Sri Jayadeva Gosvami e O Sri Gita Govinda: A Joia entre os Livros

O Desaparecimento de Sri Narahari Seva-Vigraha Prabhu
28 de janeiro de 2016
Calendário Vaisnava- Fevereiro 2016
31 de janeiro de 2016

Sri Jayadeva Gosvami e O Sri Gita Govinda: A Joia entre os Livros

Dandavats Pranamas! Todas as glórias a Sri Guru e Gauranga! Neste ano de 2016, o dia do desaparecimento de Srila Jayadeva Gosvami, associado íntimo de Sri Caitanya Mahaprabhu e autor do famoso livro Sri Gita Govinda, é no dia 30 de janeiro! Estamos entusiasmados para compartilhar com vocês algumas das glorificações de Srila Gurudeva Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja sobre esse grande santo Gaudiya.

Publicação do Sri Gita-Govinda

O Sri Gita Govinda é a joia entre os livros, encontrado por Sri Caitanya Mahaprabhu.

O Sri Gita Govinda é a joia entre os livros, encontrado por Sri Caitanya Mahaprabhu.

Los Angeles, 12 de maio de 2003

Sri Jayadeva Gosvami era um maha-bhagavata (santo perfeito) muito elevado, e ele escreveu um livro chamado “Gita Govinda”, que significa “As Glórias de Govinda.” Quando Sri Caitanya Mahaprabhu viu este livro, ele fez uma cópia e instruiu seus seguidores a ter um também. Naquele tempo não havia nenhuma gráfica – livros eram reproduzidos à mão – assim, Mahaprabhu ordenou que seus seguidores o anotassem, e então, pregassem. Em Jagannatha Puri, todos os Vaisnavas e associados de Sri Caitanya Mahaprabhu escreveram o livro e fizeram um colar para si com as belíssimas canções contidas nele.

O Sri Gita Govinda é a joia entre os livros, encontrado por Sri Caitanya Mahaprabhu. Todos sabemos que Sri Jayadeva Gosvami escreveu este belo Gita Govinda, mas sem Sri Caitanya Mahaprabhu, ele teria permanecido guardado, como uma pérola em uma concha de ostra, ou uma joia em um baú. Foi Sri Caitanya Mahaprabhu quem manifestou as glórias do Sri Gita Govinda.

Assim como, sem Srila Rupa Gosvami ninguém teria conhecido os humores íntimos de Sri Caitanya Mahaprabhu, da mesma forma, por Sri Caitanya Mahaprabhu ter saboreado os humores do Sri Gita Govinda, suas glórias se manifestaram para o mundo inteiro! Já expliquei esta filosofia elevada, mas apenas raros devotos neste mundo podem compreendê-la. Eu chamei vocês  aqui apenas para dar-lhes isso.

Nosso assunto é tão elevado, e eu peço a todos vocês para ouvirem esta doce e poderosa discussão sobre Sri Krsna com muito cuidado! Eu sei que embora alguns devotos estejam ouvindo agora, após a minha partida, eles manterão minhas palavras no congelador. Nunca façam isso! Tentem repetir em suas mentes o que temos discutido. Se qualquer outra coisa vier à mente de vocês depois de ouvirem harikatha e vocês ficarem pensando nisso, o harikatha poderá deixar seus corações. Por isso, à noite, antes de dormir, lembrem-se de todos estes temas e tentem torná-los seus. Tenho dado harikatha a vocês, então tentem diariamente lembrar-se do que eu tenho dito, e anotá-los em seus corações. Estamos discutindo temas muito elevados.

Gita-Govinda, A Joia Entre Os Livrosgita govinda

Badger, California- 19 de maio, 2003

sancaradadhara sudha madhura
dvani mukharita mohana vamsam

valita drgancala cancala mauli kapola vilola vatamsam
rase harim iha vihita vilasam
smarati mano mama krta praihasam
Sri Gita-govinda, capítulo 2, verse 2

“O minha querida, o sorriso amoroso de Sri Krsna durante Seus passatempos de rasa ainda estão em minha mente. Ah! Como Seus doces lábios tocam Sua encantadora flauta, e Seus olhos inquietos estavam repletos de saudade! Como Sua coroa brilhava, bem como Seus belos brincos brincavam sobre suas bochechas! “

candraka caru mayura sikhandaka mandala balayita kesam
pracura puradara dhanuranranjita medura mudira suvesam
rase harim iha vihita vilasam
smarati mano mama krta parihasam
Sri Gita Govinda, capítulo 2,verse 3

Sri Jayadeva Gosvami era um maha-bhagavata (santo perfeito) muito elevado, e ele escreveu um livro chamado “Gita Govinda”, que significa “As Glórias de Govinda.”

Sri Jayadeva Gosvami era um maha-bhagavata (santo perfeito) muito elevado, e ele escreveu um livro chamado “Gita Govinda”, que significa “As Glórias de Govinda.”

“O cabelo de Krsna, decorado com lindas penas de pavão curvadas como a lua minguante, era semelhante a uma nuvem que irradia muitos arco-íris!”

Esta canção é muito elevada. Às vezes, Srimati Radhika – com ou sem razão, ou com uma sombra de razão, ou tendo criado algum motivo em Sua mente – torna-se manavati. Manavati significa emburrada (com raiva ciumenta amorosa transcendental ). Certa vez, quando Krsna havia se aproximado delA enquanto estava neste humor, Ela disse a ele: “Oh pessoa negra, vá embora daqui! “E ela virou o rosto para o outro lado. Ele continuamente implorava para Ela lhe perdoar; mas naquele dia Sua maan estava muito forte e, por fim, ele deixou aquele lugar.

Depois que Krsna partiu, Lalita-devi viu que Srimati Radhika se lamentava e chorava por Ele, e cantarolava: “Por que eu fiz o que fiz? Agora estou lembrando de como Ele vinha a mim, quão doce Ele era, e como Ele colocava Sua flauta nos Meus pés de lótus. Oh, por que eu permaneci em maan? Que vergonha! Por que eu fiz isso? “Ela continuamente se arrependia, pensando:”Como Ele fala de forma tão amorosa… Ele pode capturar qualquer coração muito facilmente! “

 Lalita disse: “Por que você não é capaz de esquecê-Lo?”

 Srimati Radhika respondeu: “Como posso esquecê-Lo? Este é o ponto- Eu quero esquecê-lo, mas eu não posso.”

 Lalita disse: “Então, o que mais eu posso fazer? Eu não posso ajudá-la! Eu disse para você desistir desse Negro; mas você não me obedece, então o que posso fazer ?! “

 Lembre-se sempre que qualquer tipo karma, jnana, yoga, tapasya, e assuntos mundanos não devem cobrir sua bhakti. Não dê importância a nenhuma outra coisa senão bhakti (devoção amorosa a Deus)! Lembre-se sempre que, bhakti pura é nossa meta e objeto. Esta era também a meta de Srila Rupa Gosvami, de todo os Vaisnavas Sri Rupanugas, de Parama-pujyapada Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja e a minha. Eu vim apenas para distribuir estas sagradas verdades.

O humor de Jayadeva em Dasa Avatara

“Nos dez versos da primeira canção do primeiro ato do Sri Gita Govinda, Sri Jayadeva descreveu os passatempos encantadores dos avataras de Bhagavan Sri Krsna. Sri Krsna se manifesta sob a forma destes dez avataras. Ele libertou os Vedas, na forma de Matsya, ele protegeu o mundo na forma de Kurma, ele salvou a Mãe Terra na forma de Varaha, ele matou Hiranyakasipu na forma de Nrsimha, ele enganou Bali e o conquistou na forma de Vamana, ele aniquilou os ksatriyas perversos na forma de Parasurama, ele castigou os malfeitores na forma de Balabhadra, estabeleceu a compaixão em forma de Buda e matou os bárbaros na forma de Kalki. O Bhagavan Sri Krnsa! Oh vós que assumiste essas dez encarnações, reverências a você. “

Nos dez versos da primeira canção do primeiro ato do Sri Gita Govinda, Sri Jayadeva descreveu os passatempos encantadores dos avataras de Bhagavan Sri Krnsa.

Nos dez versos da primeira canção do primeiro ato do Sri Gita Govinda, Sri Jayadeva descreveu os passatempos encantadores dos avataras de Bhagavan Sri Krsna.

Comentário de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja do Gita Govinda, ato o1/ verso 16
Mathura, India: Janamastami manhã de 2000

Por que Jayadeva Gosvami, que é tão rasika (perito em doçuras transcendentais), iniciou seu Sri Gita Govinda com uma descrição dos dez avataras proeminentes? Se uma pessoa só come rasamalaya no café da manhã, almoço e jantar, ela nunca a apreciará. Mas, se ele come algo amargo, salgado demais, azedo, e tantas outras preparações, então, quando ele saborear rasamalaya, ele pensará: “Esta é a rainha de todas as preparações!” Da mesma forma, Jayadeva Gosvami glorificou os maravilhosos passatempos de todos os avataras para incrementarmos o valor que atribuímos a Krsna. Kesava dhrta dasa-viddha rupa.  O próprio Krsna apareceu nestas dez formas. Se há vinte lutadores valentes reunidos em um só lugar e todos eles lutam entre si, quando todos forem derrotados e sobrar apenas um, pensaremos que ele é tão perito e poderoso! Caso contrário, se comparecêssemos a esta mesma luta em uma situação em que não houvesse oponentes, não seriamos capazes de apreciar seu talento espetacular.

Nesta canção, Jayadeva Gosvami apresenta a evolução gradual da concepção teísta ao atrair todas as jivas que estão em diferentes etapas de sua própria evolução espiritual. Nem todos se sentirão atraídos pela rasa-lila (passatempos amorosos transcendentais), mas sua primeira atração pode ser por Matsya, Kurma ou Nrsimha. Mesmo Sri Caitanya Mahaprabhu viveu diversos passatempos a fim de atrair e dar misericórdia para todos.

Jay Sri Jayadeva Gosvami ki! Jay!!!
Gaura Premanande! Haribol!

Veja e compartilhe do link original: http://www.bhaktiyogapura.com/2015/01/sri-jayadeva-gosvami-e-o-sri-gita-govinda-a-joia-entre-os-livros/