Não Desista

Calendário Vaisnava/ Junho 2016
8 de junho de 2016
Calendário Vaisnava- Junho 2016
13 de junho de 2016

Não Desista

 

4

“Seja entusiasta no momento de ouvir, lembrar, servir os pés de lótus do Senhor (pada-sevanam), e de adorar a deidade do Senhor (arcanam). Cozinhar também é arcanam.

Não seja neutro, apático, nunca. Este é o sintoma de Bhakti (devoção amorosa ao Senhor), para primeiro satisfazer guru e então agradar a Krsna.

Como você saberá se guru está feliz com suas atividades? Oh, ele saberá. Você pode se esconder de si mesmo, mas não do guru.

Em seu Sri Srimad Bhagavata Arka Marīcimāla, Srila Bhaktivinoda enfatiza que devemos continuar a praticar sādhana-bhakti com firme determinação, e a esse respeito temos o exemplo histórico de Tridandi-bhikṣuka. Quando este sannyāsī foi esmolar em seu lugar nativo, alguns dos residentes locais pegaram seu pote de água (kamandalu) e urinaram nele. Eles quebraram sua danda, insultaram-no, colocaram fezes em sua cabeça, e o chamaram de ‘dongi sannyāsī’ (falso, sannyāsī de imitação). Ainda assim, ele era muito tolerante. Ele continuava a esmolar neste local repetidamente, sem se preocupar com os insultos.

Da mesma forma, se uma pessoa perversa enganar você, é melhor pensar: ‘Não tem problema.’

Seja tolerante se alguém o insultar, ou o empurrar para que caia, ou mesmo agir com violência ou inveja extrema contra você. Srila Haridasa Thakura foi espancado e torturado, e os inimigos de Prahlada Maharaja tentaram matá-lo, mas eles permaneceram tolerantes. Seja tolerante se alguém cospe ou amarra você, tira sua riqueza toda à força enganando você, ou lhe rouba diante de seus olhos. Se alguém urina em sua cabeça ou corpo, ainda assim, seja tolerante e continue realizando Bhakti com entusiasmo. Não se torne desesperançado, pensando: ‘Vou desistir.’

Seja muito forte no momento do sādhana (prática espiritual), seguindo os exemplos das histórias de vida que mencionei. Vejo que algumas pessoas tornaram-se sem esperança e desistiram de Bhakti, acreditando: ‘Bhakti não é nada.’

‘Por que chegam tantas calamidades e sofrimentos? Eu deveria desistir.’

Não desista.”

Srila Gurudeva Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja
Badger, Califórnia: 17 de junho de 2005