Ekadasi Pode Satisfazer Todos os Desejos

As Glórias de Srivasa Pandita
30 de junho de 2016
Faça Diariamente Sem Falhar
30 de junho de 2016

Ekadasi Pode Satisfazer Todos os Desejos

Dandavats Pranamas! Jay Sri Sri Guru e Gauranga! Em 2016, 30 de junho, observamos Yogini Ekadasi. Em honra a este dia especial, apresentamos a primeira parte desta aula fundamental, dada por Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, em Turnbridge, na Inglaterra, em 08 de Julho de 1999.

♥ Categoria: 1999, 30 de Julho
♥ Postagem Original: 2016, 30 de Junho
♥ Última Atualização: 2016, 30 de Junho

GurudevaEkadasiVocê sabe quão deliciosa é a prasada de Jagannatha? Os pandas (pujaris) do templo de Jagannatha trouxeram alguma prasada para Sri Caitanya Mahaprabhu, que estava realizando kirtana com Seus associados: Hare Krsna Hare Krisna, Krsna Krsna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama, Rama Rama Hare Hare.

Em geral, os pandas e outras pessoas em Jagannatha Puri não observam Ekadasi. Eles pensam que “apertaram as pernas de Ekadasi-devi e amarraram-na de cabeça para baixo sob o galho de uma árvore”, de modo que ninguém tenha que observar Ekadasi. Eles dizem: “Esta é a glória de mahaprasada: mesmo no Ekadasi, Janmastami, e Rama Navami, não há necessidade de um jejum especial. Você pode honrar prasada, e depois pode comer nozes de betel, e às vezes até fumar cigarros. Não faz mal. Basta cantar: “Jagannatha, Jagannatha, Jaya Jagannatha.”

Os pandas consideravam: “Se os Gaudiya bhaktas da Bengala, e os Vaisnavas de outras partes da India vierem até aqui no Ekadasi, então não venderemos nossa maha-prasada e nosso negócio irá falir. Além disso, se todos eles estão observando Ekadasi e nós não, farão chacota de nós.”

Por estas razões, os pandas ofereceram a Mahaprabhu a maha-prasada de Jagannatha no Ekadasi. Eles pensaram que ele entraria em um dilema, e acabaria comendo.

O que Mahaprabhu fez? Ele disse: “Não devemos desonrar maha-prasada, nem desonrar Ekadasi.” Então, com todos os Seus devotos, Ele começou a fazer kirtana novamente, oferecendo orações dos Vedas, Upanisads, Puranas, e Srimad-Bhagavatam e prestando dandavats pranamas (reverências) à maha-prasada por toda a noite.

Maha-prasada é próprio Krsna:

maha-prasade govinde
nama-brahmani vaisnave
svalpa-punya-vatam rajan
visvaso naiva jayate

“Aqueles que possuem pouquíssimas atividades piedosas nunca poderão desenvolver fé em maha-prasada, em Sri Govinda, no Santo Nome do Senhor, ou, nos Vaisnavas”.
(Skanda Purana)

Aqueles que não são afortunados, são incapazes de honrar maha-prasada com a compreensão de que ela é o próprio Senhor Govinda, assim como não podem compreender que Krsna investiu todo o Seu poder, opulência, misericórdia, tudo em seu Nome. O Santo Nome de Krsna é o próprio Krsna, maha-prasada é Krsna, e os Vaisnavas puros também não são diferentes de Krsna. Há um poder especial neles e nós não devemos negligenciá-los.

Mahaprabhu passou toda a noite de Ekadasi fazendo kirtana em glorificação. No dia seguinte, às 4 horas da manhã, Ele foi para oceano em Svargadvara. Lá, Ele se banhou, e em seguida, voltou a sua residência, realizou acamana, passou tilaka, e cantou seus mantras. Mesmo sendo o próprio Krsna, Ele fazia isso. Por que Ele estava se lembrando de Krsna? Porque Seu coração é o coração de Radhika, então Ele pulsava: “Krsna, Krsna”. 

Depois de realizar seus deveres matinais, ele ofereceu pranamas e honrou prasada. Em seguida ele foi ter o darsana de Jagannatha, Baladeva e Subhadra. Entretanto, Ele não viu Jagannatha, Baladeva e Subhadra. Ele só viu Vrajendra-nandana. Ele estava prestes a desmaiar, mas ele foi pego por Candanesvara, filho de Sarvabhauma Bhattacharya. Sarvabhauma tinha dito a seu filho: “Sempre vá ao templo de Jagannatha com Mahaprabhu, e quando ele estiver prestes a desmaiar, você deve protegê-lo da queda.”

Devemos buscar observar Ekadasi desta maneira: não bebendo muitas vezes água, suco de frutas, leite, e assim por diante. Se você é jovem e saudável, você pode passar todo dia e noite sem ingerir nada, nem mesmo água. Se você não pode fazer isso, então você pode arrumar um tempo à tarde ou à noite para tal. Se você estiver doente ou fraco, então você pode comer um pouco, duas vezes por dia, com o objetivo de manter  sua vida para que você possa cantar: Hare Krsna Hare Krsna, Krsna Krsna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama, Rama Rama Hare Hare

Muitas concessões foram dadas para os devotos ocidentais, porque seus corpos são mais fracos. Por outro lado, eles são muito fortes. Eu tenho visto tantos devotos ocidentais, especialmente senhoras, que jejuam todo o dia e noite e não dormem.

Há tantos benefícios em observar Ekadasi. Em faculdades, hospitais e todos os locais de trabalho, vemos que é dada uma licença para estudantes e trabalhadores, uma vez por semana, para que eles possam ter descanso, e no dia seguinte eles podem trabalhar com energia total. Caso contrário, eles não seriam capazes de continuar suas atividades ao longo dos anos. Eles precisam de algum descanso.

Isto também acontece em relação ao nosso estômago. Em nosso estômago há algumas bactérias que são úteis para a nossa saúde. Estas bactérias estão sempre trabalhando para a nossa digestão, por isso, se elas ficam doentes ou cansadas, então você ficará doente. Nós devemos dar-lhes descanso por um dia, pelo menos, de modo que no dia seguinte elas possam trabalhar novamente com grande energia.

Em segundo lugar, perceba que no oceano, especialmente do Ekadasi para Purnima (lua cheia), há muitas ondas grandes. Isso ocorre porque a lua atrai todas as águas do planeta. Onde quer que haja água, a lua atrai. No nosso corpo, há muita água, e especialmente no dia de Ekadasi a lua atrairá. Se há qualquer doença, tal doença se intensificará muito. O melhor é evitarmos esses alimentos, especialmente grãos, milho, trigo, e derivados.

É dito que, às vezes, você poderá ficar sem tomar água, e não há nenhum mal nisso. Se você colocar água em uma pedra, a pedra tornará a secar novamente: toda a água desaparecerá. Por outro lado, se você derramar água sobre um pouco de algodão ou papel absorvente, eles absorverão a água e levará horas para secar.

Preparações feitas a partir de grãos, trigo, arroz, milho e dahl (caldo de ervilha, feijão e outros grãos) são como algodão em nosso estômago. A lua atrai a água deles, e há grande chance de doenças. Muitas pessoas morrem nos hospitais no dia de Ekadasi para a lua cheia e de Ekadasi para a lua nova. Para cuidar das doenças , é essencial seguir Ekadasi.

Jay Ekadasi tithi ki! Jay!
Gaura Premanande! Haribol!!!

Se você deseja obter mais informações sobre este importante voto, entre em contato conosco pelo site www.bhaktiyogapura.com ou pelo email harekrsna@bhaktiyogapura.com

Este texto está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/