Dipavali: A Luz da Devoção Pura

Vraja-Mandala Parikrama 2015: Manasi Ganga
11 de novembro de 2015
Manasi-Ganga, Radha-Kunda e Caverna de Vyomasura com Srila Gurudeva
12 de novembro de 2015

Dipavali: A Luz da Devoção Pura

DIPAVALI

Feliz Dipavali!!!

“Devoto: Por que nós comemoramos Dipavali, e qual o humor em que é celebrado pelos Vrajavasis?
Srila Gurudeva: Dipavali significa ‘tempo de felicidade!’ Quando o Senhor Rama derrotou Ravana e conquistou Ayodhya, um grande festival Dipavali foi realizado lá. Sri Vamanadeva queria enganar Bali Maharaja, mas na verdade ele não o enganou. Ele deu sua misericórdia, embora parecesse que estava o enganando. Quando foi oferecida a Bali Maharaja uma bênção do Senhor, ele pediu: ‘Permaneça sempre em minha casa.’ Desta forma, o próprio Senhor foi ‘enganado’. O Senhor Vamanadeva ficou muito satisfeito e concordou em permanecer lá para sempre. Devido a imensa felicidade, Bali Maharaja solicitou a todos os seus associados para organizar um festival Dipavali, e este foi o primeiro Dipavali realizado! Quando Krsna derrotou Duryodhana e retornou para Dvaraka, um grande festival Dipavali também foi feito lá!
O próprio Krsna, junto a mãe Yasoda, Nanda Baba e todos o Vrajavasis vieram para o Manasi-Ganga e celebraram este festival! Eles ofereceram dipa, iluminadas lamparinas de ghee, e muitos outros serviços!
Dipavali também significa LUZ. Se não existe bhajana para Krsna, há escuridão, e em Consciência de Krsna há luz! Nós celebramos este festival a fim de dissipar a escuridão e trazer a luz de Bhakti, devoção pura! Verdadeira felicidade vem ao tocar karatalas e mrdangas. Se alguém ouve esse som, se maya ouvir isso, imediatamente ela partirá para longe!”
Srila Narayana Gosvami Maharaja
Varsana, Vrindavana- 12 de outubro de 1996.

Darsan do Manasi Ganga na sagrada noite de Dipavali, em Vraja-Mandala Parikrama 2015!

Darsan do Manasi Ganga na sagrada noite de Dipavali, em Vraja-Mandala Parikrama 2015!