por isso, se elas ficam doentes ou cansadas, então você ficará doente. Nós devemos dar-lhes descanso por um dia, pelo menos, de modo que no dia seguinte elas possam trabalhar novamente com grande energia.

Em segundo lugar, perceba que no oceano, especialmente do Ekadasi para Purnima (lua cheia), há muitas ondas grandes. Isso ocorre porque a lua atrai todas as águas do planeta. Onde quer que haja água, a lua atrai. No nosso corpo, há muita água, e especialmente no dia de Ekadasi a lua atrairá. Se há qualquer doença, tal doença se intensificará muito. O melhor é evitarmos esses alimentos, especialmente grãos, milho, trigo, e derivados.

É dito que, às vezes, você poderá ficar sem tomar água, e não há nenhum mal nisso. Se você colocar água em uma pedra, a pedra tornará a secar novamente: toda a água desaparecerá. Por outro lado, se você derramar água sobre um pouco de algodão ou papel absorvente, eles absorverão a água e levará horas para secar.

Preparações feitas a partir de grãos, trigo, arroz, milho e dahl (caldo de ervilha, feijão e outros grãos) são como algodão em nosso estômago. A lua atrai a água deles, e há grande chance de doenças. Muitas pessoas morrem nos hospitais no dia de Ekadasi para a lua cheia e de Ekadasi para a lua nova. Para cuidar das doenças , é essencial seguir Ekadasi.

Jay Ekadasi tithi ki! Jay!
Gaura Premanande! Haribol!!!

Se você deseja obter mais informações sobre este importante voto, entre em contato conosco pelo site www.bhaktiyogapura.com ou pelo email harekrsna@bhaktiyogapura.com

Este texto está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/