Pela Misericórdia do Meu Guru

As Glórias de Srila Narottama Dasa Thakura
22 de fevereiro de 2016
O dia do aparecimento de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura
27 de fevereiro de 2016

Pela Misericórdia do Meu Guru

Dandavat Pranamas! Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gauranga! Em 2016, dia 25 de fevereiro, é a auspiciosa data do Divino Aparecimento de Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja. Srila Narayana Gosvami Maharaja deu esta linda palestra no dia do seu desaparecimento, o primeiro dia de Kartika, em 2006. Por favor, aceitem esta glorificação feita por Ele em homenagem ao seu Guru Maharaja!

Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja

Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja

De onde eu vim? Nasci no local do demônio Jarasandha. Pela misericórdia infinita do meu Guru Maharaja, Ele atraiu essa pessoa sem qualificações, e me abrigou em Seus pés de lótus. Por Sua misericórdia, me tornou qualificado para compreender a missão de Sri Caitanya Mahaprabhu e pregá-la em todo o mundo.

Eu tive a boa fortuna de ser capaz de realizar serviço a Ele sem nenhuma duplicidade. Certa vez, o servo pessoal do meu Gurudeva chamado Ananga Mohana Prabhu, estava sofrendo de tuberculose. Naquela época, eu me aproximei do meu Gurudeva e disse: “Continue pregando. Aceitarei a responsabilidade de cuidar de Ananga Mohana Prabhu.” Anos mais tarde, Srila Trivikrama Maharaja me disse:

“A razão pela qual você está pregando com tanto sucesso em todo o mundo, é porque você deu sua vida para servir o servo do seu Gurudeva. Por isso, nosso Gurudeva abençoou você plenamente, em todos os sentidos.”

"A razão pela qual você está pregando com tanto sucesso em todo o mundo é porque você deu sua vida para servir o servo de seu Gurudeva. Portanto, nosso Gurudeva abençoou você plenamente, em todos os sentidos. "

“A razão pela qual você está pregando com tanto sucesso em todo o mundo é porque você deu sua vida para servir o servo de seu Gurudeva. Portanto, nosso Gurudeva abençoou você plenamente, em todos os sentidos. “

É somente pela misericórdia de Gurudeva que eu fui capaz de traduzir o Jaiva-dharma do Bengali para o Hindi. Agora, por sua misericórdia apenas, o Jaiva-dharma e outros livros de Srila Bhaktivinoda Thakura, como o Sri Bhajana-rahasya, estão sendo traduzidos em muitas línguas, como inglês, francês, alemão, espanhol e chinês. Tudo isso é devido a sua misericórdia.

Por sua misericórdia tantas centenas de bengalis, devotos de Delhi e estrangeiros vieram para cá, e por sua misericórdia alguns deles se tornaram até mesmo qualificados para receber sannyasa.

Nossa boa fortuna é que Sri Ananda Prabhu, o cozinheiro pessoal do meu Gurudeva, está aqui hoje. Ele era tão querido por Gurudeva. Ele sabia quando Gurudeva estava com fome ou com sede, e de acordo com o desejo de Gurudeva ele manifestava o que fosse necessário. É nossa grande sorte que, de todos os meus irmãos espirituais, Ananda Prabhu esteja aqui.

Pela misericórdia infinita do meu Guru Maharaja, ele atraiu esta pessoa sem qualificações e deu-me um lugar a seus pés de lótus.

Pela misericórdia infinita do meu Guru Maharaja, ele atraiu esta pessoa sem qualificações e deu-me um lugar a seus pés de lótus.

Como meu Gurudeva estava sempre preparado para dar sua vida em serviço ao seu Gurudeva, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada! Certa vez, quando Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta estava fazendo o Sri Navadvipa-dhama parikrama, os sahajiyas e os jata-gosais, (aqueles que são contra a pregação de Srila Bhaktivinoda Thakura e Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura) se juntaram em Praudhamaya com a finalidade de matá-lo. Eles se reuniram em grandes grupos, jogando garrafas de refrigerante, vidro e pedras.

Todos correram para salvar suas próprias vidas, incluindo os sannyasis e os principais discípulos de Srila Sarasvati Prabhupada. Mas, nosso Gurudeva levou Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta até um quarto, e cheio de preocupação suplicou: “Por favor, me dê sua roupa de sannyasa. Usarei ela, e você pode vestir minha roupa branca. “

Srila Prabhupada deu sua roupa de sannyasa e sua danda ao meu Gurudeva. Acreditamos que esta foi a sua verdadeira iniciação de sannyasa!

Muitos anos após o desaparecimento de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta deste mundo, ele apareceu ao meu Gurudeva em sonho e lhe deu sannyasa por três vezes. Ele dizia: “Oh Vinoda, você não recebeu sannyasa, e, portanto, minha pregação está completamente estagnada.” Ele deu a Gurudeva o voto de sannyasa por três vezes em sonho. Mais tarde, a cerimônia de sannyasa foi formalizada por Sri Srimad Bhakti Raksaka Sridhara Maharaja em Katva.

Como meu Gurudeva estava sempre preparado para dar sua vida em serviço ao seu Gurudeva, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada!

Como meu Gurudeva estava sempre preparado para dar sua vida em serviço ao seu Gurudeva, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada!

Qual era a especialidade do meu Gurudeva? Ele era muito filosófico, com pleno conhecimento de todo o sastra, e ao mesmo tempo era também um grande rasika (aquele que saboreia  amor extático por Krsna, e conhecedor do todas as rasas, doçuras) Vaisnava. Sem estas duas qualidades, ele não poderia ter composto astakams (poesia devocional que consiste em oito versos) como este:

radha-cinta-nivesena yasya kantir vilopita
sri-krsna-caranam vande radhalingita-vigraham

“Eu adoro os pés de lótus desta belíssima forma de Sri Krsna, que devido a estar completamente imerso em separação de Radhika (que está exibindo mana, seu humor de raiva ciumenta), Sua própria pele escura desaparece e assume a brilhante compleição dourada dela; ou, adoro o pés de lótus de Sri Krsna quando Ele é abraçado por Radhika (após ter quebrado Sua mana).”
(Sri Radha-Vinoda-Vihari-Tattvastakam, verso1)

Todos os seus escritos eram muito poéticos, e seguiam estritamente a linha de Srila Rupa Gosvami. Ele nos revela aqui como Krsna levou Radhika para Srngara-vata, e, em seguida, desapareceu devido ao medo das outras gopis. Em profunda separação de Srimati Radhika, Ele então veio a Imlitala, onde, estando completamente absorto nela, manifestou a forma de Sri Caitanya Mahaprabhu. Embora a forma de Sri Krsna permanecesse, Sua compleição e humores eram totalmente os de Radhika

Quão maravilhoso é a canção de mangala-arati do meu Gurudeva: “mangala sri guru-gaura mangala murati – Glórias as auspiciosas formas de Sri Guru e Gaura!”(Mangala Arati, verso1)

Esta canção é a essência dos livros Sri Govinda-Lilamrta e Sri Krsna-bhavanamrta. Em essência, o passatempo mangala-arati é descrito lá.

Quando meu Gurudeva escreveu esta canção mangala-arati, eu era muito novo. Eu não conhecia  nada. Portanto, quando ele me mostrou esta composição e perguntou: “Você gostou?” Eu disse: “Oh, parece muito longo. Os poemas de Srila Bhaktivinoda Thakura são mais curtos. “Naquela época nenhum dos devotos da Matha sabia muito sobre os passatempos de Radha e Krsna. Ainda assim, meu Gurudeva deu a asta-kaliya-lila de Radha-Krsna. Naquele momento, no final da noite, Lalita, Visakha e as outras gopis estão buscando saber: “Eles já estão acordados? “E Vrnda-devi está fazendo todos os preparativos para os passatempos de Casal Divino.

1

Sri Sri Radha-Vinoda Bihariji, Sri Caitanya Mahaprabhu, Srimati Vrinda-devi, e Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja na Sri Kesavaji Gaudiya Matha.

Apesar de ser muito rasika, se alguém dissesse algo contra seu Guru Maharaja, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, meu Gurudeva se tornava um raio! Certa vez,  alguém ( do grupo dos babajis sahajiyas) escreveu um artigo e fez alguma propaganda, dizendo: “Oh, os membros da Gaudiya Matha não sabem nada. Eles só chupam a casca seca da manga, enquanto nós, babajis, estamos bebendo a rasa dos passatempos de Krsna. “

Quando meu Gurudeva se irritou e acusou estes babajis de desrespeitarem seu Guru Maharaja, eles entraram com um processo judicial de mil rúpias [equivalente a onze mil dólares] contra ele. Naquela época, Gurudeva me enviou, junto com Pujyapada Trivikrama Maharaja, Pujyapada Vamana Maharaja e Pujyapada Nrsmha Maharaja, para Medinapur. Gurudeva nos disse: “Este é uma causa grande. Nós não devemos contratar um advogado comum, de dez rúpias (vinte centavos).” Assim, contratamos o melhor advogado em Calcutá, e com cinco testemunhas nós apresentamos nosso caso ao tribunal: Gurudeva, Pujyapada Vamana Maharaja, Pujyapada Trivikrama Maharaja, Pujyapada Nrsmha Maharaja e eu.

Meu Gurudeva usou uma linguagem muito forte, dizendo: “Eles são sahajiyas! Eles não têm siddhanta e nenhuma pureza!” Meu Gurudeva destruíu completamente os argumentos da causa deles . Quando o juiz estava dando seu veredicto, pediu a Gurudeva para usar uma linguagem mais suave, mais educado “. Meu Gurudeva respondeu: “Eu não vim a este mundo para falar linguagem educada. Eu sou um sannyasi. Apenas nós, pregadores, temos o direito de falar firme. É nossa responsabilidade falar, para a purificação da sociedade. Ninguém mais pode fazê-lo. “

Outra vez, quando meu Gurudeva estava visitando-nos em Mathura, alguns seguidores do Nimbarka-sampradaya escreveram um artigo em uma revista chamado Sri Sudarsana, dizendo que quando Sri Caitanya Mahaprabhu se encontrou com Kesava Kasmiri, Kesava Kasmiri derrotou-O e deu-lhe o gopala-mantra. Assim, Sriman Mahaprabhu se tornou o discípulo de Kesava Kasmiri.

Esta publicação chegou a mim e eu mostrei-a para o meu Gurudeva. Seu rosto de imediato ficou vermelho, ele ficou com raiva, e mandou-me pegar um pedaço de papel. Ele, então, ditou, e eu escrevi que, nunca houve Nimbarka em nossa história e nenhum livro de Nimbarka. Ele disse que Srila Jiva Gosvami e nosso outros Gosvamis, Sri Madhavacarya, Sri Ramanuja, Srila Gopal Bhatta e todos os outros acaryas anteriores nunca escreveram sobre alguém chamado Nimbarka Acharya. Os seguidores desta pessoa falsa costumavam dizer que, Nimbarka Acharya viveu na época de Krsna. Se isso fosse verdade, por que nenhum dos acaryas escreveria sobre ele? Sankacarya nunca escreveu sobre ele e Srila Jiva Gosvami nunca escreveu sobre ele em seus Sandarbhas. Portanto, não existe nenhuma pessoa chamada Nimbarka – os seguidores desta pessoa falsa tinham inventado uma história.

Guru Maharaja explicou a partir das evidências do Sri Caitanya-caritamrta, que Kesava Kasmiri veio para Navadvipa e foi derrotado por Sri Caitanya Mahaprabhu, e, logo após recebeu alguns ensinamentos do Senhor. Gurudeva escreveu: “A mentalidade: ‘Conquistarei o mundo inteiro” não é o ensinamento de Vidya, o conhecimento.” Nosso papel foi enviado para aquelas pessoas envolvidas em escrever o artigo equivocado, e ao receber elas  se tornaram bastante furiosas! “Oh, não há Nimbarka ?!” Eles desafiaram, e abriram um processo no tribunal por difamação. Nosso Guru Maharaja respondeu: “Provarei minhas declarações, assim que você entrar com um processo de milhões de rúpias por difamação. Você deve ir ao tribunal, e eu também estou indo. Estou preparado e provarei meus argumentos. “Ele provou todos os seus pontos de vista e os adversários se desculparam. Eles prometeram: “Nós nunca mais escreveremos nada desse tipo.”

Meu Gurudeva certa vez foi até o filho de Bhaktivinoda Thakura, Lalita Prasada, e pediu a ele todos os livros de Srila Bhaktivinoda Thakura que foram mantidos guardados por Lalita Prasada. Ele, então, imprimiu todos os livros e outras publicações de Srila Bhaktivinoda Thakura.

Jay Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja ki! Jay!
Gaura Premanande! Hari Haribol!!!

Por sua misericórdia, ele fez-me qualificado para compreender a missão de Sri CaitanyaMahaprabhu, e pregá-la em todo o mundo.

Por sua misericórdia, ele fez-me qualificado para compreender a missão de Sri CaitanyaMahaprabhu, e pregá-la em todo o mundo.