As Glórias de Srimati Gangamata Gosvamini

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14 de junho de 2016

As Glórias de Srimati Gangamata Gosvamini

Dandavats Pranamas! Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gauranga! Neste ano de 2016, em 14 de junho, é o dia do divino aparecimento de Srimati Gangamata Gosvamini, uma grande santa Vaisnava! A seguir, apresentamos uma belíssima aula dada por Srila Gurudeva Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja sobre sua vida e personalidade, dada em 13 de janeiro de 2000, em Murwillumbah, Austrália. Hoje comemora-se também o dia do divino desaparecimento do grande Vaisnava Srila Baladeva Vidyubusana, e Gangā dāsahara: adoração a Gangā-devi!

Srimati Gangamata Gosvamini

Srimati Gangamata Gosvamini

Havia uma belíssima menina no leste da Bengala chamada Saci devi, e Ela era a filha do rei de Putiya. Desde o início de sua vida ela ouvira falar sobre o Senhor Krsna, e a partir daquele momento, entregou todo o seu coração a Ele. Quando tinha cerca de cinco anos de idade, ela costumava adorar Krsna, cantar para Krsna, brincar com Krisna, e fazer tudo com ele. Quando tinha cerca de 16 anos, tornou-se completamente enlouquecida por ele.

Saci devi não era apenas bonita, mas ela era muito inteligente e costumava estudar sânscrito e bengali. Seu pai e sua mãe estavam preocupados em providenciar seu casamento, mas ela recusava-se totalmente quanto a isso. Ela disse a seu pai: “Meu casamento já aconteceu. Não há necessidade de outro casamento. Não se preocupe. Eu irei para Vrndavana e encontrarei meu amado lá.”

Ela então pegou suas Deidades e estava pronta para ir à Vrndavana sozinha, e a pé, o que equivalia cerca de 3000 ou 4000 milhas de jornada. Não havia aviões ou quaisquer conveniências modernas naqueles dias. Ela estava se preparando para ir a pé, mas seu pai arranjou tudo para sua viajem.

Chegando em Vrndavana, e estando completamente apaixonada e controlada pelo desejo de satisfazer  Krsna, ela começou a procurar por Ele em todos os lugares, vagando aqui e ali. Ela ia à Vamsivata, e perguntava à figueira do local: “Onde está Krsna? Você pode me dizer onde está Krsna?”

Havia um discípulo de um devoto muito exaltado, chamado Haridasa, que era da linha de Srila Rupa Gosvami. Ele estava sempre cantando e se lembrando de Krsna. Ele também costumava dar aulas, assim como eu dou à noite, e todos os Vrajavasis, santos e sadhus da nossa linhagem  compareciam. Saci devi também costumava ouvir suas aulas, e se sentia muito atraída. Ela disse a Haridasa: “Eu estou me abrigando em você. Por favor, me dê  iniciação, caso contrário morrerei. Eu quero ver Krsna, e quero servir a Krsna e Radha.” Como ele ficou feliz ao ouvir isto! Embora nunca quisesse iniciar ninguém, ele iniciou tal bela princesa.

Haridasa então passou a dar instruções a Saci devi sobre como cantar, como se lembrar, como praticar na linhagem de Srila Rupa Gosvami, como Krisna era o seu amado, e sobre como ela poderia servir Radhika. Ele disse a ela que o seu guru era uma manifestação de Srimati Visakha devi e de Sri Rupa Manjari.

Sri Haridasa não queria que Saci devi permanecesse sozinha. Ele notificou-a sobre a existência de uma senhora idosa de aproximadamente 50 anos, que era muito avançada em hari-bhajana. Ele a colocou nas mãos dessa devota, assim como Sri Caitanya Mahaprabhu colocou  Srila Raghunatha dasa Gosvami sob a proteção de Sri Svarupa Damodara.

Após sua iniciação, Saci devi estava sempre chorando por Krsna. Ela costumava cantar mais de cem mil nomes (64 voltas) de harinama diariamente, e estava totalmente, profundamente absorta.

Saci devi estava sempre chorando por Krsna. Ela costumava cantar mais de cem mil nomes (64 voltas) de harinama diariamente, e estava totalmente absorta.

Após sua iniciação, Saci devi permanecia sempre chorando por Krsna. Ela costumava cantar mais de cem mil nomes (64 voltas) de harinama diariamente, e estava totalmente, profundamente absorta. Seu guru nunca havia lhe dado qualquer bhajana-kutira ( uma pequena casa, quarto ou cabana, utilizada para cantar e lembrar de Krisna). Ao contrário, ele lhe disse: “Oh, você deve providenciar isso por si mesma. Eu não tenho nada a ver com essas coisas. Você deve administrar essa parte de sua vida.”

Saci devi costumava viver em um templo em ruínas no Yamuna ghata, e lá ela realizava seu sadhana-bhajana. Ela nunca fazia nenhum esforço para receber prasada, mas ao invés disso, ia de porta em porta recebendo muito pouco madhukari (esmola de prasada). Ela comia apenas um quarto de um chapati em uma refeição, não comendo inteiro, nem mesmo a metade. Todo mundo a amava e queria dar-lhe alimentos, mas ela nunca aceitava. Ela nunca vestia belas roupas, usando apenas um pano branco rasgado, e estava sempre satisfeita assim. Ela não tinha acesso à eletricidade, ou quaisquer tipos de facilidades.

Ao ouvir constantemente sobre Krsna, e assim desenvolver sua Consciência de Krsna, ela passou a ser completamente renunciada. Quando ela tinha 25 anos de idade, seu gurudeva lhe disse: “É hora de você ir para o Radha-Kunda, para o local de Srila Raghunatha dasa Gosvami, e fazer bhajana como ele. E leve essa boa senhora devota com você.”

Durante os 25 anos seguintes, Saci devi manteve-se na ordem de vida renunciada, fazendo madhukari (esmolando), e de uma forma ou de outra, mantinha sua vida. Não havia nenhum problema quanto à sua manutenção, e portanto ela costumava realizar bhajana dia e noite. Ela não dormia, nem mesmo à noite.

Quando ela tinha 25 anos de idade, seu gurudeva lhe disse: "É hora de você ir para o Radha-Kunda, para o local de Srila Raghunatha dasa Gosvami, e fazer bhajana como ele. E leve essa boa senhora devota com você." Durante os 25 anos seguintes, Saci devi manteve-se na ordem renunciada, fazendo madhukari (esmolando) e de alguma forma mantendo sua vida. Não havia nenhum problema quanto à sua manutenção, e portanto ela costumava realizar bhajana dia e noite. Ela não dormia, nem mesmo à noite.

Quando ela tinha 25 anos de idade, seu gurudeva lhe disse: “É hora de você ir para o Radha-Kunda, para o local de Srila Raghunatha dasa Gosvami, e fazer bhajana como ele. E leve essa boa senhora devota com você.” Durante os 25 anos seguintes, Saci devi manteve-se na ordem renunciada, fazendo madhukari (esmolando) e de alguma forma mantendo sua vida. Não havia nenhum problema quanto à sua manutenção, e portanto ela costumava realizar bhajana dia e noite. Ela não dormia, nem mesmo à noite.

Passados vinte e cinco anos, seu guru, agora muito idoso, chamou-a e disse: “Agora você deve ir para Nilacala, Jagannatha Puri, perto do Gambira, o local de Sri Caitanya Mahaprabhu, e permanecer lá por algum tempo. Lá você se tornará siddha, perfeita, então vá rápido. Além disso, eu gostaria que você reconstruísse o local de Sri Sarvabhauma Bhattacharya, que na verdade está em ruínas. Ninguém está cuidando dele e praticamente ninguém sabe sobre sua existência. Então vá, descubra este local e faça um simples templo, pratique adoração, viva lá, e tome a prasada de Jagannatha.

Templo de Sri Sarvabhauma Bhattacharya reconstituído.

Templo de Sri Sarvabhauma Bhattacharya reconstituído.

Aquela senhora idosa havia partido, e, portanto, Saci devi seguiu sozinha. De alguma forma, ela veio da mesma maneira que Sri Sanatana Gosvami veio de Vraja Mandala para Jagannatha Puri, viajando muitos e muitos dias a pé. Vocês não podem imaginar como ela fez isso.

Certa vez em Puri, Saci devi descobriu o local de Sarvabhauma Bhattacharya. Ela fez uma cabana de folhas e começou a morar lá, cantar e lembrar-se do Senhor Krisna. À noite, ela dava aulas sobre Rasa Pancadyaya (as lilas a respeito do Senhor Krisna com as gopis de Vrndavana dos cinco capítulos do décimo canto do Srimad-Bhagavatam). Às vezes, ela falava sobre Venu-gita, e às vezes sobre outros assuntos muito importantes do Srimad-Bhagavatam.

Quando dava aulas, lágrimas fluíam dos olhos de Saci Devi. Todos os residentes de Puri se sentiam atraídos, e até mesmo o rei costumava ir disfarçado para ouvi-la. O rei fez então uma proposta à ela: “Eu quero dar algo a você. Eu quero construir uma bela cabana e dar-lhe em doação.” Saci devi recusou e disse: “Eu não quero uma doação de um rei.”

Um dia, em Makhara-sankranti, milhões de indianos estavam indo se banhar no rio Ganges, que ficava centenas de quilômetros de distância de Puri. Naquela momento, Saci devi decidiu: “Eu também devo ir ao Ganges banhar-me.” Ela estava determinada em sua mente e estava a caminho, quando à meia-noite teve uma visão: “Oh, o Ganges está vindo!” Havia uma corrente muito pesada rugindo, e como que por mágica, ela repentinamente encontrara-se no Ganges, onde milhões de pessoas estavam se banhando! A corrente do Ganges levou-a para o templo do Senhor Jagannatha, e então ela entrou e tocou os pés de Jagannatha! [O Ganges originalmente veio dos pés de Jagannatha-deva, porque Ele é o próprio Krsna. Quando Sri Vamanadeva levou o universo para longe de Bali Maharaja, seu pé atravessou a cobertura universal e tocou o Oceano Causal. Dessa forma, uma gota do Oceano Causal veio para o universo como o Ganges. Também é dito que o Ganges é originalmente uma sakhi de Srimati Radhika de Goloka Vrndavana. Portanto, pode-se dizer que o próprio Jagannatha, na forma do Ganges, tinha pego Saci devi trazendo-a junto aos Seus pés de lótus.] Ela estava agora aos pés do Senhor Jagannatha, e a porta estava fechada. Não havia ninguém mais lá.

Ela estava determinada em sua mente e estava a caminho, quando à meia-noite teve uma visão: "Oh, o Ganges está vindo!" Havia uma corrente muito pesada rugindo, e como que por mágica, ela repentinamente encontrara-se no Ganges, onde milhões de pessoas estavam se banhando! A corrente do Ganges levou-a para o templo do Senhor Jagannatha, e então ele entrou e tocou os pés de Jagannatha!

Ela estava determinada em sua mente e estava a caminho, quando à meia-noite teve uma visão: “Oh, o Ganges está vindo!” Havia uma corrente muito pesada rugindo, e como que por mágica, ela repentinamente encontrara-se no Ganges, onde milhões de pessoas estavam se banhando! A corrente do Ganges levou-a para o templo do Senhor Jagannatha, e então ela entrou e tocou os pés de Jagannatha!

Pela manhã, o sacerdote veio, abriu a porta, e muitas milhares de pessoas vieram para receber o darsana dela. O sadhu viu aquela senhora e disse: “Oh, por que você veio aqui? Para roubar os ornamentos de Jagannatha?”

Saci devi estava absorta em Krsna, pensando: “Krsna é tão misericordioso. Ganges veio até mim, banhou-me em suas águas, e sua corrente me levou para os pés de lótus de Jagannatha!” Ela não podia responder. A um devoto, é proibido revelar suas realizações, e além disso, ninguém acreditaria nela. Assim, ela foi  levada para a cadeia como se fosse uma ladra.

Saci devi estava absorta em Krsna, pensando: "Krsna é tão misericordioso. Ganges veio até mim, banhou-me em suas águas, e sua corrente me levou para os pés de lótus de Jagannatha!"

Saci devi estava absorta em Krsna, pensando: “Krsna é tão misericordioso. Ganges veio até mim, banhou-me em suas águas, e sua corrente me levou para os pés de lótus de Jagannatha!”

Durante a noite, Jagannatha apareceu em um sonho do rei, e também do pujari proeminente. Saci devi agora ficaria famosa como Gangamata Thakurani ou Gangamata Gosvamini, por ter sido carregada pelo Ganges. Jagannatha disse a eles: “Vá logo e implore o perdão dela. Traga Gangamata Thakurani em uma carruagem dourada, ao som de tambores, com todas as parafernálias,  para fazer uma recepção e procissão à uma rainha. Além disso, você deve se tornar um discípulo desta senhora, juntamente com o seus sacerdotes e todas as outras pessoas proeminentes. “

O rei acordou e em seguida foi até a cadeia com a carruagem dourada, uma grande multidão, e uma recepção real. Ele levou-a para sua casa e anunciou: “Jagannatha me disse: Você deve ir e se abrigar nesta devota. Se você não receber iniciação dela, eu vou destruir toda a sua dinastia.” Junto com todos os seus conselheiros e outros, ele agora começou a jejuar e orar:     “Por favor, fique feliz conosco e dê-nos iniciação em breve.” Gangamata Thakurani respondeu: “Meu guru não me ordenou fazer isso. Eu não quero ter nenhum discípulo “. Jagannatha, então, ordenou à ela: “Apenas por mim, para me agradar, você deve aceitar discípulos.” Dessa forma, ela aceitou-os.

Ele de fato construiu um templo, mas Gangamata Thakurani estava sempre vivendo no templo de seu próprio coração. Seu templo verdadeiro era lá.

Ele de fato construiu um templo, mas Gangamata Thakurani estava sempre vivendo no templo de seu próprio coração. Seu templo verdadeiro era lá.

O rei prometeu: “Eu darei um terreno para Sarvabhauma Bhattacarya, e farei um excelente templo lá. Sei que você veio sob a ordem de seu gurudeva para executar isso.” Ele de fato construiu um templo, mas Gangamata Thakurani estava sempre vivendo no templo de seu próprio coração. Seu templo verdadeiro era lá.

Ela continuava a dar aulas, e todos os moradores de Puri, bem como os mais elevados devotos costumavam frequentar. Um dia, enquanto estava absorta em cantar e lembrar os passatempos de Krsna, um brahmana de Jaipur veio até ela. Este brahmana estava servindo a deidade de Raya Kisora,  o próprio Sri Krsna.

Krsna tinha dito a ele em um sonho: “Por favor, me leve para Puri e entregue-me à Gangamata Thakurani. Ela me servirá. Se você não fizer isso eu o amaldiçoarei. Você não está prestando serviço adequado. Às vezes você me dá oferendas, outras vezes não. Às vezes você me dá banho, outras vezes não. Você não está fazendo o serviço como fazia antes. Então, por favor, vá lá e me entregue à ela. Caso contrário, eu amaldiçoarei você e sua dinastia, e tudo será destruído”.

O brahmana então colocou a bela Thakuraji (Deidade) em uma cesta, e caminhou a pé durante muitos meses, até finalmente chegar a Puri. Nesse momento, ele se aproximou de Gangamata Thakurani e pediu à ela: “A Thakuraji veio até você. Por favor, fique com Ela e sirva-A. Ela se recusou e disse: “Estou realizando manasi-seva (adoração a Sri Radha-Krisna por meditação) na linha de Srila Rupa Gosvami . Eu não posso fazer tudo isso. Não tenho tempo para adorar com parafernália externa.”

O brahmana ficou muito preocupado e pensou: “O que devo fazer?” Gangamata Thakurani tinha um jardim de Tulasi. Naquela noite, o brahmana deixou a Deidade no meio de seu jardim de Tulasi e fugiu. Às quatro horas da manhã seguinte, Raya Kisora, que é Syama Raya, Vrajendra-nandana Syamasundara, disse à Gangamata: “Você está me negligenciando. Eu vim para receber o seu serviço, o seu amor e carinho, e você está me rejeitando. Eu tenho sede e estou com tanta fome! Por favor fique comigo. Prepare algo e ofereça para Mim”. Então, Gangamata Thakurani foi ver esta Deidade. Encantada, ela tomou-a em seus braços, levou-a para dentro do templo e começou a adorá-la ali. Ainda hoje esta vigraha (Deidade) existe lá.

Quando o rei ouviu sobre isso, ele pensou: “Eu sou tão afortunado por ser o discípulo desta devota tão elevada.”

Todas as mulheres deveriam tentar ser como Gangamata Thakurani. Ela nunca nem mesmo sonhou em se casar com qualquer pessoa mundana. Eu vim para ajudar vocês a se tornarem uma devota assim.

Todas as mulheres deveriam tentar ser como Gangamata Thakurani. Ela nunca nem mesmo sonhou em se casar com qualquer pessoa mundana. Eu vim para ajudar vocês a se tornarem uma devota assim.

Todas as mulheres deveriam tentar ser como Gangamata Thakurani. Ela nunca nem mesmo sonhou em se casar com qualquer pessoa mundana.Eu vim para ajudar vocês a se tornarem  uma devota assim. O mundo é como um fogo, uma floresta queimando em chamas. Nós vimos um grande incêndio na Flórida, que queimou quilômetros a fio, e o governador não pode fazer nada. O incêndio florestal ardente da existência material é maior do que isso. Nós estamos nesse fogo, e nós nunca poderemos ser salvos enquanto estivermos na consciência material. Se alguém coloca ghee no fogo, o que acontecerá? Ele se expandirá. Você não será capaz de  se salvar.

kundaO pai de Yadu Maharaja, Yayati, tinha tantas esposas muito belas, mas ele não estava satisfeito. Em sua idade avançada, ele queria ter a juventude de seu filho, mas Jadu Maharaja recusou e lhe disse: “Esta vida destina-se apenas a servir a Krsna. Se você fosse um devoto puro, eu ficaria muito feliz em dar-lhe a minha juventude “. Yayati então pediu ao seu segundo filho, Puru. Ele disse: “Puru, você é meu tão querido filho. Por favor, me dê sua juventude. Eu quero experimentar mais prazer material. Minha sede ainda não foi saciada.” Puru respondeu: “Oh pai, eu vim de ti, e por isso eu estou te dando a minha juventude.” Yayati assim se tornou jovem, e por muitos milhares de anos ele se envolveu na gratificação dos sentidos. Ainda assim, ele não estava satisfeito. No entanto, certa vez ele pensou: “Que estupidez eu estou cometendo?” Ele rapidamente devolveu a juventude para seu filho,  e então deixou todas as considerações materiais e foi para a floresta.

Esta história mostra que o mundo é um fogo ardente. O fogo no mar é milhares de vezes maior que o incêndio na floresta, e nós estamos neste fogo. Nós devemos tentar conhecer todas estas verdades. Não desperdice seu tempo. Tente desenvolver sua consciência de Krisna. Se você é casado, não há mal nenhum nisso. Junto com sua esposa e filhos, você deve tentar ser desapegado. Deve haver algum senso de dever, mas nenhum tipo de apego. Você deve pensar: “Eu devo servir minha esposa (ou marido) e filhos, porque eles são servos eternos de Krsna. Por esta razão, para que eles possam desenvolver a sua consciência de Krisna, eu devo ajudá-los.”

Samadhi de Sarvabhauma and Gangamata Gosvamini, em Jagannatha Puri.

Samadhi de Sarvabhauma e Gangamata Gosvamini, em Jagannatha Puri.

Devotos do sexo masculino devem tentar se tornar como Srila Raghunatha dasa Gosvami, Srila Sanatana Gosvami, e Srila Rupa Gosvami. As devotas deveriam ser como Gangamata Thakurani, Jahnava Thakurani e Hemalata Thakurani. Às vezes, Jahnava Thakurani exibia quatro braços. [Jahnava Thakurani é a potência eterna do Senhor Nityananda. Nityananda tem duas potências, Jahnava e Vasuda. Vhirabhadra, o filho de Vasuda devi, é uma encarnação divina, e estava procurando um Guru. Ele foi orientado a abrigar-se em Jahnava Thakurani, mas pensou: “Ela é como minha mãe. Como ela poderá ser o meu Guru?”  Certa vez, bem cedo pela manhã, depois de fazer suas necessidades e um pouco antes de tomar seu banho, Jahnava Thakurani estava despida da cintura para cima, como era o costume das mulheres indianas. Vhirabhadra a viu nessa condição, de pé junto a um poço, e ficou muito envergonhado. Ela imediatamente manifestou seus dois braços adicionais, e com eles  cobriu seus seios. Vhirabhadra então ofereceu pranamas (reverências) à ela, e assim aceitou iniciação.]

Não desperdice o tempo de vocês. Permaneça em sua posição, e se você é casado, tudo bem. Se você não é casado, se você é renunciado, tudo bem. Se você não é renunciado, tudo bem. Mas, ouça harikatha onde quer que você esteja e em qualquer posição que você esteja. Ofereça pranamas a este local onde harikatha está sendo falado. Ofereça satsanga-pranamas ao orador e à toda audiência. Então, muito em breve você terá sadhana-bhakti, bhava-bhakti e prema-bhakti. Tente realizar todas essas verdades.

O fogo no mar é milhares de vezes maior que o incêndio na floresta, e nós estamos neste fogo. Nós devemos tentar conhecer todas estas verdades. Não desperdice seu tempo. Tente desenvolver sua consciência de Krisna.

O fogo no mar é milhares de vezes maior que o incêndio na floresta, e nós estamos neste fogo. Nós devemos tentar conhecer todas estas verdades. Não desperdice seu tempo. Tente desenvolver sua consciência de Krisna.

Gaura Premande Hari Hari bol!
Jay Gangamata Gosvamini Ki! Jay!!!