O Coração de Srila Sanatana Gosvami

O Verdadeiro Significado de Sri Vyasa-Puja
19 de julho de 2016
Calendário Vaisnava- Julho 2016
26 de julho de 2016

O Coração de Srila Sanatana Gosvami

Srila Vamana Gosvami Maharaja, Srila Narayana Gosvami Maharaja e Srila Trivikrama Gosvami Maharaja: os três pilares da Gaudiya Vedanta Samiti.

Srila Vamana Gosvami Maharaja, Srila Narayana Gosvami Maharaja e Srila Trivikrama Gosvami Maharaja: os três pilares da Gaudiya Vedanta Samiti.

“Sri Caitanya Mahaprabhu foi capaz de compreender o coração de Sanatana Gosvami e disse: ‘Oh Sanatana, se uma pessoa dá algo para outra, ela tem o direito de tomar essa propriedade de volta? ‘ Caitanya Mahaprabhu não lhe deu uma ordem direta, mas de forma inteligente e diplomática, Ele indicou Seu desejo. Ele então lhe disse: “O primeiro ponto é que, se você entregou o seu corpo a mim, não tem mais o direito de fazer o que quiser com ele. Só eu tenho esse direito. Ao tomar o que é meu por direito, você está cometendo uma ofensa a mim. Em segundo lugar, se eu acreditasse que por abrir mão da minha vida eu pudesse alcançar o serviço a Radha e Krsna, eu abandonaria o meu corpo milhões de vezes. Por desistir da vida, não se pode obter o serviço a Radha e Krsna. Somente através de Bhakti yoga alguém poderá conquistar este serviço. Tente entender isso. Desista desta ideia de acabar com sua vida. Intensifique seu sadhana e bhajana, e você muito em breve alcançará a perfeição.”

Srila Sanatana Gosvami continuou falando a Srila Raghunatha dasa Gosvami: ‘Ao ouvir as palavras de Caitanya Mahaprabhu, compreendi Seu desejo, e venho tentando seguir Sua ordem e servir Radha e Krsna. Você deve fazer o mesmo. Você não tem o direito de dar fim a sua vida, porque você já entregou sua alma a Caitanya Mahaprabhu, Svarupa Damodara, Raya Ramananda, e também para nós irmãos. Caitanya Mahaprabhu disse a você para vir a Vrindavana e ficar em nossa companhia, e dessa forma tentaremos proteger, apoiar e nutri-lo. Não se preocupe. Basta ficar no Radha-kunda, em Govardhana, e sempre cante harinama e faça bhajana.’

Neste verso do Vilapa-kusumanjali, Raghunatha dasa Gosvami está agora lembrando: ‘Se eu tivesse abandonado meu corpo naquela época, eu nunca teria recebido instruções sobre raganuga e manjari-bhava. Eu nunca teria lido Vidagdha Madhava, Lalita Madhava, ou Dana Keli Kumudi, nem teria escrito nenhum livro. Por isso, tenho um débito imenso com Srila Sanatana Gosvami.’ ”

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja
Vrindavana, 1991.