A Grandeza do Vaisnava

O dia do desaparecimento de Srila Jiva Gosvami
12 de janeiro de 2016
Makhara-Sankranti
15 de janeiro de 2016

A Grandeza do Vaisnava

16

“De todos os tipos de separação, qual é a mais dolorosa? É a separação dos Vaisnavas. Sabemos que a jiva não possui nascimento ou morte, mas sentimos separação dos Vaisnavas. Quem sentirá separação? Apenas aquela pessoa que tem mamata, sentimento de possessividade em relação a Vrindavana, ou alguém que possa compreender a grandeza do Vaisnava.
Nós gastamos grandes quantias de dinheiro com médicos, alimentos, medicamentos e indo a diversos locais, mas devemos entender que tudo isso nunca poderá salvar-nos no final. Todo mundo está sob o controle de tempo e do seu próprio karma. Somos todos impotentes diante de nosso próprio karma.
É muito difícil para nós dizer que é um mahatma, quem é uma grande alma ou não. Aqueles que são elevados manter-se-ão bem escondidos. Externamente, não podemos dizer quem é elevado; aquele que executa bhajana ao máximo, este é grandioso.
Uma pessoa pode estar vivendo no templo durante cinquenta anos, e outra pessoa novata pode estar conosco por apenas cinco ou seis anos; mas se esta segunda pessoa tem bons samskaras (impressões), ela poderá avançar muito rapidamente.”

Srila Gurudeva Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja