Os Pés de Lótus do Mestre Espiritual

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Os Pés de Lótus do Mestre Espiritual

Em 2016, o dia do desaparecimento de Srila Lokanatha dasa Thakura é em 27 de Julho. Nesta palestra explicando a famosa oração de Srila Narottama dasa, Sri Guru Carana Padma, Srila Narayana Gosvami Maharaja descreve como reconhecer e se abrigar em um mestre espiritual genuíno, e também como reconhecer e rejeitar alguém que não é fidedigno.

♥ Categoria: 2000, 13 de Setembro 
♥ Postagem Original: 2016, 27 de Julho
♥ Última Atualização: 2016, 27 de Julho 

Uma Explicação da Canção “Sri Guru Carana Padma”

A seguir, tradução da canção para o português:

Śrīla Lokanātha Gosvāmī

Śrīla Lokanātha Gosvāmī

“Os pés de lótus de Sri Gurudeva são o tesouro de prema-bhakti pura por Krsna. Muito cuidadosamente eu adoro e sirvo esses pés de lótus. Pela sua misericórdia, oh irmão, nós podemos atravessar a existência material e conquistar Sri Krsna.

Abrace no âmago do seu coração as palavras que emanam da boca de lótus de Sri Gurudeva, não desejando nada além. Apego por seus pés de lótus conduzem à meta mais elevada. Por sua graça, todos os desejos por perfeição espiritual serão satisfeitos.

Aquele que me concede o dom da visão transcendental e ilumina o meu coração com conhecimento divino é meu mestre nascimento após nascimento. Dele emana prema-bhakti, divina devoção amorosa, através da qual a ignorância é destruída. As escrituras Védicas glorificam o seu caráter.

Sri Gurudeva é um oceano de misericórdia, o amigo dos destituídos, a vida e alma do mundo inteiro! Oh mestre, seja misericordioso! Ai de mim, oh Gurudeva, conceda-me a sombra de seus pés de lótus; aos seus pés me rendi. Agora sua fama será propagada por todos os três mundos.”

Srila Narottama dasa Thakura está orando aos pés de lótus de seu Gurudeva, Srila Lokanatha dasa Gosvami, que é um uttama-maha-bhagavata e um eterno associado de Sri Caitanya Mahaprabhu. Seja o que for que Narada possa dar, Lokanatha dasa pode dar mais, porque ele é Manjulali Manjari, uma serva de Srimati Radhika. Sri Caitanya Mahaprabhu distribuiu o néctar de Radha-dasya (serviço aos pés de lótus de Srimati Radhika) e Lokanatha dasa Gosvami faz a mesma coisa. Se ele concede sua misericórdia a alguém, tal pessoa torna-se qualificada para realizar as verdades do serviço a Sri Radha.

Um guru que não é realmente um guru, mas tem o falso ego de que “eu sou guru”, não poderá dar o que está nas orações desta canção. Ele não será capaz de nos ajudar, e após algum tempo ele poderá cair. Ele não tem realização e nem bhajana, em absoluto. Esta canção não tem relação com esses falsos gurus. Ela foi escrita apenas para gurus maha-bhagavatas, como Lokanatha dasa Gosvami.

Qual é o significado da frase “ebe jasa ghusuka tribuvana” nesta canção? O significado é: “Sua fama será propagada por todos os três mundos.” Aqui, Srila Narottama dasa Thakura está orando: “Eu não sou um devoto qualificado, não tenho bhakti. Sou uma pessoa muito baixa. Sou mais caído do que Jagai e Madhai. Se você me aceitar e me fizer qualificado para praticar bhajana, então todos proclamarão: “Oh, quão glorioso é Lokanatha!” Se você não me conceder sua misericórdia, então ninguém o reconhecerá. Melhor dar-me sua misericórdia. Você é patita-pavana, o libertador dos mais baixos, e não há ninguém mais destituído que eu. Se você não me liberar, como será propagada sua fama como o libertador dos mais caídos? “

Samadhi de Śrīla Lokanātha Gosvāmī

Samadhi de Śrīla Lokanātha Gosvāmī

Neste mundo, se o guru possui alguma opulência, se ele está pregando em todo o mundo com grande riqueza e uma boa posição, então todos o conhecerão. Lokanatha dasa Gosvami sempre desejou permanecer bem longe de reputação, nome, fama e posição. E se ele dá misericórdia a alguém, sempre fala para a pessoa: “Não me glorifique. Deixe-me permanecer calmo e sossegado. Esta é minha ordem final.” Ele disse a Krsnadasa Kaviraja Gosvami:” Não escreva meu nome no Sri Caitanya-Caritamrta. Caso contrário, todos me conhecerão e glorificarão.” Ele temia glorificação, enquanto nós desejamos. Esta é a nossa desvantagem.”

Srila Lokanatha dasa Gosvami sempre viveu em Vrindavana, recluso em suas cavernas e kunjas. Ninguém podia ir ter com ele, porque ele não dava darsana. Ele cantava dia e noite, vinte e quatro horas por dia, lembrando dos passatempos de Krsna.

O que está escrito sobre Srila Rupa Gosvami e os outros seis Gosvamis também se aplica a Srila Lokanatha dasa Gosvami. Ele não era inferior aos Seis Gosvamis.

sankhya-purvaka-nama-gana-natibhih kalavasani-krtau
nidrahara-viharakadi-vijitau catyanta-dinau cayau
radha-krsna-guna-smrter madhurima nandena sammohitau
vande rupa-sanatanau raghu-yugau sri-jiva-gopalakau
(Sad Gosvamyastakam 6)

“Adoro os Seis Gosvamis, que passavam todo seu tempo cantando os santos nomes, cantando canções e oferecendo dandavat pranama (reverências), assim humildemente cumprindo sua promessa de completar um número fixo de voltas diariamente. Desta maneira, eles utilizavam suas valiosas vidas e conquistaram o comer, dormir, e outros prazeres. Sempre muito mansos e humildes, eles ficavam inebriados no divino êxtase ao lembrar das doces qualidades de Sri Radha Krsna.”

Srila Narottama dasa Thakura conhecia o coração do seu Gurudeva. Ele sabia que seu Gurudeva rejeitava nome e fama. Se Narottama dasa Thakura não existisse, ninguém mais poderia tê-lo glorificado. Suas glórias ficariam ocultas. Portanto, Narottama dasa orava: “Quero que suas glórias sejam propagadas por todo o mundo. Quem conseguir entrar em contato com sua glorificação se tornará um devoto muito puro e elevado. As pessoas devem saber como praticar bhajana.” Srila Narottama dasa Thakura também pensava que, se ele não mostrasse por sua própria glorificação como glorificar Gurudeva, como as pessoas do mundo aprenderiam a fazer?

“Guru-mukha-padma-vakya, citte te koriya aikya, ara na koriho mane asa- Abrace no âmago do seu coração as palavras que emanam da boca de lótus de Sri Gurudeva, não desejando nada além.”

Se o guru é realmente qualificado – se suas palavras e caráter não são diferentes dos ensinamentos de Krsna, Srimad-Bhagavatam, e toda a literatura védica, se ele é completamente desapegado da gratificação mundana dos sentidos e possui alguma realização – então ele é realmente guru. Se você sabe que todas as palavras e caráter de seu Gurudeva é baseado nos Vedas, Upanisads, Bhagavatam, e nas palavras de Krsna, então não mantenha nenhuma outra esperança além de segui-lo. Todos os Vedas, Upanisads, e todas as palavras de Krsna residem nele. Nós devemos ter forte fé no guru e por servi-lo, krsna-prema (amor puro por Deus) certamente surgirá. Por seguir o processo que gurudeva está dando, sua misericórdia e prema-bhakti se manifestarão.

Por outro lado, se você acha que as palavras e caráter de seu gurudeva são diferentes dos ensinamentos dos Vedas, Upanisads, Srimad Bhagavatam, e Caitanya Caritamrta; que ele é extremamente apegado a moças, ao seu bolso, nome, fama e posição; que ele não está completamente absorto em cantar e lembrar, mas ainda tem milhares e milhares de discípulos, então você não pode ter qualquer forte crença nele. Você deve rejeitá-lo imediatamente.

Não há necessidade de pensar: “Ele é meu guru. Se eu desistir dele, será uma grande ofensa.” Pelo contrário, se você não deixar ele, isso será uma grande ofensa. Abandone-o imediatamente. Srimad-Bhagavatam e Krsna (sastra) nos dizem: “Abandone esta pessoa, caso contrário, você estará cometendo uma ofensa.” Não acredite em suas palavras enganadoras: “Se você me deixar, isso será uma ofensa.”

Você deve considerar algo mais: Hari, guru, e Vaisnava. Se as palavras de Krsna (escrituras védicas) e guru são uma, nós podemos seguir esse guru. Se as palavras de guru e Vaisnavas são idênticas, nós podemos acreditar nesse guru. No entanto, se as palavras de Krsna e Vaisnavas são a mesma, mas as palavras do nosso guru não, então teremos que considerar. Não podemos obedecer às ordens de tal gurudeva. Devemos perguntar-lhe: “Por que isso?” Se sua resposta nos satisfizer, então podemos segui-lo; caso contrário, não.

Por exemplo, um guru pode ter milhares e milhares de discípulos, pode realizar um kirtana muito doce, pode estar amando a todos, e ser muito humilde. Mas então, após algum tempo ele decide: “Devo me casar com uma senhora. Todos os meus discípulos são chefes de família, por isso, se eu não for um chefe de família, como compreenderei seus problemas? Para entender seus problemas e conhecer sua posição, terei que casar. Caso contrário, como poderei ajudá-los? “

Isso é uma grande tolice. Neste caso, ele estará se casando com sua própria filha; aceitando-a como sua discípula e se casando com ela. Isto é uma ofensa. Devemos ficar bem longe de tais gurus falsos. E se você acredita nessas pessoas, então você e seu guru estão destinados ao inferno mais sombrio (narakam ghoram). Primeiro você irá para o inferno, e seu guru irá após você – de ponta a cabeça. Tente compreender todas estas verdades.

yo vyakti nyaya rahitam anyayena srnoti yah
tav ubhau narakam ghoram vrajatah kalam aksayam

“Aquele que assume a vestimenta e posição de um Acarya, que fala contra as conclusões do Srimad Bhagavatam e outras escrituras, ou faz kirtana oposto à glorificação apropriada de Sri Krsna, certamente irá para o inferno por incontáveis vidas, juntamente com seus discípulos e quem mais ouvir tais discursos não devocionais e kirtanas.
(Hari-bhakti-vilasa 1.101)

Samadhi de Srila Narottama dasa Thakura

Samadhi de Srila Narottama dasa Thakura

Srila Narottama dasa Thakura continua: “Prema-bhakti jaha hoite, avidya vinasa jate. Lokanatha lokera jivana.”. Se o guru é muito elevado, então todos os sintomas mencionados no sastra residirão nele, como residem em Srila Lokanatha dasa Gosvami.

Suponha que você está servindo e obedecendo tal guru e ele diz algo que, aparentemente, não está no sastra; isso é apenas aparente. Devemos seguir este guru puro, fidedigno. Um guru avançado pode parecer dizer algo oposto à conclusão do sastra, mas não é realmente oposto. Você terá que reconciliar suas declarações. Ele está falando sobre um profundo significado do sastra.

Se você está servindo e obedecendo a um guru assim, como Lokanatha dasa Gosvami, então sadhana-bhakti (prática devocional) se manifestará em seu coração, depois bhava-bhakti (sentimentos espirituais), e então prema-bhakti (amor puro por Deus) surgirá – após isso, todos os tipos de avidya (a ignorância do esquecimento de Krsna) serão destruídos. Neste momento, você obterá o serviço a Krsna em Goloka Vrndavana.

Primeiro prema-bhakti vem, e então a ignorância vai. Guru primeira dá a semente do desejo de servir a Krsna; isso é chamado sraddha. Esta sraddha se desenvolve, e quando anarthas se vão, então nistha (estabilidade), ruci (gosto), asakti (apego espontâneo), bhava, rati (sentimentos espirituais), e depois prema (amor puro) surge. Com o aparecimento de prema, este corpo físico será totalmente destruído. Assim, prema virá, e você estará livre de toda a ignorância.

Se não houver bhakti, ou pelo menos algo de bhakti, a ignorância não poderá partir. Na medida em que bhakti se manifesta, a ignorância, aspirações indesejadas e anarthas desaparecerem na mesma proporção; caso contrário, eles nunca poderiam partir. É um absurdo pensar: “Primeiro devo purificar meu coração, então cantarei e lembrarei de Krsna. “Primeiro o sol deve nascer, então a escuridão deixará. Sem o aparecimento do sol, como a escuridão se dissiparia? Narottama dasa Thakura está orando ao seu gurudeva, “Por favor, seja misericordioso. Jorre uma gota da tua misericórdia sobre mim, então serei capaz de servir o Divino Casal Radha Krsna.”

Se o guru é fidedigno, é essencial obedecer suas ordens. Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura disse: “Se eu tiver que cortar, com a espada do conhecimento sástrico, os argumentos de todos no universo para obedecer meu gurudeva, eu faria isso imediatamente.”

Raghunatha dasa Gosvami orava (Manah-siksa, verso 2):

na dharmam nadharmam sruti-gana-niruktam kilakuru
vrajeradha-krsna-pracura-paricaryam iha tanuh
saci-sunumnandisvara-pati-sutatve guru-varam
mukunda-presthatvesmaraparamajasramnanumanah

“Oh minha querida mente, por favor, não execute dharma ou adharma mencionados nos Srutis ou Vedas. Ao invés disso, ofereça abundante serviço amoroso a Sri Sri Radha Krsna aqui em Vraja, pois os Srutis afirmam ser este o mais elevado princípio da adoração suprema e da Suprema Verdade Absoluta. Sempre medite em Sacinandana, Sri Caitanya Mahaprabhu, que é ricamente dotado com a tez e sentimentos de Srimati Radhika, como o próprio Sri Nandanandana. E sempre se lembre de sri gurudeva como o mais querido de Sri Mukunda.”

Ele diz a sua mente: “Eu não quero seguir o dharma ou adharma encontrado nos Vedas, Upanishads e outras escrituras Védicas. Eu só quero servir Radha e Krsna em Vrindavana.” O Senhor Ramacandra veio aqui, e Krsna e Sri Caitanya Mahaprabhu descenderam de Goloka Vrindavana e vieram aqui, apenas para estabelecer dharma e destruir adharma. No entanto, Raghunatha dasa Gosvami está dizendo algo que parece ser exatamente o oposto. Ninguém disse anteriormente o que ele está falando. Qual é o significado disso? Oh, há um significado muito profundo.

O propósito de todos os Vedas, Upanisads e outras escrituras védicas é servir o Divino Casal Radha Krsna. Nós não devemos nos envolver com varnasrama-dharma ou lokika (material) dharma (um devoto certamente está situado no daivi-varnasrama dharma, mas ele não fica preso a ele). Enquanto ele executa os deveres de seu varna (ocupação) e asrama, sua mente está envolvida no serviço a Radha Krsna. No Néctar da Instrução (Sri Upadesamrta) afirma-se que um dos obstáculos à bhakti pura é não seguir as regras e regulamentos das escrituras ou ser excessivamente apegado a elas como se fossem tudo (Niyamagraha). O dharma material é constituído do que está ligado a este corpo: “Esta é a minha família, eu sou presidente deste país, então devo dar minha vida pelo meu país. Devo lutar em outros países para proteger o meu país.” Pessoas em geral o fazem, mas isso não é para devotos elevados. Teremos que reconciliar tudo isso. Um verdadeiro guru nunca dirá nada que seja oposto as palavras da literatura Védica.

Hoje é nosso último dia. Eu queria lhes dar tantos ensinamentos, como Rupa-siksa (os ensinamentos de Sri Caitanya Mahaprabhu a Srila Rupa Gosvami) e Sanatana-siksa (os ensinamentos de Sri Caitanya Mahaprabhu a Srila Sanatana Gosvami). Eu queria explicar o diálogo entre Caitanya Mahaprabhu e Ramananda Raya, e os ensinamentos do Ratha-Yatra, mas estou preocupado porque não pude dar isso a vocês. Eu gostaria de lhes dar o significado das instruções de Srila Rupa Gosvami no Upadesamrta, e os ensinamentos de Srila Raghunatha Gosvami no Sri Manah-siksa, mas eu não poderei fazer isso durante esta visita.

Espero que, se eu voltar, possa tentar explicar todos esses tópicos. Aqui, Urukrama Prabhu (agora Padmanabha Maharaja), Aranya Maharaja (agora Prema-prayojana dasa) Syamarani e Madhava Maharaja vêm dando aulas sobre Upadesamrta e o que eu disse sobre bhakti. Eu gostaria de dar a vocês a verdadeira concepção de bhakti. Se vocês não possuem nenhuma concepção de bhakti real, vocês não poderão seguir. Há três tipos de bhakti: svarupa-siddha bhakti, aropa-siddha-bhakti, e bhakti sanga-siddha. Tente conhecer todas estas verdades, e então compreenderão a constituição de bhakti real.

Gaura Premanande! Haribol!!!