As Glórias de Srila Gopal Bhatta Gosvami

Calendário Vaisnava- Janeiro 2016
25 de janeiro de 2016
O Dia do Desaparecimento de Sri Ramacandra Kaviraja
27 de janeiro de 2016

As Glórias de Srila Gopal Bhatta Gosvami

Dandavats Pranamas! Neste ano de 2016, no dia 26 de janeiro, é a data do divino aparecimento de Srila Gopal Bhatta Gosvami, um associado íntimo e muito querido de Sri Caitanya Mahaprabhu! Apresentamos esta encantadora aula para a alegria dos leitores, baseada em palestra dada por Srila Gurudeva Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja em 1996, em honra a Sri Gopal Bhatta Gosvami, para quem a deidade Sri Sri Radha Ramana se manifestou de forma tão especial.

Darsan especial no dia 4 de agosto de 2015, da linda Deidade de Srila Gopal Bhatta, Sri Sri Radha Ramana, que ainda hoje é adorada em Vrindavana.

Darsan especial no dia 4 de agosto de 2015, da linda deidade de Srila Gopal Bhatta, Sri Sri Radha Ramana, que ainda hoje é adorada em Vrindavana.

Deixe-nos glorificar Gopal Bhatta Gosvami. Durante o Caturmasya-vrata, Sri Caitanya Mahaprabhu foi ao Sul da India, para o templo de Ranganathji. Ele começou a dançar e fazer kirtana, e todos se sentiam muito atraídos. Os membros de uma família muito santa O encontraram no templo e pediram intensamente: “Por favor, fique em nossa casa nestes quatro meses de Caturmasya, e depois você poderá ir a qualquer outro lugar.”

Caitanya Mahaprabhu aceitou o convite deles, permanecendo durante esses quatro meses em um quarto à parte, que a família havia providenciado para ele, às margens do rio Kaveri. O chefe da família se chamava Trimalla Bhatta, e ele tinha dois irmãos mais novos chamados Prabhodananda Sarasvati e Venkata Bhatta, sendo este o pai de Sri Gopala Bhatta. Os três irmãos tinham recebido iniciação na linhagem de Sri Ramanuja, na Sri Sampradaya, e eram conhecidos em todo o Sul da India como grandes eruditos.

Sri Caitanya Mahaprabhu fazia kirtana na casa de Venkata Bhatta, falava doce harikatha para os membros da família, e em um mês, todos eles estavam completamente transformados! No início, eles adoravam Laksmi e Narayana, mas pela associação com Caitanya Mahaprabhu, eles se tornaram Gaudiya Vaisnavas, adoradores do Divino Casal Sri Sri Radha Krisna! A históra de como ele (Venkatha Bhatta) e sua família se tornaram Gaudiya Vaisnavas é bem longa.

Quando menino, Gopal Bhatta servia Sri Caitanya Mahaprabhu de muitas maneiras durante Sua estadia no Sul da India. Quando Mahaprabhu banhava-se no sagrado rio Kaveri, Gopala Bhatta costumava ir com Ele, e segurava seu pano e sua kaupina. Após Mahaprabhu tomar banho e voltar para o Seu quartinho, Gopala Bhata costumava limpar e secar Suas roupas molhadas. Ele cozinhava para Mahaprabhu, e fazia muitos outros serviços. Ele servia dia e  noite, e Mahaprabhu ficava muitíssimo satisfeito com ele!

Gopal Bhatta não era apenas um excelente servo de Caitanya Mahaprabhu, mas também possuía grande conhecimento, pois havia sido instruído por seu tio Prabhodananda Sarasvati, que era uma das pessoas mais eruditas de seu tempo. Prabhodananda Sarasvati tinha o conhecimento acerca de todos os Vedas, Upanisads, Vedanta-sutras, e especialmente do Srimad- Bhagavatam, além de ter escrito muitos livros. Além disso, Caitanya Mahaprabhu tinha feito dele um grande rasika Vaisnava (uma alma auto-realizada que saboreava as doçuras transcendentais de Sri Sri Radha Krsna), sendo capaz de escrever livros, tais como  “Sri Radha-rasa-sudhanidhi”, a radiante joia entre as escrituras.

Gopal Bhatta não era apenas um excelente servo de Caitanya Mahaprabhu, mas também possuía grande conhecimento

Gopal Bhatta não era apenas um excelente servo de Caitanya Mahaprabhu, mas também possuía grande conhecimento

Em sua viagem ao Sul da India, Caitanya Mahaprabhu descobriu o livro “Krsna- karnamrta” e o “Brahma-Samhita”. Mas, ainda existia um terceiro livro que se tornara tão proeminente, que nossos acaryas da sucessão discipular regularmente se referiam aos seus versos em sânscrito. O “Krsna-karnamrta” é mais voltado para Krsna, demonstrando que Krsna é a Suprema Perssoa Divina, mas o livro “Radha-rasa-sudhanidhi” é mais rasika (com relação as doçuras de madhurya-rasa, ou amor transcendental entre amantes), no qual Prabhodananda Sarasvati ora a Radhika se referindo a Ela como a mestra de Krsna.

Krsna sempre quer servir Srimati Radhika e Prabhodananda Sarasvati também implora para ser Sua dasi (servinha). Este é o tópico mais elevado dos Gaudiya Vaisnavas. Srila Rupa Gosvami, Srila Raghunatha dasa Gosvami e Srila Gopala Bhatta aderiram a este ponto de vista- “Radha- dasi” e nada mais – eles querem que Krsna sirva Srimati Radhika.

Nós vemos na rasa-lila em Vrndavana, que as gopis estão sempre chorando, rolando sobre a terra, em busca de Krisna: “Oh Krisna, Krisna, onde você está? Sem você nós morreremos.” Por outro lado, Prabhodananda Sarasvati escreveu no Radha-rasa-sudhanidhi: “Por que as gopis choram e se lamentam por Krsna? É Krsna quem deve chorar, rolar na terra e se lamentar: ‘Oh Radhika, onde está você? Estou morrendo sem você.’  Krsna deve procurar aqui e acolá, em todos os bosques e montanhas. Ele deve desejar encontra-se com Radhika e pegar a poeira de Seus pés.” Este é o mais elevado tópico dado pelos nossos Gosvamis em seus livros, especialmente no Caitanya-caritamrta.

Gopal Bhatta aprendeu todos esses tópicos de Prabhodananda Sarasvati e portanto, Ele é o seu guru-pada-padma. Não podemos imaginar a beleza dos ensinamentos rasika e bhavuka (pleno de emoções transcendentais) que Gopal Bhatta Gosvami recebeu de seu guru.

Depois que Sri Caitanya Mahaprabhu partiu de Sri Rangam, Gopal Bhatta ficou louco para se encontrar com Ele e servi-Lo, mas Mahaprabhu lhe disse: “Você deve servir seu pai, não somente por ele ser seu genitor, mas porque ele é também o seu guru.” (Todos os três irmãos eram acaryas na Ramanuja Sampradaya, muito eruditos, e eles treinaram Gopal Bhatta. Assim, seu pai também era seu siksa-guru). Você deve servi-lo, e depois deve ir onde estão seus irmãos espirituais, Rupa e Raghunatha, em Vrndavana, e permanecer com eles.

Samadhi de Gopal Bhatta Gosvami em Vrindavana.

Samadhi de Gopal Bhatta Gosvami em Vrindavana.

Após o desaparecimento de Venkata Bhatta, Prabhodananda Sarasvati deixou sua casa e foi para Vrndavana. Ele vivia em Kamyavana e perambulava pelas doze florestas de Vrndavana em um profundo humor de separação, clamando: “Oh, onde está Srimati Radhika ? Lalita, Visakha, onde estão vocês? ” Ele estava sempre chorando e rolando na terra.

Gopal Bhatta pensava sobre onde viveria, e como conquistaria os pés de lótus de Sri Caitanya Mahaprabhu. Assim, ele também partiu. Ele queria ir para Puri, mas não podia, porque Mahaprabhu havia ordenado que ficasse em casa e cuidasse de seus pais, e somente após o falecimento deles é que Gopal Bhatta poderia ir para Vrndavana- para os pés de lótus de Srila Sanatana Gosvamipada e Srila Rupa Gosvamipada.

Desta forma, ele pegou a Salagrama, e a mantinha em seus braços, às vezes na cabeça, em outros momentos em seus olhos e às vezes em seu coração.

Desta forma, ele pegou a Salagrama, e a mantinha em seus braços, às vezes na cabeça, em outros momentos em seus olhos e outras vezes em seu coração.

Ele estava procurando uma forma de chegar a Vrndavana. Em sua jornada, ele foi até os Himalaias, onde o Rio Gomati corre. Enquanto se banhava neste rio, percebeu que uma grande Salagrama estava o seguindo. Ela imediatamente se aproximou, e parecia estar dizendo: ‘Eh Gopala Bhatta, eu quero o seu serviço. Por Favor, venha me servir!’ Desta forma, ele levou a Salagrama consigo. Ele a mantinha em seus braços, às vezes na cabeça, em outros momentos em seus olhos e outras vezes em seu coração. Ele a levou para Vrndavana, onde se encontrou com Rupa e Sanatana, que abraçaram fortemente este rasika Vaisnava puro, conhecido como Gopal Bhatta Gosvami!

Nesse meio tempo, Caitanya Mahaprabhu desapareceu deste mundo. [Para ler mais sobre os sentimentos de separação de Gopala Bhatta por Mahaprabhu, vocês devem ler o livro Bhakti Ratnakara].

Em Vrndavana, certa vez Gopala Bhatta foi ao Radha-Ramana-Ghera próximo ao Seva Kunja na área de Nidhuvana – um lugar muito sagrado e secreto de Radha e Krisna. Lá, ele começou a pensar: “Como posso servir esta Salagrama ?” Ele queria ver os olhos do Senhor, Sua face, Seus braços, Sua forma curvada em três partes, e Seus pés de lótus. Ele queria decora-lO na ocasião de Jhulana (o festival do balanço).

Durante a noite, ele ficou muito preocupado, pensando: “Como posso servi-la? Se Ela tivesse uma bela forma curvada em três partes, e uma face sorridente tocando belamente uma flauta, seria muito, muito bom servi-la!” Então, à meia-noite, a Salagrama inesperadamente lhe disse: ‘Oh Gopala Bhatta, veja como estou belo!’

Gopala Bhatta se levantou e foi até a deidade, quando ele a viu: “Como é belo Radha-Ramana!” Ele tinha a face de Gopinatha, o peito de Govindaji e os pés de Madana Mohana. Govinda, Gopinatha e Madan Mohan se manifestaram- três em um! Gopala Bhatta estava encantado ao ver isso! Ele chamou todos os Gosvamis, que ficaram impressionados, meditando em quão gloriosa era a bhakti de Gopala-bhatta, a ponto da salagrama ter se transformado em Radha-Ramana!

Vocês podem imaginar o Vaisnava elevado que ele era. Ele não era apenas um Vaisnava, mas muito querido e íntimo do Divino Casal Sri Sri Radha e Krisna. Ele é Guna Manjari nos passatempos de Krsna. Por suas orações, a salagrama se tornou Radha-Ramana.

A deidade que se manifestou para Gopal Bhatta, Sri Sri Radha Ramana.

A belíssima deidade que se manifestou para Gopal Bhatta, Sri Sri Radha Ramana.

Ele não era apenas um bhavuka e rasika-bhakta, mas como mencionei antes, ele também era muito erudito. Ele possuía todos os Vedas e todas as escrituras de Ramanuja em seus lábios. [isso porque antes de obter o darsan de Sri Caitanya Mahaprabhu em sua juventude, ele era um seguidor da Ramanuja sampradaya e tinha sido muito bem treinado por seu pai e tios.]

Srila Sanatana Gosvami lhe ensinou sobre regras e restrições de acordo com a etiqueta Vaisnava, pelo qual alguém pode tornar-se elegível para adorar Radha e Krisna (ou qualquer deidade de Visnu-tattva) – como receber o voto de sannyasa, como receber diksa, como receber os mantras, quais as qualificações de um discípulo e as qualificações do guru. Não é que todos possam ser gurus, nem que todos possam ser discípulos. Somente aqueles que são isentos de desejos mundanos e gratificação dos sentidos, aqueles que são peritos em todos os Vedas e escrituras Vaisnavas, e que têm realização no serviço a Radha e Krisna, somente estes podem ser gurus, independente de casta ou credo.

kiba vipra , kiba nyasi, sudra kene naya
yei krsna-tattva veta , ‘guru’ sei haya

(Sri Caitanya-caritamrta , Madhya-lila 8. 128 )

Se alguém tiver conhecimento de krsna-tattva, a ciência de Krsna, ele é um guru. Aqueles que sabem quem é Krisna, quem é Srimati Radhika, sabem quem são e seu serviço a Radha e Krisna – que Os amam, realizando prema-seva e não apenas adoração, estes são considerados Sri Gurudeva. Aqueles que estão cantando não menos que um lakha (64 voltas) de harinama diariamente, e que controlam Krsna em seus corações – eles são guru. Aqueles que carregam Krsna consigo e podem instalá-lO no coração dos discípulos – estes são guru. Então, você pode imaginar os sintomas gloriosos de um guru fidedigno. Se alguém tem um guru assim, ele é muito, muito sortudo!

Temos sorte por sermos discípulos diretos de nosso guruji, que por sua vez era um discípulo direto de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Além disso, aqueles que são discípulos de Bhaktivedanta Swami Prabhupada são muito afortunados! Ter um guru qualificado é uma grande fortuna.

Estamos muito felizes por vir na linhagem de Srila Gopal Bhatta Gosvami. Nós estamos em débito com ele, com Srila Sanatana Gosvami e  Srila Rupa Gosvami, por nos revelar todas essas verdades.

Gaura Premanande! Haribol!
Jay Srila Gopal Battha Gosvami ki! Jay!!!