Bençãos para a Alma no Ano Novo

A Natureza dos Verdadeiros Devotos
29 de dezembro de 2015
Calendário Vaisnava- Janeiro 2016
5 de janeiro de 2016

Por favor, aceitem nossas reverências. Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gauranga! De acordo com o cálculo Ocidental, dia 01 de janeiro de 2018 é a chegada do Ano Novo! Nesta ocasião, oferecemos uma aula dada por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, no Havaí, em 01 de janeiro de 2007.

newyear (1)

Desejo a todos vocês um feliz Ano Novo. Estamos comemorando agora o Ano Novo de acordo com cálculo Ocidental. Isso afeta principalmente o nosso corpo físico e a nossa mente, porque aqueles que vivem no Ocidente estão muito preocupados com sua saúde física e mental, nada além disso. Pouquíssimas pessoas no Ocidente conhecem sobre a alma. Elas nem sequer sabem para onde irão após a morte. Trabalham em seus empregos, porém não têm um objetivo após a aposentadoria e se tornam loucos.

Temos que celebrar o Ano Novo de tal forma que a nossa devoção cresça a cada dia. Devemos saber que não somos este corpo grosseiro ou sutil – nossa mente, ego e inteligência. Estamos além de tudo isso: somos almas espirituais, partes integrantes do Senhor Supremo. Temos que deixar para trás o que aconteceu no último ano e recomeçar neste novo ano. Nossa devoção deve se intensificar.

Uma pergunta pode surgir: “Se minha devoção aumentar, como manterei  minha vida?” Para manter sua vida, você continuará com o que está fazendo. Querendo ou não, você precisará fazer algum karma.

Bhagavan Sri Krsna diz a Arjuna na Gita (3.5):

na hi kascit ksanam api
jatu tisthaty akarma-krt
karyate hy avasah karma
sarvah prakrti-jair gunaih

“Todos são forçados a agir de acordo com as qualidades que adquirem a partir dos modos da natureza material. Portanto, ninguém pode deixar de fazer algo, nem mesmo por um momento.”

Ninguém pode permanecer vivo sem realizar alguma atividade. Querendo ou não, você tem que respirar. Se você está respirando ou prendendo a respiração, isso também é karma. Se você se levanta, senta, anda ou fala, tudo está na categoria de karma. Assim, para mantermos nossas vidas, somos forçados a nos ocupar em algum tipo de karma (atividade fruitiva).

Mas isso não lhe dará felicidade eterna ou paz de espírito. Para obter felicidade, você deve se ocupar em algum serviço devocional. E para o cultivo da devoção ser bem-sucedido, deve-se antes de tudo, entregar-se aos pés de lótus de um guru (mestre espiritual) fidedigno. Em boa associação, sob a orientação de Gurudeva, você será capaz de progredir na vida devocional. Se você fizer isso, a celebração do seu Ano Novo será coroada de êxito

Neste mundo existem oito milhões e quatrocentas mil espécies de vida, e, entre estas, quatrocentos mil são seres humanos. A maioria da população humana não sabe sobre Deus. Eles pensam que conhecem Deus, mas quem é Deus? Quais são suas qualidades? Qual é sua forma? Eles não sabem nada. Eles apenas querem dizer: “Deus”- isso é suficiente para eles. Eles não sabem nada além disso. Na América, está escrito na nota do dólar: “Nós confiamos em Deus”, mas eles não têm nenhuma concepção de Deus. Então, quem é Deus (God)? G significa gerador, Aquele que pode criar este mundo. O significa operador, aquele que pode nos nutrir e proteger. E o D é de destruidor. Aquele que é o proprietário, criador e destruidor, Ele é Bhagavan, ou Deus.

Ele é mencionado nas escrituras Védicas (Srimad-Bhagavatam, 1.3.28):

Ete camsa-kalah pumsah, krsnas tu bhagavan svayam” -Krsna é a Suprema Personalidade de Deus. Devemos servi-Lo fazendo um voto a partir de hoje, no dia do Ano Novo. O que quer que tenha acontecido já aconteceu. Temos que esquecer todas essas coisas materiais e recomeçar nossa consciência de Krsna. Então, nossa celebração de Ano Novo será bem sucedida!

nr-deham adyam su-labham su-durlabham
plavam su-kalpam guru-karnadharam
mayanukulena nabhasvateritam
puman bhavabdhim na taret sa atma-ha
(Srimad-Bhagavatam 11.20.17)

O corpo humano, que pode conceder todo o benefício em vida, é automaticamente obtido pelas leis da natureza, embora seja uma conquista muita rara. Esse corpo humano pode ser comparado a um barco construído perfeitamente, tendo o mestre espiritual como o capitão e as instruções da Personalidade de Deus como os ventos favoráveis, impelindo-os em seu curso. Considerando todas estas vantagens, um ser humano que não utiliza sua vida humana para atravessar o oceano da existência material, deve ser considerado o assassino de sua própria alma.

Nr-deha significa corpo humano. Recebemos um corpo humano, o que é muito raro, e agora está fácil realizar bhajana. No entanto, podemos ver que outras entidades vivas não criam armas de destruição em massa, mas muitos arranjos para manter seu estilo de vida. Se acontece algo, eles brigarão uns com os outros com suas garras e dentes, e no momento seguinte, se esquecem de suas brigas. Mas nós, seres humanos, nos tornamos vingativos e nos tornamos mais ferozes que os tigres, ursos, leões e outros animais selvagens. Em nenhum lugar do mundo vemos problemas com outras entidades vivas. Somente os seres humanos têm esses problemas.

Como podemos nos tornar calmos e tranquilos uns com os outros? Isso só é possível se praticarmos bhajana (absorção na prática espiritual). Nr-deham adyam su-labham su-durlabham, plavam su-kalpam guru-karnadharam: este corpo humano é como um barco indo de um lugar ao outro, em várias direções. Um capitão é necessário para o barco. Quem é o capitão? O guru fidedigno é o capitão do barco (este corpo humano). Estamos situados à beira-mar no Havaí. Vemos todos os dias alguns barcos flutuando na costa do Oceano Pacífico. Estes barcos têm velas, e quando as velas apanham vento, os barcos se movem muito rapidamente. Da mesma forma, sadhu-sanga (associação com os devotos do Senhor) é o vento favorável. Através de sadhu-sanga podemos avançar muito rapidamente em Consciência de Krsna. Nossas vidas serão mantidas de forma muito fácil, e poderemos estar calmos e tranquilos, em harmonia uns com os outros. Assim, nossa celebração aqui será bem-sucedida.

Geralmente, as pessoas entendem o significado da felicidade em termos de corpo e mente, saúde e dinheiro, e bons filhos e filhas. Eles consideram que se tiverem isso, serão felizes. Mas todos estão infelizes, apesar de todas essas coisas. Por um longo tempo, desde a criação deste mundo, estamos indo e vindo, nascendo e morrendo, mas ainda não estamos satisfeitos.

Nos esquecemos de Krsna. Somos partes integrantes de Krsna, mas nos esquecemos dEle. Por isso que Sua maya (energia material) ilusória nos pegou e nos trouxe para este mundo, cobrindo nosso corpo constitucional, forma e qualidades com dois corpos: o corpo físico e o corpo sutil.

Nós estamos buscando arduamente, daqui para lá, sermos felizes, mas realmente todo mundo é infeliz. Apenas um guru verdadeiramente qualificado pode nos ensinar como o processo de servir a Krsna pode ser alcançado. Então, pela prática e amadurecimento de bhakti-sadhana (prática espiritual no caminho devocional), nos tornares felizes.

Minha benção é: estou orando a Krsna para que Ele despeje Sua misericórdia sobre todos vocês, de modo que sejam felizes em todos os sentidos: corpo, mente e alma.

Vocês têm alguma pergunta?

Haladhara dasa: Qual é o significado do nome de Radha, ou Radharani?

Srila Gurudeva: Radha significa “sempre servindo Sri Krsna, ‘agradar a Krsna.’ Além disso, Ela fica contente com Krsna. Radha significa: “Ela corre até Krsna para servi-Lo.” Radhika significa “Krsna busca por Radha e a satisfaz.” Krsna significa: “muito belo e tem muitas boas qualidades.” Rupa-madhuri: Ele é muito, muito belo. Venu-madhuri: Seu modo de tocar a flauta é muito, muito doce. Guna-madhuri: Ele é cheio de qualidades muito doces. Lila-madhuri: Seus passatempos são dulcíssimos. Por essas qualidades, Krsna atrai a todos os seres do mundo e os livra. Todos os seres vivos:  aves, animais e todas as outras criaturas, são atraídos por Ele. Por isso Ele é Krsna.

Krsna é o oceano de rasa (doçura transcendental), o oceano de relacionamentos transcendentais, e Radha é o poder principal de Krsna e a corporifição de maha-bhava (sentimentos espirituais mais elevados). Pelo doce serviço a Krsna, Ela o atrai e o controla. Embora Radha e Krsna não sejam dois corpos, apenas um, Krsna é a única Pessoa Suprema e Radha é Sua sakti, ou poder, dentro Dele. Através de lila-vilasa, doces passatempos, Eles tornaram-se dois corpos, mas são em veradade uma só alma.

Jay Srila Gurudeva!
Gaura Premanande! Haribol!

Retirado do site Pure Bhakti