Como Encontrar Seu Guru?

Calendário Vaisnava- Maio 2016
24 de maio de 2016
Bhakti Yoga: O Caminho da Felicidade
27 de maio de 2016

Como Encontrar Seu Guru?

Como Encontrar Seu Guru?
Por Srila Bhakti Rakṣak Sridhar Gosvami Maharaja

Pergunta: Maharaja, sendo eu um devoto neófito, queria saber quais perguntas devem ser respondidas na mente ou coração para saber quem é seu Guru?

Srila Sridhara Maharaja: Primeiro sravan-dasa: você assistirá às palestras e ouvirá os conselhos e instruções de tantos possíveis gurus, e depois que terminar, você poderá chegar a uma conclusão pela sugestão de sua consciência espiritual: em quem você encontra as instruções e as impressões que podem satisfazer a demanda mais íntima do seu coração? Dessa forma, você selecionará. Você concluirá que tais profundas, envolventes, doces ondas instrutivas estão vindo de um lugar particular e que isso será saudável para você. Em geral, você deve procurar no śāstra (escritura sagrada) deixado pelos mahājans (santos elevados) qual deve ser a qualificação de um guru e qual deve ser a qualificação de um discípulo. Com humor apropriado e guiado pelo śāstra, você se aproximará de um Guru cuja posição é indubitável.

Você deve consultar o śāstra, que contém as inquestionáveis opiniões dos mestres espirituais, pessoas espiritualizadas, consultar-se, em seguida, se aproximar de pessoas das quais alguma vida espiritual pode vir. Ao se aproximar pessoalmente de todos os possíveis instrutores, um por um, você estará apto para decidir de acordo com seu consentimento interno e com quem sua tendência a aceitação selecionar para ser seu eterno guia, quem atrai ao máximo os sentimentos mais profundos do seu coração e satisfaz a mais profunda intenção sincera do seu coração. Então, você aceitará seu guia.

Suponha que você queira visitar um lugar como a África. Há tantos guias, e você está se familiarizando com eles para, em seguida, decidir quem será o guia mais seguro para levar-lhe e mostrar-lhe o lugar.

Estou sugerindo alguns conselhos necessário para você a partir da minha própria experiência, mas ao final, você será o juiz na seleção do seu guia. Ao consultar śāstra e sadhu, e após, com sua abordagem pessoal, você deve selecionar alguém cuja associação te toca de forma mais profunda. Você finalmente decidirá. A escolha deve partir de você e desta forma. Isso será seguro.

Pergunta: Maharaja, é possível despender muito tempo em busca de um Guru?

Srila Sridhara Maharaja: Enquanto você não estiver satisfeito, não sentir satisfação máxima, você não deve se entregar em qualquer lugar e para qualquer um. Você deve esperar algum tempo. Simultaneamente, você deve estar ávido e tentar assim que possível, porque a vida humana não é algo permanente; é vulnerável, e em qualquer momento podemos perdê-la.

Você deve estar desejoso, mas ao mesmo tempo, deve recorrer a todas as fontes possíveis até ficar satisfeito. Você deve entrar em contato direto com eles, pessoalmente, ou mesmo através de seus escritos. De qualquer forma, você os examinará de forma a saborear suas instruções e, então, escolher o que mais combina com você, em quem mais confia, e sentir: “Devo me atirar aqui, seja qual for meu futuro destino.”

Com essa ideia, você irá prostrar-se aos pés de tal grande Mahajana. Mas antes de finalmente lançar-se, rendendo-se completamente, você tentará o seu melhor para ter certeza. O desastre mais indesejável é deixar um Guru; é a maior maldição na vida de alguém, separar-se do Guru escolhido, por isso, busquemos dar nosso melhor para que não venhamos a passar por tal desastre. Sempre ore ao Senhor, ao transcendente: “Por favor, me ajude a escolher meu guardião, por favor me envie meu guia.” Esse é o espírito de oração ao supremo, todo onisciente, todo poderoso: “Por favor, mande meu guardião, por favor, mostre-me meu guia.”

Srila Bhakti Rakshak Sridhar Gosvami Maharaja- 02 de Janeiro,1982