Viraha-Bhajana: Quem Sentirá Separação de Gurudeva?

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Viraha-Bhajana: Quem Sentirá Separação de Gurudeva?

Dandavat Pranamas! Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gauranga! Em 2017, 11 de dezembro, é o Tirobhava-Mahotsava, o dia do sagrado desaparecimento de Srila Gurudeva, e também do divino aparecimento de Srila Vamana Gosvami Maharaja. Nesta ocasião especial, oferecemos esta belíssima aula dada por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja sobre Viraha-Bhajana, como praticar bhajana no humor de separação ou saudade por Gurudeva e por tudo relacionado a Bhakti  (devoção), o que é essencial para a vida do sadhaka (praticante espiritual).

Srila Gurudeva

Separação Desperta Emoções Surpreendentes

Śrī Bhagavān é o possuidor de todas as potências, e portanto, a relação com Sua potência interna é indestrutível (śakti-śaktimatayor abheda). Eles são sempre inseparáveis. Ainda assim, Sua potência de passatempos, que torna possível o impossível, manifesta separação (viraha), mesmo na união eterna. Seu objetivo é despertar surpreendentes variedades de rasa (rasa-vaicitrya). Este é um dos estágios sem precedentes de prema.

O primeiro broto da árvore dos desejos de prema no mundo foi Śrīla Mādhavendra Purīpāda. Ele cantou um verso incomparável em seu estado de perfeição.

ayi dīna-dayārdra nātha he
mathurā-nātha kadāvalokyase
hṛdayaṁ tvad-aloka-kātaraṁ
dayita bhrāmyati kiṁ karomy aham

Śrī Caitanya-caritāmṛta (Madhya-lila 4.201)

Oh Mestre, cujo coração derrete de compaixão pelos desamparados! Oh Senhor de Mathurā! Quando te verei novamente? Oh amado Senhor da Minha vida, desejo fervorosamente Te ver, tanto que meu coração se tornou intensamente inquieto. O que devo fazer agora?

Este verso foi originalmente manifestado por Śrīmatī Rādhikā na agonia de Sua separação por Śrī Kṛṣṇa quando Ele foi para Mathurā. Assim, Mādhavendra Purīpāda plantou neste mundo a semente da devoção do sentimento conjugal. Este śloka é o derramamento de mahā prema (mahābhāva) de Śrīmatī Rādhikā depois que Kṛṣṇa partiu para Mathurā. Realizar bhajana seguindo o humor de Śrīmatī Rādhikā nesta condição, constitui o bhajana mais elevado.

 

Sentir Separação é Essencial para o Sādhaka

Para o praticante de bhakti, é natural realizar bhajana em um humor de separação de Kṛṣṇa. Os devotos de śṛṅgāra-rasa, sentindo-se os mais destituídos, clamam fervorosamente ao dīna-dayārdranātha Kṛṣṇa, o Senhor dos destituídos.

Somente três pessoas puderam saborear a essência deste verso: a própria Śrīmatī Rādhikā, Śrīla Mādhavendra Purī e Śrīman Mahāprabhu (que é Kṛṣṇa coberto pela tez e sentimentos de Śrīmatī Rādhikā). Para manifestar este śloka, Śrīla Mādhavendra Purī, um eterno seguidor de Śrī Rādhā, embebeu-se das emoções de mathurā-virahiṇī Śrī Rādhā.

Śrī Gauracandra diz:

yugāyitaṁ nimeṣeṇa
cakṣuṣā prāvṛṣāyitam
śūnyāyitaṁ jagat sarvaṁ
govinda-viraheṇa me

Sikṣāṣṭaka (7)

Oh sakhī, na separação de Govinda, até mesmo um momento parece um milênio. Lágrimas escorrem de Meus olhos como torrentes de chuva na estação das monções, e todo o mundo parece vazio.

Em Vilāpa-kusumāṣjali (102), Śrīla Ragunātha dāsa Gosvāmī afirma:

āśā bharair amṛta-sindhu-mayaiḥ kathaṣcit
kālo mayātigamitaḥ kila sāmprataṁ hi
tvaṁ cet kṛpāṁ mayi vidhāsyasi naiva kiṁ me
prāṇair vrajena ca varoru bakāriṇāpi

Oh Varoru (menina das coxas belas), passo o meu tempo com a única esperança de poder te servir. Se você me negar sua misericórdia, que valor tem esta vida para mim, a terra de Vraja, e Śrī Kṛṣṇa, o inimigo de Baka?

Sem receber a misericórdia de Srīmatī Rādhikā, é impossível alcançar a misericórdia de Śrī Kṛṣṇa. Mas quando o coração se torna extremamente inquieto pela Sua misericórdia, então a misericórdia de Rādhānātha Śrī Kṛṣṇa torna-se facilmente acessível.

Śrī gurudeva é a manifestação idêntica de Śrīmatī Vṛṣabhānu-nandinī, joia suprema de āśraya-tattva (aqueles que são a morada do amor por Kṛṣṇa). Śrī gurudeva habilmente adota os meios criados pelas sakhīs para servir ao casal divino em seus passatempos transcendentais carregados de amor. Por esta razão, ele é extremamente querido por Śrī Rādhā e Kṛṣṇa. Como alguém receberá a misericórdia de Śrī Kṛṣṇa se não estiver recebendo a misericórdia de um guru nesse nível? Portanto, aqueles que permanecem sob o abrigo de śrī guru experimentarão ondas intensas de separação quando ele não estiver mais manifesto, e essas ondas certamente aumentarão para sua mais elevada magnitude.

 

O Apego é Intensificado Através da Separação

Por compaixão, Śrī Bhagavān, na forma de śrī guru, expande Seus passatempos manifestos. Da mesma forma, śrī guru atua no passatempo de desaparecer deste mundo para entrar em seus passatempos eternos. Seu único propósito ao fazê-lo é estimular o serviço completo e possessividade plena de seus dependentes. Aqueles que tiveram a sorte de ter se abrigado em um rūpānuga-guru durante sua presença manifesta, experimentam um aumento constante em seu apego ao servi-lo. E depois de seu desaparecimento, seu apego por ele continua a aumentar muito mais. Conseqüentemente, o fogo da separação dele é intensificado dia após dia. Simplesmente por isso o bhajana permanece sempre renovado.

Existem dois tipos de bhajana. O primeiro é praticado cantando e lembrando dos passatempos de separação (vipralambha-līlā) e o segundo é realizado lembrando dos passatempos de reunião (sambhoga-līlā). Embora as gopīs e Vrajavāsīs sempre prefiram encontrar-se com Kṛṣṇa sem separarem-se dele, Ele brinca com eles, fazendo-os desfrutar de vipralambha-rasa.

O sādhaka deve cultivar o humor de separação por Kṛṣṇa, pensando: “Eu não estou vendo Kṛṣṇa, nem estou vendo Śrīmatī Rādhikā, nem Vraja. Não estou realizando nada e não posso servir meu gurudeva”.

 

O Nível da Intensidade da Separação

Raghunātha dāsa Gosvāmī mostrou-nos como sentir separação de Kṛṣṇa, e especialmente de Śrīmatī Rādhikā. Um sādhaka deve estar imerso nesses sentimentos. Śrīla Raghunātha Gosvāmī também lamentou de separação de seus śikṣā-gurus: “Eu sou tão infeliz! Primeiro Śrī Caitanya Mahāprabhu partiu deste mundo, deixando-me para trás. Então passei a viver na constante associação de Śrī Svarūpa Dāmodara, mas ele também deixou este mundo. Em seguida, abraçei os pés de lótus de Śrī Gadādhara Paṇḍita, mas ele também partiu. Desde então, experimentei que cada lugar e cada partícula de poeira de Jagannātha Purī me lembravam Śrī Caitanya Mahāprabhu, Svarūpa Dāmodara, Gadādhara Paṇḍita e seus associados e, assim, deixei Purī para vir a Vṛndāvana. ”

Em Vraja, Śrīla Dāsa Gosvāmī realizou bhajana no Rādhā-kuṇḍa sob a orientação de Śrīla Rūpa e Śrīla Sanātana Gosvāmīs. Quando Śrīla Rūpa Gosvāmī adentrou seus passatempos não-manifestos, Śrīla Dāsa Gosvāmī lamentou de separação dele, da seguinte maneira:

śūnyāyate mahā-goṣṭhaṁ
girīndro ‘jagarāyate
vyāghra-tuṇḍāyate kuṇḍaṁ
jīvatu rahitasya me

Śrī Prārthanāśraya-caturdaśaka (11)

Agora que estou sem aquela pessoa que sustentava minha vida, a terra de Vraja parece vazia e desolada, a colina de Govardhana se parece com uma grande pitom, e o Rādhā-kuṇḍa parece com a boca aberta de uma tigresa.

 

Quem Pode Sentir Separação do Guru?

Embora nosso gurudeva tenha entrado em seus passatempos eternos não manifestos, estamos felizes em permanecer neste mundo. Podemos lembrar dele na ocasião de dias especiais, como o dia do seu aparecimento ou desaparecimento, mas muitas vezes estamos envolvidos com a organização do festival em sua homenagem, e há pouquíssima chance de contemplarmos a separação que sentimos dele. Lágrimas podem brotar em nossos olhos enquanto falamos algo sobre ele… mas também podem não vir. Se o festival é muito elaborado, há muito o que providenciar, como: abhiṣeka, guru-pūjā, e distribuição de mahā-prasāda para os Vaisnavas. Conseqüentemente, haverá menos chance de termos tempo para pensar nele e chorar por ele. Na maioria das vezes, organizamos estes festivais para o benefício das pessoas em geral que não têm nenhuma ligação íntima com ele, mas neste dia, devemos nos assegurar que um sentimento de separação por ele despertará em nossos próprios corações. Isso é chamado bhajana.

Pessoas especiais, que perceberam sua imensa obrigação e débito com gurudeva por tudo que receberam dele, e que lhe prestaram serviço abundante com viśrambha-bhāva (intimidade espontânea) sentirão separação dele e chorarão. Esses devotos não pensarão: ‘Eu sou tão humilde e meu gurudeva é tão elevado”. Alguém com tal temor e reverência não poderá chorar.

Os sāstra afirma: “viśrambhena guror sevā – o sevaka executa um serviço tão íntimo a gurudeva que gurudeva está sempre satisfeito com ele.” O guru não o verá como seu servo ou discípulo por um único momento, mas em vez disso, ele o verá como seu próprio coração. Śrī Īśvara Purīpāda (um discípulo de Śrīla Mādhavendra Purī) e Govinda (um discípulo de Śrī Īśvara Purī) eram servos deste calibre. Embora tal relação com śrī guru seja rara, é absolutamente necessário para rāgānuga-bhakti. Na sua ausência, somos incapazes de chorar como Śrīla Raghunātha dāsa Gosvāmī.

 

Gradações de Separação

Um devoto experimentará diferentes graus de separação de gurudeva, de acordo com seu nível de Bhakti. Quando contemplamos a misericórdia que ele nos demonstrou e sua superioridade, sentimos um certo tipo de sentimento. Mas quando nos lembrarmos de nosso relacionamento íntimo com ele e seu imenso amor por nós, vamos chorar por ele incessantemente.

Nanda Bābā chora por separação de Kṛṣṇa, mas Yaśodā Mā chora mais do que Nanda Bābā. As gopīs, no entanto, podem até mesmo chorar muito mais do que Yaśodā. Isto é porque elas têm um relacionamento mais íntimo com Kṛṣṇa. Devemos ter um relacionamento tão íntimo com nosso gurudeva, Śrī Kṛṣṇa, Śrīmatī Rādhikā, Śrī Rūpa Manjarī, Śrīla Rūpa Gosvāmī e todas essas personalidades. Somente então poderemos chorar por sua misericórdia. Sem essa relação de serviço íntimo com nosso gurudeva, não há possibilidade de imaginarmos nossa relação com Śrī Rūpa Manjarī ou Śrīmatī Rādhikā e Kṛṣṇa.

Nosso avanço depende exclusivamente da intensidade do nosso serviço ao nosso gurudeva. É a plataforma na qual todas as outras relações e experiências se desenvolvem. Se pudermos chorar por gurudeva, poderemos chorar por Śrīmatī Rādhikā. E se não pudermos chorar por ele, não poderemos chorar por Ela. Tudo o que aprendemos veio de nosso gurudeva, e devemos chorar por ele do âmago de nossos corações.
Como Lamentar

Como devemos chorar? Śrī Caitanya Mahāprabhu deu instruções no sexto verso do Śrī Śikṣāṣṭakam:

nayanaṁ galad-aśru-dhārayā
vadanaṁ gadgada-ruddhayā girā
pulakair nicitaṁ vapuḥ kadā
tava nāma-grahaṇe bhaviṣyati

Oh Senhor, quando lágrimas brotarão de meus olhos, minha voz falhará e todos os cabelos do meu corpo ficarão eretos enquanto canto Seus santos nomes?

“Quando sentirei tanta lamentação e chorarei ao cantar os nomes Hare Kṛṣṇa, Rādhā-Govinda ou Vṛndāvaneśvarī?” Chorar dessa forma é nosso dharma, a essência dos nossos princípios religiosos. Um dia, pela misericórdia daqueles que sentem sinceramente este estado de separação, e pela graça do nosso gurudeva e do nosso guru-paramparā, teremos a realização desse fato. Esta é a nossa verdadeira oração, e enquanto oramos, o nosso humor deve ser ‘tava nāma-grahaṇe bhaviṣyati – quando chorarei enquanto canto harināma, lembro e ouço Seus passatempos?” Aqueles que são mais afortunados podem lamentar e chorar por esses humores e, assim, experimentá-los.

Enquanto pronunciam harinama suavemente, cantam harināma, oram para harināma, ou simplesmente enquanto se lembram de harināma, devemos experimentar um humor de separação. Se ainda não fizermos isso, teremos que desenvolver gradualmente esse humor em nossa prática de sādhana-bhakti. Ao ler sobre os passatempos de Śrī Caitanya Mahāprabhu e Seus companheiros, seus humores de separação entrarão em nossos corações e um dia também os experimentaremos. A realização é o resultado da lembrança de śrī gurudeva; Portanto, devemos sempre nos lembrar dele. Se não entendemos a misericórdia de gurudeva, não entenderemos nada.

 

Nossa Meta Final

Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura Prabhupāda escreve que encontro e separação permanecem eternamente lado a lado. Somente a pessoa que tem alguma realização de vipralambha (separação) pode saborear e servir o sambhoga-līlā (o encontro de Rādhā e Kṛṣṇa). Quem não provou vipralambha não pode apreciar sambhoga-līlā. O objetivo principal, ou o objetivo final, do nosso sādhana-bhajana é obter a realização do humor de separação. Uma vez alcançado, tudo o mais pode ser realizado.

Publicado pela primeira vez em Rays of The Harmonist
No. 15, Kārtika 2005

Jay Sri Vyasa-Puja!
Jay Srila Gurudeva!