Quem é o Senhor Nrsimhadeva?

Aparecimento Transcendental do Senhor Nrsimhadeva
19 de maio de 2016
Pelo Dia do Aparecimento de Sri Sri Radha Raman
21 de maio de 2016

Quem é o Senhor Nrsimhadeva?

Dandavats Pranamas! Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gauranga! Em 2016, 20 de maio, comemora-se o divino aparecimento do Senhor Nrsimhadeva, a encarnação do Senhor metade homem, metade leão, e protetor de todos devotos! Estamos muito felizes em oferecer esta aula dada no dia 14 de maio, na Califórnia, por Srila Gurudeva Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, na ocasião do Seu aparecimento transcendental.

Lord_Nrsmhadeva

Quem é Nrsimhadeva? Ele é o próprio Krsna – “Kesava dhrta narahari rupa” Krsna Kesava – Ele é o mesmo Kesava, mas não diretamente. Ele não é outro senão a Cakra.

Hoje é o dia auspicioso do aparecimento do Senhor Nrsimhadeva. Quem é Nrsimhadeva? Ele é o próprio Krsna – “Kesava dhrta narahari rupa” Krsna Kesava – Ele é o mesmo Kesava, mas não diretamente. Ele não é outro senão a Cakra. A Cakra de Krisna (arma em forma de roda) tornou-se Nrsimhadeva; e sempre que houver uma instalação de uma Cakra em algum templo, as orações são oferecidas para Nrsimhadeva .

A principal misericórdia do Senhor Nrsimhadeva é proteger os devotos. A Cakra que salvou Ambarisa Maharaja foi o próprio Nrsimhadeva, e a Cakra que matou Shishupala também foi Nrsimhadeva; não há diferença entre ambos. Todos os instrumentos (armas) que encontramos nas mãos de Krsna  manifestam como encarnações de Visnu; e também, podemos dizer que Suas encarnações são manifestações de Baladeva Prabhu.

Se você tem quaisquer dificuldades ou problemas oriundos de demônios ou outros similares e chamar por Nrsimhadeva, Ele virá e o salvará. Portanto, os Vaisnavas têm uma consideração especial  por Nrsimhadeva. Nós não adoramos muitas outras encarnações, como Vamanadeva, Kurmadeva ou Kalki, mas nós adoramos Nrsimhadeva.”

Já que não teremos que cozinhar pela manhã ou ao meio-dia de hoje, eu gostaria que todos os sannyasis e pregadores proeminentes, um por um, pudessem ler continuamente o sétimo canto do Srimad-Bhagavatam , e explicassem também os versos – até a parte onde Prahlada Maharaja se recusa a aceitar benefício material da Nrsimhadeva. As leituras devem incluir a forma como Prahlada ensinou todos os meninos demoníacos e fez deles Maha-bhagavatas; ou seja, deve incluir o capítulo na qual o verso iniciado com “susrusaya guru” está incluído. Eu quero que todos vocês compareçam e ouçam essas leituras.

Não há necessidade de tomar prasada antes do anoitecer, o momento do aparecimento de Nrsimhadeva. Apenas as crianças e aqueles que estão velhos e doentes, ou aqueles cujos médicos aconselharam não jejuar – estes podem comer algo para a sua manutenção. Se Nrsimhadeva observa que todos estão em jejum mesmo com dificuldades, ele ficará satisfeito. Caso contrário, se você ficar de brincadeira, ele negligenciará você. É por Nrsimhadeva que você está aceitando tapasya (austeridade); Eu quero que você atraia a misericórdia dele. Hoje fazemos  austeridade, como fazemos no Ekadasi, Gaura Purnima, Rama-Navami (o dia do aparecimento de Sri Ramachandra), e astamis como Janmastami e Radhastami. Estas austeridades não são como aquelas realizadas pelos yogues; estas são realizadas para atrair a misericórdia de Krsna, então tente seguir.

Agora, quero começar a nossa glorificação ao Senhor Nrsimhadeva.

A principal misericórdia do Senhor Nrsimhadeva é proteger os devotos. A Cakra que salvou Ambarisa Maharaja foi o próprio Nrsimhadeva, e a cakra que matou Shishupala também foi Nrsimhadeva; não há diferença entre ambos.

A principal misericórdia do Senhor Nrsimhadeva é proteger os devotos. A Cakra que salvou Ambarisa Maharaja foi o próprio Nrsimhadeva, e a cakra que matou Shishupala também foi Nrsimhadeva; não há diferença entre ambos.

Certa vez, Yudhisthira Maharaja realizou um sacrifício Rajasuya. Ele enviou seu exército sob a orientação de Bhima e Arjuna para conquistar o mundo inteiro, mas Ele não queria matar ninguém. Ele disse a seus líderes que se os reis e os príncipes das outras terras se rendessem sem luta, eles deveriam simplesmente cobrar algum imposto  deles, e esses reis e príncipes que desejavam lutar poderiam fazer. Bhima e Arjuna viajaram por toda parte e receberam  impostos de todos os outros reis, e quando voltaram, um elevado sacrifício de fogo foi realizado.

Surgiu uma questão: quem seria adorado primeiro no sacrifício para que seu festival fosse bem sucedido. Sahadeva propôs: “Krsna deve ser adorado em primeiro lugar, porque Ele é o Senhor dos senhores, o Senhor Supremo, e Ele está aqui!” Bhisma-Pitamaha e outros apoiaram esta proposta, mas Sisupala tornou-se muito irritado. Naquela época, ele era o líder de Duryodhana e todos os outros demônios, e ele tinha inveja de Krisna e queria matá-lo. Ele sabia sobre o prenúncio de que Krsna o mataria, então ele pensou que ele deveria matar Krsna primeiro e ser salvo. Ele havia desejado se casar com Rukmini, mas o astuto Krsna tinha seqüestrado-a na  frente dele e de todos os outros príncipes e reis, derrotando todos eles, vindo então a se casar com ela.

Krsna é pleno e satisfeito (purna). Ele não precisa de nada neste mundo e não há nada que Ele queira tirar de ninguém. Ainda assim, para que Seus passatempos transcendentais ocorram, Ele sequestrou Rukmini e se casou com ela, e Sisupala e os outros poderiam simplesmente “lavar as mãos”. Quando Krsna estava partindo com Rukmini, os outros príncipes e reis exclamaram: “Veja só, essa pessoa negra enganadora raptou Rukmini na frente de generais como Jarasandha e outros- e eles não foram capazes de impedi-Lo!  Krsna derrotou todos eles e levou -a!” Assim, Sisupala queria se vingar.

Agora ele olhava para Krsna e começou a criticar e abusar dele. Ele O desafiou: “Quem é essa pessoa ?!” Krsna, na verdade, não tem pai ou mãe, mas Shisupala acusara-O de que: “Esta pessoa tem dois pais, e ninguém sabe quem é o seu verdadeiro pai. Ele não tem varna (casta) e ninguém sabe de onde ele vem. Ele não é apenas um ladrão, mas uma pessoa luxuriosa – muito sensual. Quando ele vê alguma senhora, se sente-se atraído; e de alguma forma mágica, Ele traz aquelas senhoras. Além disso, Ele não está satisfeito com apenas uma senhora, Ele precisa ter milhares e milhões de mulheres. Não só isso, uma vez que Ele subiu em uma árvore com as roupas das gopis que estavam se banhando nuas, e Ele disse que elas devem vir até ele, uma a uma para recuperar suas roupas. Que tolice ! Você não tem inteligência e é tão louco que selecionou Ele para ser adorado primeiro. Enquanto estiver aqui, não permitirei isso!” Ao ouvir isso, Duryodhana e outros demônios aplaudiram.

Quando Krsna estava partindo com Rukmini, os outros príncipes e reis exclamaram: "Veja só, essa pessoa negra enganadora raptou Rukmini na frente de generais como Jarasandha e outros- e eles não foram capazes de impedi-Lo! Krsna derrotou todos eles e levou -a!" Assim, Sisupala queria se vingar.

Quando Krsna estava partindo com Rukmini, os outros príncipes e reis exclamaram: “Veja só, essa pessoa negra enganadora raptou Rukmini na frente de generais como Jarasandha e outros- e eles não foram capazes de impedi-Lo! Krsna derrotou todos eles e levou -a!” Assim, Sisupala queria se vingar.

Shisupala determinou que enquanto estivesse presente, não deixaria ninguém realizar  a primeira adoração a Krisna. Ele disse que lutaria para impedir isso, e assim conseguiu executar sua centésima ofensa.

Quando a mãe de Sisupala tinha dado à luz a ele, viu que tinha quatro braços. Naquela época, uma voz do céu anunciou que dois dos braços de Sisupala desapareceria em determinado momento, e que aquela pessoa que o visse, mataria-o. Todos os parentes tinham vindo para ver esta criança de quatro belos e fortes braços. A mãe de Sisupala era a irmã de Vasudeva, Kunti. Por costumes sociais, Krsna levou muitos ornamentos para esse menino, e sendo um representante de seu pai, veio ver seu primo-irmão. Quando Ele chegou perto de Sisupala, queria pegá-lo em seus braços, mas dois braços de Sisupala imediatamente desapareceram.  Sua mãe começou a chorar alto e disse: “Krsna, Você é meu sobrinho, então eu quero pedir uma benção a Você. Foi predito por uma voz do céu que, quem quer que visse meu filho e fizesse seus dois braços desaparecerem, mais tarde mataria-o. Portanto, oro a  você que não o mate. – mesmo que ele O ofenda “. Krisna respondeu: “Ok, eu darei a você essa benção. Apenas o matarei se ele ofender-me mais de 100 vezes. Caso contrário, não.” Sua mãe ficou muito feliz e disse: “Ele nunca faria isso. Eu o treinarei para ter um bom comportamento.”

Com Sisupala, por outro lado, ela decepou sua cabeça no mesmo instante. Uma luz muito refulgente imediatamente veio do corpo de Sisupala, e essa luz foi ao céu, depois voltou e entrou no corpo de Krsna.

Com Sisupala, por outro lado, ela decepou sua cabeça no mesmo instante. Uma luz muito refulgente imediatamente veio do corpo de Sisupala, e essa luz foi ao céu, depois voltou e entrou no corpo de Krsna.

Quando Sisupala tornou-se mais velho, ele soube deste fato. Ele, portanto, ficou com raiva e ofendia continuamente Krsna. Agora, quando ele o o havia ofendido por mais de 100 vezes, Krsna mandara Sua Cakra. A Cakra queria ir muito rápido – não na velocidade de quando ela tinha perseguido Durvasa. Ela estava apenas seguindo Durvasa e não o mataria. Com Sisupala, por outro lado, ela decepou sua cabeça no mesmo instante. Uma luz muito refulgente imediatamente veio do corpo de Sisupala, e essa luz foi ao céu, depois voltou e entrou no corpo de Krsna.

Yudhisthira Maharaja se questionava por que os rsis, yogues e maharsis, depois de milhares de nascimentos, cantando mantras como “so ham” “so ham”, não poderiam obter  o destino de sayujya-mukti (liberação impessoal). Como foi maravilhoso, então, esta luz ter entrado nos pés de lótus de Krsna. Mas para onde ele foi?

Narayana estava presente dentro do corpo de Krsna, porque todas as encarnações estão sempre em Krsna, o Senhor Supremo. Sisupala voltou para Narayana em Vaikuntha e se tornou seu porteiro Jaya, mas isso não foi visto externamente. O mundo inteiro está no estômago de Krsna. Narayana e outras encarnações também cabem lá, mas Seu estômago pode ainda estar vazio e Ele pode sentir fome.

Yudhisthira Maharaja não era uma pessoa comum. Bhima era muito forte e poderoso, e Arjuna também. No entanto, quando consideramos quem era mais forte -Yudhisthira, Bhima ou Arjuna – descobrimos que, onde Arjuna e Bhima não eram bem sucedidos, Yudhisthira Maharaja obtinha sucesso apenas por seu mero olhar.

Certa vez, Bhima  foi envolvido pelo corpo de uma serpente, que não queria soltá-lo. Yudhisthira então veio, e simplesmente olhou para aquela serpente, que partiu imediatamente. Então, não acho que Bhima e Arjuna sejam mais poderosos do que Yudhisthira. A Bhakti de Arjuna é superior a dos outros, mas dharma estava especialmente presente em Yudhisthira Maharaja. É por isso que ele era chamado de Dharmaraja, e é por isso que ele era tão poderoso.

Quando Yudhisthira Maharaja viu a alma de Sisupala entrar no corpo de Krsna, ele começou a pensar: “Como é maravilhoso! Até mesmo um yogi, rsi ou muni não tem esse tipo de misericórdia de Krsna.” Ele então perguntou a Narada Rsi,: “Você conhece tudo e você pode remover as minhas dúvidas. Então, por favor, me explique por que, uma vez que Krsna não tem medo de ninguém e Ele não quer nada de ninguém, uma vez que Ele é purnatama (completo), atmarama (satisfeito internamente ) e atmakama (satisfeito externamente), por que Ele fica do lado de devotos e semideuses? E por que Ele derrota ou mata demônios? Eu quero saber a razão. “

Narada respondeu que a causa de tudo isso é kala (tempo) – os resultados das atividades passadas. Às vezes, como durante a Satya Yuga, (a era da bondade), os semideuses e outros como eles se tornam proeminentes. Em Kali Yuga, por outro lado, os demônios são mais poderosos. Parece que Krsna ajuda certas personalidades, mas, na verdade, os acontecimentos deste mundo são controlados pelo tempo. Krisna é equânime com todos, e tudo aqui ocorre devido a kala.

Eva atma krtam. Suas atividades passadas agora estão voltando . Se alguém é um bhakta puro e os resultados de todas as suas atividades passadas estão terminando, por que os problemas vêm ? Seus chamados problemas são devido à misericórdia de Krsna. Os problemas não estão vindo; Krsna está os enviando.

Eva atma krtam. Suas atividades passadas agora estão voltando . Se alguém é um bhakta puro e os resultados de todas as suas atividades passadas estão terminando, por que os problemas vêm ? Seus chamados problemas são devido à misericórdia de Krsna. Os problemas não estão vindo; Krsna está os enviando.

Você não deveria ficar com raiva ou criticar alguém. Se você estiver angustiado ou estressado com muitos problemas, isso é de sua própria responsabilidade.

tat te ‘nukampam su-samiksamano
bhunjana evatma-krtam vipakam
hrd-vag-vapurbhir vidadhan namas te
jiveta yo mukti-pade sa daya-bhak

“Meu querido Senhor, aquele que sinceramente espera para receber Sua misericórdia sem causa, durante todo tempo pacientemente, sofrendo as reações de suas ofensas passadas e oferecendo respeitosas reverências  com seu corpo mente, e palavras, é certamente elegível para obter Seus pés de lótus, que são o abrigo até mesmo para a deusa da liberação.”
(Srimad-Bhagavatam 10.14.8)]

Eva atma krtam. Suas atividades passadas agora estão voltando. Se alguém é um bhakta puro e os resultados de todas as suas atividades passadas estão terminando, por que os problemas vêm? Seus chamados problemas são devido à misericórdia de Krsna. Os problemas não estão vindo; Krsna está os enviando. Os Pandavas estavam orando para que Krsna estivesse com eles em uma grande calamidade que passaram. Krsna lhes deu grande angústia – como ele deu a Draupadi quando Dusasana tentou remover suas roupas – e Ele fez o mesmo com Prahlada Maharaja. Ele deu a Prahlada tantos problemas. Por quê? Ele pensou: “O mundo inteiro deve saber que Meus devotos são elevados e não se importam em salvar a si mesmos, então Eu mesmo devo salvá-los.” Você pode conhecer todas estas verdades, lendo o Srimad-Bhagavatam.

Você deve ler o sétimo canto do  Srimad-Bhagavatam até às 18:00hs, momento em que eu voltarei, e, em seguida, realizaremos abhiseka (cerimônia de banho) de Nrsimhadeva. Algumas flores também devem estar aqui para oferenda. Vamos observar o dia de hoje como fazemos no Ekadasi, e nós podemos quebrar o jejum após o nascimento de Nrsimhadeva (ao anoitecer). Se alguém quer quebrar seu jejum antes desse tempo, poderá comer somente frutas e legumes. Se alguém quer jejuar até amanhã de manhã, poderá fazê-lo muito facilmente. Então, amanhã, adoraremos Nrsimhadeva e depois disso honraremos prasada. Agora, traga o Sétimo Canto e inicie.

Gaura Premanande! Haribol!!!