As Glórias de Srivasa Pandita

Calendário Vaisnava- Junho/ Julho 2016
28 de junho de 2016
Ekadasi Pode Satisfazer Todos os Desejos
30 de junho de 2016

Em 2017, 19 de junho, é o dia do sagrado desaparecimento de Srivasa Thakura, um associado íntimo de Sri Caitanya Mahaprabhu, que é Sri Narada Muni na krsna-lila. Srila Gurudeva proferiu uma gota de suas glórias em Badger, na Califórnia, em 01 de junho de 2002. O principal tema desta aula é o assunto ‘ruci’, ou gosto por krsna-bhajana, e Srila Narayana Maharaja citou Srivasa Thakura como exemplo de um devoto puro que não tinha nenhuma afeição material devido ao seu grande gosto por bhajana.

♥ Categoria: 2002, 01 de Junho
♥ Postagem Original: 2016, 30 de Junho
♥ Última Atualização: 2017, 19 de Junho

Por Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja
Badger- 01 de Junho, 2002

Um Resumo das Glórias de Srivasa Pandita

Srivasa Pandita

Panca TattvaVamsi dasa Babaji estava sempre em um humor de intimidade com Caitanya Mahaprabhu. Do contrário, vocês estão sempre ocupados com a manutenção de suas vidas. Às vezes, os negócios vão muito bem, e vocês pensam: “Oh, isso está ótimo!” E às vezes, vão a falência e pensam: “O que fazer? O que fazer? O que fazer?” Vocês se esquecem de cantar e de adorar. Isto não é ruci (gosto por bhakti). Se vocês estão no estágio de ruci, tudo que precisam para sua manutenção virá automaticamente. Se algo está faltando para o seu sustento, como dinheiro, alimento ou algo mais, vocês não se preocuparão.

Vamsi dasa Babaji estava sempre em um humor íntimo com Sri Caitanya Mahaprabhu. Por outro lado, vocês estão sempre envolvidos com a manutenção de suas vidas. Ás vezes seu negócio é muito bom e você pensa: “Oh, isso é excelente”. Outras vezes isso dá errado, e você pensa: “O que fazer? O que fazer? O que fazer?” Você esquece de cantar e de adorar e isso não é ruci (gosto por Bhakti, devoção ao Senhor). Se você estiver no estágio de ruci, tudo o que for necessário para a sua manutenção virá automaticamente. Se algo não vier, como dinheiro, alimento ou qualquer outro item, não se preocupe.

Quando Srila Gaura Kisora dasa Babaji Maharaja residia perto do Govinda Kunda, certa vez ele percebeu que muitas pessoas estavam voltadas para comer diversos alimentos deliciosos em um piquenique, e pensou: “Eu também deveria comer algo delicioso”. E então, ele respondeu a si mesmo: “Você quer comida saborosa? Muito bem. Vou providenciar isso imediatamente”. Ele pegou algumas folhas de nim, que são muito amargas, comeu essas folhas e disse a si mesmo: “Coma isso e fique satisfeito”! Às vezes, ele costumava comer a lama dos kundas (lagos) e, assim, acabou se tornando cego, mas não se importava. Ele simplesmente estava absorto em cantar: “Oh Radhe! Radhe! Onde está você”?

premamayi radhe, radhe, radhe
vrndavana vilasini, radhe, radhe
vrsabhanu-nandini, radhe, radhe
kanu-mana-mohini, radhe, radhe
astasakhira siromani, radhe, radhe

Ele orava: “Tomara kangala tomaya dako, radhe radhe.” Sou um  mendicante muito pobre implorando pelo seu darsana”. Ele estava sempre cantando, “Oh Radhe, Oh Radhe!”, e sempre absorto em um humor de separação intensa Dela. Por outro ladro, se você está preocupado com a  sua manutenção, pensando: “Hoje não há alimento!” “Nosso negócio faliu!” “Meu parente faleceu!”,  e se ocupa com esses pensamentos, como você conquistará krsna-prema (amor puro por Deus)?

Você deve seguir Srivasa Pandita. Certo dia, durante um kirtana, seu filho único faleceu e sua esposa e familiares começaram a chorar. Ele lhes disse: “Se vocês perturbarem o kirtana, me atirarei no Ganges imediatamente!” Mahaprabhu também estava participando desse kirtana, e quando percebeu o que tinha acontecido, entrou no quarto do menino que estava morto e disse: “Por que estais dormindo? Acorde!” O menino então abriu os olhos e começou a falar: “Eu estou me sentindo muito bem no local onde acabei de nascer. Lá é  favorável para praticar bhajana, diferente daqui”. Mahaprabhu então lhe disse: “Tudo bem, vá para lá”.

Neste mundo, isso é essencial para manter nossa vida. Se não agirmos assim, não poderemos fazer nosso bhajana. Mas não se preocupem com isso. Sua manutenção virá automaticamente, de acordo com suas atividades prévias. Se você ganha algo, tudo bem, mas se vier a perder o que ganhou, ainda assim, não se preocupe.

Suponha que você tenha depositado milhares de dólares em um banco, mas de alguma forma seu negócio faliu e seu dinheiro foi perdido. Não se preocupe com isso. Você não poderá conquistar krsna-prema (amor puro por Deus) ou nada mais através do dinheiro. Você não será capaz de comer o seu dinheiro no banco. Você só poderá se alimentar de dois chapatis ou duas fatias de pão – nada mais. Srila Bhaktivinoda Thakura cita em seu livro Bhajana Rahasya:

alabdhe va vinaste va
bhaksyacchadana-sadhane
aviklava-matir bhutva
harim eva dhiya smaret
(Padma Purana)

“A mente de quem se abriga no Santo Nome não é perturbada mesmo que alimentos e roupas não sejam obtidos com facilidade, ou ao serem obtidos, se percam. Deixando para trás todos os apegos materiais, tal pessoa se abriga completamente em Govinda.”

Cantem o mantra “Hare Krsna” sem qualquer preocupação. Lembre-se de Srivasa Pandita e seus quatro irmãos, que cantavam durante toda a noite: “Hare Krsna Hare Krsna, Krsna Krsna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama, Rama Rama Hare Hare” e “Hari haraya nama krsna yadavaya namah.”

Não havia nada para comer na casa de Srivasa Pandita e Mahaprabhu lhe disse: “Você canta Hare Krsna dia e noite, mas também deve tentar fazer algo para se manter. Ganhe algum dinheiro, trabalhe ou peça esmolas. De alguma forma você deve manter a si mesmo e a sua família”.

Srivasa Pandita respondeu: “Nós não faremos isso, apenas cantaremos”. Então ele bateu palma três vezes e disse: “Um, dois, três”. Mahaprabhu perguntou o que ele estava fazendo e Srivasa Pandita respondeu: “Aguardarei um dia e se não vier alimento, esperarei por mais um dia, e depois pelo terceiro dia. Após isso, se nada vier, me atirarei no rio Ganges dizendo ‘Hare Krsna’.”

Mahaprabhu então disse a todos os devotos: “Aqueles que honestamente se abrigarem no Santo Nome e cantarem sinceramente, nunca terão que esmolar. Laksmi, a própria deusa da fortuna, pode esmolar, mas os Meus devotos nunca terão que fazer isso. Eu assumo total responsabilidade pela manutenção deles e providenciarei tudo – esta é a minha promessa”.

Tenham fé firme nisso.

Devoto: Gurudeva, você descreveu algumas das glórias de Srivasa Pandita. Você disse que ele não estava nem mesmo preocupado quando seu filho pequeno morreu durante o kirtana. Sri Caitanya Mahaprabhu disse ao menino para retornar, mas ele disse: “Não, eu estou em um lugar melhor agora.” A minha pergunta é: qual o melhor lugar em que ele poderia estar? Ele já estava no kirtana de Mahaprabhu com Srivasa Pandita.

Srila Gurudeva: Krsna havia convidado o menino para participar dos passatempos que estava realizando em prakata Vraja, em um dos universos. Ele estava brincando com Krsna e Seus associados lá, por isso estava muito feliz. Assim, ele disse a Mahaprabhu: “Deixe-me ficar aqui, eu estou muito feliz nesse lugar!” Poderia ser que, devido ao seu sadhana-bhajana ele teria se tornado uma gopi e vivendo com todas as gopis. Pode ser que ele tenha se encontrado com Sri Rupa Manjari, então por que ele iria queria voltar? Sua situação nova foi o resultado do seu serviço a Caitanya Mahaprabhu.

Todas as glórias a Srivasa Pandita!
Gaura Premanande! Haribol!

Retirado do site Pure Bhakti.