O Voto de Ekadasi

A razão fundamental ao seguir Ekadasi
3 de fevereiro de 2016
Não controle ou critique o próximo (1)
4 de fevereiro de 2016

Dandavats Pranamas! Jay Sri Sri Guru e Gauranga! É com grande alegria que oferecemos esta aula sobre o importante voto do sagrado dia de Ekadasi tithi, sendo fundamental sua observância para a vida devocional. Por favor, aceitem esta palestra dada por Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, no Havaí, em 13 de maio de 2000.

GurudevaEkadasi

Todos vocês estão observando Ekadasi hoje. Nós devemos certamente observar Ekadasi evitando estritamente grãos, ou qualquer alimento preparado com algum tipo de grão, como trigo, cevada, milho, e assim por diante. Se você observar Ekadasi, cantar o santo nome, ouvir harikatha em associação elevada, sempre permanecer com devotos avançados, e praticar qualquer um dos nove membros de bhakti, você nunca cairá.

Às vezes, devido a Kali Yuga (era das desavenças e hipocrisia) e maya (energia ilusória), tornamo-nos fracos e não podemos seguir os votos. Essa é a razão pela qual nós caímos. Em qualquer situação, não devemos esquecer de cantar e lembrar de Krsna, e também de seguir Ekadasi. Mesmo que você esteja enfraquecido, tente seguir rigorosamente esses princípios.

Você sabe a razão pela qual as ondas se movimentam, e porque em dias especiais- de Ekadasi para Purnima e Ekadasi para Amavasya – elas se elevam? Mesmo que não haja vento, ainda assim, de Ekadasi para a lua cheia e lua escura, a água aumenta e há muitas ondas altas. Por que isso ocorre? Devido a lua. A água e as ondas aumentam devido a lua. A lua se aproxima daqui nesses dias, e extrai água.

Da mesma forma, há um pouco de água em nossos estômagos e corpos. Portanto, se não tivermos muito cuidado nesses cinco dias em cada quinze anos, a lua ampliará todas as doenças. Você pode verificar nos hospitais que a maioria das pessoas morrem nesses cinco dias.

Nós temos rasa, ou água, dentro de nós, e onde quer que haja líquido, a lua irá atraí-lo. Assim, todos os tipos de doenças aumentarão. No entanto, se formos muito cuidadosos, seguindo o antigo processo indiano (ou védico) de Ekadasi, isso pode ser controlado muito facilmente. Como fazemos isso? Por não beber água e tomar grãos. Se você está enfraquecido, mas está tomando água ou suco, mas não grãos, então você pode se preservar. Se você estiver se alimentando de qualquer preparação feita de grãos, estes absorverão a água e se tornarão saturados com essa água. Se você colocar uma pedra ou madeira na água, elas não absorverão água. No entanto, se você colocar qualquer papel ou algodão, eles absorverão tanto que permanecerão saturados por todo o dia. Não secarão, nem mesmo com o sol. Se você beber água, mas não comer grãos, então como a pedra, você não será afetado. No entanto, se você comer grãos, a lua atrairá a água, esses grãos se tornarão saturados de água, e muitos tipos de doença se manifestarão. Você poderá até mesmo morrer; então, seja cauteloso quanto a isso.

Aqui está uma outra analogia para nos ajudar a compreender. O governo permite que, a cada semana, haja um ou dois dias de feriado. Por que eles fizeram um ou dois feriados? Por que não trabalhar todos os sete dias de cada semana? Se você trabalhar a cada dia dos sete dias, você ficará esgotado, e não será capaz de continuar no dia seguinte. Da mesma forma, o estômago contém tantos vermes, que digerem o que comem. Se você não lhes der descanso, eles não serão capazes de continuar a fazer digestão, e adoecerão. O mundo inteiro está sofrendo devido a não dar nenhum descanso ao estômago.

No entanto, a razão mais importante ao seguir Ekadasi é: Ekadasi é o próprio Krsna. Krsna se tornou Ekadasi. Ele desce a este mundo no dia de Ekadasi, cuida de todas as pessoas que estão observando este voto, e concede misericórdia especial a elas. Portanto, devemos observar Ekadasi.

Certa vez, no dia de Ekadasi, Sri Caitanya Mahaprabhu estava em Puri com todos os Seus associados como Svarupa Damodara, Raya Ramananda, Nityananda Prabhu, e milhares de outros devotos. Eles estavam realizando kirtana durante todo o dia e noite – lembrando de Krsna, ouvindo harikatha, e não dormiram nem por um momento. Entretanto, cerca das 20:00hs da noite, os pandas (sacerdotes) de Jagannatha Puri trouxeram uma grande quantidade de uma deliciosa e doce maha-prasada (alimento oferecido a Krsna), colocando-a na frente de Mahaprabhu e Seus devotos.

Está dito tanto nas escrituras, como nos Puranas e outros livros sagrados que, quando se recebe maha-prasada, deve-se honrá-la imediatamente, sem hesitar. Quando Caitanya Mahaprabhu viu a maha-prasada, Ele ficou extremamente feliz! Ele orou de muitas formas para maha-prasada e realizou parikrama (circungirou-a) durante toda a noite. Ele citou muitos slokas dos sastras, explicando que, mesmo que maha-prasada seja tocada por porcos, corvos, e cães ainda assim é maha-prasada: ela é muito poderosa! Nós não devemos desonrá-la, pelo contrário, devemos ingeri-la. Mesmo que esteja estragada ou ressecada, ou tenha sido trazida de locais distantes, ainda assim devemos honrá-la.

Quando amanheceu, Mahaprabhu se banhou no mar, juntamente com todos os seus associados, e, em seguida, lhes disse: “Agora, vamos partilhar esta prasada e honrá-la.”

No dia de Ekadasi, devemos honrá-lo não ingerindo grãos. Ekadasi é a mãe de Krsna-bhakti (devoção amorosa por Krsna). Se você não seguir Ekadasi, krsna-bhakti, amor e afeição, nunca despertarão no coração. Se você é jovem e forte, você pode jejuar durante todo o dia, não ingerindo nada: nem frutas, legumes, sucos, até mesmo água. Se você não é tão resistente, se está doente ou é um idoso, você poderá comer poucas frutas, suco ou leite. Não tente ingerir uma grande quantidade de suco, um ou dois litros, três ou quatro vezes por dia, rubady (um doce), ou outras preparações. Você deve comer bem pouco, apenas para manter sua vida. Não durma durante todo o dia, e cante como Srila Haridasa Thakura. Assim, o fruto do Ekadasi virá.

Há tantos exemplos sobre Ekadasi no Srimad-Bhagavatam, tais como a história de Ambarisa Maharaja. Maharaja Ambarisa era um rei muito poderoso, que foi atacado por um assistente de Durvasa Rsi. Durvasa não era uma pessoa irritada. Ele é uma manifestação de Maha-Sankara (Senhor Shiva). Ele era um devoto de alta classe, e queria glorificar bhaktas e Ekadasi, então ele pregou uma peça, assim como Sankara pregou a filosofia mayavada sob a ordem de Krsna. Sankara fez isso para o bem-estar do mundo inteiro.

Não podemos entender por que o sábio Durvasa fez tantas coisas aparentemente cruéis. Na verdade, ele é um devoto exaltado, sempre servindo e glorificando Krsna. Ele queria dar alguns ensinamentos para nós, almas condicionadas. É por isso que, pouco antes de Dvadasi /paran (o tempo exato para quebrar o jejum de Ekadasi), ele disse a Maharaja Ambarisa: “Eu estou aceitando o convite para honrar prasada aqui, mas primeiro tenho  que me banhar no rio e cantar meus gayatri mantras.” O rio Yamuna estava muito próximo, então ele foi até lá para se banhar e recitar orações, e intencionalmente retornou tarde, após o tempo do paran (período para quebrar o jejum) ter se encerrado.

Devemos tentar ser humildes como Ambarisa Maharaja, e muito fortes nas conclusões de Bhakti. Ele era tão humilde que durante um ano esperou Durvasa voltar pensando: “Devo satisfazê-lo primeiro, e só após poderei honrar prasada.” Ele era muito humilde:

trnad api sunicena
taror api sahisnuna
amanina manadena
kirtaniyah sada harih

“Pensando ser ainda menor e mais inútil do que uma insignificante folha de grama, que é pisoteada por todos; sendo mais tolerante do que uma árvore, que tudo dá sem pedir nada em troca; abrindo mão do falso orgulho e oferecendo respeito a todos de acordo com suas respectivas posições; desta forma, deve-se continuamente cantar o santo nome de Sri Hari. “(Sri Siksastaka, verso 3)

Devemos ser mais humildes que uma folha de grama que é espezinhada, porém nunca protesta. Devemos ser mais tolerantes do que as árvores, cuja casca, madeira, frutas, sombra, e sementes- tudo é para o próximo. Mesmo que você venha a cortar a árvore, ainda assim ela lhe dará sombra, frutos, e sua madeira para cadeiras, camas, etc. Mesmo que ela esteja secando e morrendo, ainda assim, ela não pedirá por água. Devemos ser mais humildes do que uma árvore.

Tentem honrar a todos, de acordo com as suas qualificações em Bhakti. Não desejem ser glorificados. Se agirem assim, então quando cantar e lembrar, vocês serão capazes de alcançar krsna-prema (amor puro por Krsna) muito facilmente! Caso contrário, não.

Jay Ekadasi tithi ki! Jay!
Jay Srila Gurudeva ki! Jay!
Gaura Premanande! Haribol!!!