Festival Viraha-Mahotsava de Srila Vamana Maharaja e Srila Trivikrama Maharaja

Vraja-Mandala Parikrama 2015: Radha-Kunda e Syama-Kunda
13 de novembro de 2015
Tirobhava Mahotsava de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada
15 de novembro de 2015

Festival Viraha-Mahotsava de Srila Vamana Maharaja e Srila Trivikrama Maharaja

Em homenagem ao Viraha-Mahotsava, o Festival da Separação dos amados irmãos espirituais de Srila Gurudeva, Srila Vamana Gosvami Maharaja e Srila Trivikrama Gosvami Maharaja.

2

Srila Gurudeva, Srila Vamana Gosvami, e Srila Trivikrama Maharaja.

“Em 14 de novembro, no mesmo dia em que Srila Trivikrama Maharaja deixou este mundo dois anos antes, Srila Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja partiu a meia-noite, durante nisanta lila de Sri Krsna (os passatempos da meia-noite). Cerca de mil devotos de todo o mundo estavam aqui em Govardhana realizando o parikrama, mas eu deixei todas as minhas responsabilidades e fui para Navadvipa, fiz o que precisava ser feito e retornei. Os devotos observaram aqui, em grande lamento, a cerimônia de desaparecimento, e agora nós estamos observando esta data novamente.
Sentimentos de separação são fundamentais no bhajana dos Gaudiya Vaisnavas. Quando inicialmente entramos no reino de bhajana, existem sentimentos de separação; no decorrer, sentimos isso; e quando se obtém o serviço direto a Sri Radha Krsna, também há tais sentimentos. Separação é um dos aspectos de prema, amor puro por Deus. Se há separação, existe encontro também, e por essa razão a literatura Vaisnava dá tanta importância a isso. A experiência do encontro é mais importante do que o sentimento de estar separado.
Durante o momento da separação, podemos nos lembrar de todas as qualidades do nosso objeto de amor e adoração, mas isso não é possível no encontro. Em Vihara existe um encontro interno: você pode estar junto diretamente.
Vaisnavas nunca morrem. Em verdade, eles entram no mundo transcendental e desaparecem daqui. Eles são como Krsna: seus passatempos aparecem e desaparacem. Similarmente, os Vaisnavas aparecem e desaparecem.”

Srila Narayana Gosvami Maharaja
Kartika, 18 de novembro de 2004.

Viraha Mahotsva no templo Sri Giridhari Gaudiya Matha, no Parikrama 2015, Vrindavana.

Viraha Mahotsva no templo Sri Giridhari Gaudiya Matha, no Parikrama 2015, Vrindavana.