Sita Thakurani

Calendário Vaisnava- Setembro 2016
5 de setembro de 2016
Sri Radhastami 2016
7 de setembro de 2016

Sita Thakurani

Sita Thakurani viveu em Santipura como a esposa eterna de Sri Advaita Acarya Prabhu. Ela estava sempre absorta em vatsalya-prema (amor parental) por Sri Gaurasundara. Apenas depois da aparição de Sri Caitanya Mahaprabu, Sita Thakurani chegou a Mayapur. Ela trouxe uma cesta cheia de panos, ornamentos, roupas infantis de seda, colares de joias, entre outros. Para adorar o bebê dourado, ela também trouxe artigos auspiciosos tais como ervas frescas, tumerique, kum kum e sândalo. O maravilhoso nome ‘Nimai’ foi dada ao Senhor por Sita Thakurani.


Em Krsna-lila, Sita Thakurani é Yogamaya ou também Paurnamasi. Na cerimônia de nascimento de Krsna, ela deu muitas instruções sobre cuidados infantis para Nanda e Yasoda. Da mesma forma, em Gaura-lila, Sita Thakurani costumava ajudar Saci Mata a nutrir seu bebê Nimai. Sita Thakurani e Saci Mata tinham um só pensamento: sua vida e alma era Nimai. Por causa do amor parental puro de Sita Thakurani, Saci Mata a escolheu como a primeira pessoa a adorar Nimai Pandita durante qualquer cerimônia auspiciosa.


Posteriormente, Sri Caitanya Mahaprabhu e Sri Nityananda Prabhu, muitas vezes vinham a Santipur para visitar Advaita Acarya e Sita Thakurani. Eles convidavam todos os vizinhos e realizavam um festival em glorificação a Krsna, que ia até tarde da noite. Quando o Senhor Caitanya mudou-se para Jagannatha Puri, Advaita Prabhu e Sita Thakurani iam visitá-lo regularmente.


Sita Thakurani cozinhava os alimentos preferidos de Mahaprabhu e oferecia a prasada do almoço para o Senhor. Sita Thakurani amava o Senhor Chaitanya como um filho e Ele a amava como Sua mãe.