Nandotsava e o Aparecimento de Srila Prabhupada

Sri Krsna Janmastami- O Profundo Significado de Uma Canção
26 de agosto de 2016
Calendário Vaisnava- Agosto 2016
28 de agosto de 2016

Nandotsava e o Aparecimento de Srila Prabhupada

Dandavat Pranamas! Em 2017, 16 de agosto, é a celebração de Nandotsava, que ocorre um dia após o festival de Janmastami em homenagem ao nascimento de Śrī Krsna, e o auspicioso dia do aparecimento de Tridandisvāmī Śrīla Bhaktivedānta Swāmī Mahārāja (Srila Prabhupada). Nesta ocasião, Srila Narayana Gosvami Maharaja deu uma linda aula pela manhã do dia 01 de setembro de 2002, na Sri Kesavaji Gaudiya Matha, Mathura (India).

Sri Nandotsava

Sri Nandotsava

Hoje é um dia muito auspicioso. Na noite passada, Nanda Baba e Yasoda tiveram um belíssimo filho, e ficaram radiantes! Vasudeva e Devaki também tiveram um filho, na cadeia, e também ficaram muito felizes, mas não tanto quanto poderiam – porque haviam guardas. Quem eram os guardas? Demônios do calibre de Putana, Agasura, Bakasura, Canura, Mustika, Sala, Kosala, e muitos outros. E mesmo agora, Janma-Bhumi é como uma prisão. Devido à intensa situação terrorista em todo o mundo, e especialmente na India e no Paquistão, há muitos guardas neste local durante o Janmastami. Você não pode entrar no templo sem que esses guardas revistem você; eles vão checar sua bolsa para ver se há uma bomba dentro. Eu fui durante sessenta anos, mas este ano, não irei.

Então, Vasudeva e Devaki estavam muito felizes, mas não podiam fazer nada por Krsna. Eles queriam doar 10.000 vacas, joias, e muitos outros apetrechos valiosos, mas eles não podiam fazê-lo porque não tinham nada. Eles estavam na prisão e não possuíam um centavo.

Por outro lado, Nanda Baba e Yasoda tinham de tudo. Nanda Baba doou milhares de vacas. Ele doou o maior número de vacas que possuía, e somente os bezerros permaneceram com ele. Após algum tempo, esses bezerros tornaram-se vacas, e, um ano mais tarde, quando Nanda Baba novamente comemorava o aniversário de Krsna, ele novamente doou milhares delas. Ele doou tudo que tinha, não mantendo nada em casa para si mesmo. Yasoda também pensou: “Todos os meus ornamentos e joias, tudo o que eu possuo, deve ser doado.” Desta forma, Nanda Baba e Yasoda doou tudo o que tinha, e só Deus sabe de onde tantas joias e riqueza estavam chegando. O fornecimento era inesgotável – ilimitado – e é por isso que Nanda Baba estava sempre repleto de tesouros. Este grande milagre apenas foi possível porque Krsna havia aparecido.

jayati te ‘dhikam janmana vrajah
srayata indira sasvad atra hi
dayita drsyatam diksu tavakas
tvayi dhrtasavas tvam vicinvate

“As gopis disseram: Oh amado, seu nascimento na terra de Vraja a fez extremamente gloriosa, e, por isso, Indira, a deusa da fortuna, sempre reside aqui. É somente por sua causa que nós, suas devotadas servas, mantemos nossas vidas. Temos buscado por você em todo canto, então, por favor revele-se para nós. (Srimad-Bhagavatam, 10.31.1)

Indira – Laksmi devi – a deusa de toda fortuna, riqueza e opulência, desabrochava nos kunjas e em todos os locais de Vrndavana. Ela também desabrochava na casa de Nanda Baba e, por isso havia riqueza ilimitada. Todo mundo recebia caridade, e ao final não havia mais ninguém carente. Todos estavam totalmente satisfeitos.

Mesmo os semideuses vieram, sob a forma de gopas e gopis, e eles também receberam doações. Eles disseram a Yasoda: “Oh mãe Yasoda, Oh Nanda Baba, vim para dar-lhes badhai, votos de felicidade e boas-vindas. Vocês deveriam me dar algo, pois estou cantando e dançando. Vocês devem doar algo a mim, para o benefício de seu filho.”

Todos os semideuses vieram, incluindo Brahma e Sankara, e havia grande felicidade em toda parte – porque a deusa da fortuna e da riqueza estava presente. O que ela estava fazendo? Ela era desabrochava e decorava os kunjas e todos os outros lugares de Vraja.

Srila Prabhupada

Srila Prabhupada

Uma grande fortuna que no dia seguinte, quando Nanda Baba estava comemorando o nascimento de seu filho, nitya-lila pravista om visnupada Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Maharaja (Srila Prabhupada) apareceu neste mundo. Isso não é algo comum. Devotos elevados vêm nesses dias especiais. Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, conhecido em sua juventude como Abhaya Carana Prabhu, não era uma pessoa comum.

Primeiramente, você deve saber que a glorificação de Om Visnupada Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Maharaja é compreendida pelo seu pranama mantra – gaura-vani-pracarine. A maioria dos líderes da ISKCON nunca deram importância à sua aceitação de sannyasa. Eles pensavam que isso era algo comum, que não tinha utilidade ou que era uma formalidade. Eles pensavam que, somente porque Prabhupada Sarasvati Thakura havia dado uma ordem a ele, então ele havia sido capaz de pregar nos países ocidentais; mas se ele não tivesse recebido sannyasa (voto de renúncia) do nosso Gurudeva (Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja), ele poderia ter pregado por todo o mundo como ele fez? Ele não poderia ter feito isso. Embora tivesse recebido uma ordem do seu mestre espiritual, se ele não tivesse recebido sannyasa, não poderia ter realizado tal milagre. Portanto, há uma grande importância em receber o voto de sannyasa – não só para a pregação, mas também para o bhajana. A mais elevada avidez por bhajana está em sannyasa. Gopi-bhava vem através do sannyasa mantra, e não por outros. O mantra de sannyasa não é inferior ao gopala-mantra. De fato, nós damos ainda mais importância para o nosso mantra de sannyasa do que ao nosso gopala-mantra. Portanto, isso não é apenas uma formalidade.

A segunda coisa é que, certa vez, nesta sala (na Kesavaji Gaudiya Matha), muitos líderes da ISKCON estavam presentes. Eles foram glorificá-lo de tantas formas. Mas eu disse aos devotos – e isto trouxe uma grande revolução – que Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja não veio só para pregar vaidhi-bhakti e fazer kirtana cantando ‘Hare Krsna, Hare Krsna’ por toda parte. Isso foi importante, mas não foi sua razão principal para vir a este mundo. Foi algo secundário. Como indicado no Caitanya-caritamrta, Sri Caitanya Mahaprabhu pregou sankirtana em todos os lugares, mas isso foi gauna, secundário. Qual foi a razão principal? Sri-radhayah pranaya-mahima kidrso vanayaiva (Caitanya-caritamrta Adi.1.6 and 4.230); anarpita-carim cirat karunayavatirnah kalau (Caitanya-caritamrta Adi 1.4). Esta foi a missão de Sri Caitanya Mahaprabhu, e Srila Rupa Gosvami cumpriu essa missão – o desejo do coração de Sri Caitanya Mahaprabhu.

Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja não veio só para pregar o mantra Hare Krsna em todos os cantos. Seu principal objetivo era pregar a missão de Sri Caitanya Mahaprabhu, que Rupa Gosvami realizou. Ele queria expressar todas essas verdades, mas não houve tempo para fazê-lo plenamente. Eu também desejo expressar isso. Como já expliquei a vocês em tantos ocasiões, sua principal missão era pregar sobre Radha-dasya (serviço a Srimati Radharani), conforme ensinado por Srila Rupa Gosvami e Raghunatha dasa Gosvami. Ele queria explicar completamente madanakhya-bhava (sentimentos transcendentais mais elevados) de Srimati Radhika, mas Krsna chamou-o e disse: “Você vem pregando sobre as glórias do maha-mantra Hare Krsna por toda parte, e você estabeleceu que Krsna não é um vaqueiro comum; Ele é a Suprema Personalidade de Deus.” Ele estabeleceu isso em todos os lugares, e muitos ocidentais aceitaram suas palavras.

Em um curto espaço de tempo ele traduziu muitos livros autênticos, como Bhagavad-Gita Como Ele É, Srimad-Bhagavatam, Caitanya-caritamrta, Néctar da Instrução, e muitos outros. Eu acho que ele publicou mais de uma centena de livros. Ele pregou sua missão em todo o mundo em apenas alguns anos. Ele fez dos hippies felizes. Todos eram hippies, e agora vocês são ‘happy’, felizes. Ele costumava dizer que a India é aleijada e os países ocidentais, especialmente na América, são cegos. Mas eles podem realizar tantos feitos importantes, se ajudarem-se mutuamente. A pessoa aleijada sentará no ombro da pessoa cega, e o cego o carregará. Caso contrário, ambos cairiam fora da estrada e tudo estaria arruinado. Srila Swami Maharaja costumava dizer: “Minha cabeça é um escritório em Bombaim, meu lugar de sadhana-bhajana é em Navadvipa/ Mayapura, e minha casa eterna é em Vrindavana.”

Nos seus últimos dias, sua saúde física não era boa, e, finalmente, ele retornou à India – à Vrndavana. Ele queria ir para Govardhana e para o Radha Kunda, mas os seus discípulos não puderam compreendê-lo. No entanto, sei que ele está eternamente lá. Agora, ofereceremos puspanjali (oferenda de flores, que representa as aspirações íntimas dos corações dos discípulos) a seus pés de lótus. Após, tomaremos paran (a quebra do jejum).

Gaura Premanande! Hari Haribol!
Jay Sri Nandotsava ki! Jay!!!
Jay Srila Prabhupada ki! Jay!!!