O Dia do Aparecimento de Sri Nityananda Prabhu

Varāha Dvādaśī – Aparecimento do Senhor Varāhadeva
7 de fevereiro de 2017
As Glórias de Srila Narottama Dasa Thakura
10 de fevereiro de 2017

O Dia do Aparecimento de Sri Nityananda Prabhu

Neste ano de 2017, o aparecimento de Sri Nityananda Prabhu é dia 08 de fevereiro. Oramos para que todos aceitem a seguinte tradução da aula dada por Srila Gurudeva Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja neste dia auspicioso, na Austrália, na manhã do dia 25 de fevereiro de 2002.

 

 

 

Srila Gurudeva

[Devotos cantam o bhajana ‘Nitai Guna Mani Amara‘]

Srila Gurudeva: Qual é o significado de abaddha karuna-sindhu nitai katiya muhan?

Premananda dasa: Nityananda Prabhu quebrou o armazém do amor por Deus e Ele está distribuindo-o livremente em todos os lugares.

Srila Gurudeva: Muito bom.

Sripad Asrama Maharaja: O oceano da misericórdia foi fechado, e o Senhor Nityananda o abriu e construiu um canal pelo qual este amor e misericórdia podem ser distribuídos.

Srila Gurudeva: Como?

Sripad Asrama Maharaja: Ele foi de casa em casa.

Srila Gurudeva: Qual é o significado de ghare ghare bule prema?

Sripad Asrama Maharaja: Porta em porta.

Srila Gurudeva: Quem foi de porta em porta?

Sripad Asrama Maharaja: O Senhor Nityananda.

Srila Gurudeva: O significado está oculto. Prema (amor divino) foi de porta em porta, como uma inundação.

Sripad Madhava Maharaja: Abaddha karuna-sindhu katiya muhan ghare ghare bule amiyar ban. Sri Caitanya Mahaprabhu trouxe krsna-prema (amor por Krsna) de Goloka Vrindavana (reino espiritual mais elevado), mas havia uma represa no rio desse amor, e a água estava bloqueada. Se uma represa é de alguma forma quebrada, a água fluirá muito vigorosamente e inundará toda parte. Da mesma forma, por sua misericórdia sem causa, Nityananda Prabhu quebrou a barragem que estava bloqueando a água. Então, a água de Prema se moveu muito rapidamente, como uma inundação. Durante uma inundação, a água se moverá por todo lado. Não haverá necessidade de fazer um canal ou canal para receber água, pois ele transbordará automaticamente. Da mesma forma, prema agora está se movendo por toda parte, como amiyar ban, uma inundação de néctar.

Srila Gurudeva: Nityananda Prabhu quebrou a barragem, e o oceano de amor ficou assim livre para vir a este mundo, em todos os lugares, de porta a porta. O que é prema? Sacinandana Gaurahari é o próprio unnatojjvala-prema (amor por Deus no humor de amantes), e trouxe unnatojjvala rasam sva-bhakti-sriyam (serviço a Srimati Radhika como Sua serva). Nityananda Prabhu é a encarnação da completa misericórdia de Caitanya Mahaprabhu. O Guru é a misericórdia condensada de Caitanya Mahaprabhu, e Nityananada Prabhu é guru-tattva (verdade acerca do guru), completo e indiviso. Essa misericórdia foi de alguma forma bloqueada, mas Ele pediu a Caitanya Mahaprabhu para ofertar Seu amor e afeição a todos. Vemos isso agora, em toda parte deste universo, e por isso, não haverá Kalki Avatara neste Kali-yuga.

Neste mundo, todos estão sofrendo com tantos problemas. Sabemos disso, e ainda assim não nos abrigamos no Senhor Nityananda. Se recebemos o abrigo de Nityananda Prabhu, Ele rapidamente administrará tudo para nós, e então poderemos ser felizes. Às vezes, pode ser que Ele faça uma grande operação, ou pode ser que realize uma operação menor, depende Dele. Por exemplo, Ele realizou uma operação grande em Ramacandra Khan e disse a ele: “Os muçulmanos virão e saquearão você e toda a sua dinastia, cozinharão carne aqui e todos serão destruídos”. Às vezes, Nityananda Prabhu faz pequenas operações e, às vezes, Ele dá Sua misericórdia plena sem causa, sem nenhuma razão aparente. Ele realizou uma operação menor em Sivananda Sena, e foi misericordioso sem causa com Raghunatha dasa Gosvami. Raghunatha dasa Gosvami aparentemente não havia prestado nenhum serviço, mas ainda assim ele recebeu a misericórdia de Nityananda Prabhu.

Brajanath dasa: Qual foi a barragem que bloqueou a misericórdia?

Srila Gurudeva: O ‘tempo’. Krsna queria vir até este mundo como Sri Caitanya Mahaprabhu para saborear amor e afeição, mas quando e como Ele viria e quem o ajudaria, isso não foi determinado.

Se alguém canta, Nityananda Prabhu concederá Prema (amor divino) imediatamente. Ele foi até Jagai e Madai, duas pessoas falsas que não queriam cantar o Santo Nome, e lhes disse: “Vocês devem cantar”. Jagai e Madhai imediatamente O atacaram ao ouvir Suas palavras, mas ainda assim, Ele lhes deu krsna-prema (amor puro por Krsna). O oceano estava bloqueado dentro de Caitanya Mahaprabhu,  mas Nityananda Prabhu quebrou essa barragem. Ele disse a Mahaprabhu: “Não mate eles. Você não pode matar ninguém nesta encarnação, e é obrigado a cumprir isso. Você prometeu que viria dar Prema, então cumpra Sua promessa”. Dessa forma, se você se abrigar em Nityananda Prabhu, estará livre de todos os problemas muito rapidamente.

Devoto: Você disse que se nos abrigarmos no Senhor Nityananda, todos os problemas desaparecerão. Exatamente como alguém se abriga no Senhor Nityananda?

Srila Gurudeva: Neste mundo, nos abrigamos em Krsna praticando os seis membros de Saranagati (rendição), e isso também se aplica a Nityananda Prabhu. Oramos: “Ofereço minha vida e tudo o que possuo aos Seus pés de lótus. Tenho fé firme em Ti”.

anukulyasya sankalpa pratikulyasya varjanam
raksisyatiti visvaso goptvrtve varanam tata

“As seis divisões do processo de rendição são: aceitar o que é favorável ​​ao serviço devocional, rejeitar o que é desfavorável, a convicção de que Krsna e seu protetor, a aceitação do Senhor como guardião ou mestre, humildade e plena entrega.” (Hari-bhakti-vilasa)

Se Krsna nos mantém, nutre e protege, por que se preocupar? Todos os tattvas (verdades filosóficas estabelecidas) virão, a renúncia virá, e toda a sua desgraça irá embora. Suponha que você deseje felicidade mundana e considere que a parafernália mundana, relacionamentos e apegos são bons, pensando: “Eu deveria ter bastante dinheiro”. O que Nityananda Prabhu fará? Ele arrancará todos esses apegos e lhes dará amor transcendental. Ele sabe como você pode obter esse amor. Ele não agirá de acordo com o seu conselho, não é seu subordinado. Ele não dirá: “O que devo fazer para que você possa ser feliz?” Em vez disso, Ele realizará uma grande operação, ou uma operação menor, ou Ele simplesmente lhe dará amor e afeição transcendental.

Brajanath dasa: Vemos que às vezes aqueles que se apresentam como devotos obtém riqueza e posição – talvez porque eles cantem com aparadha (cometendo ofensas)?

Srila Gurudeva: Isso depende do devoto. Às vezes, riqueza e a posição vêm por conta de namabhasa ou namaparadha ( a sombra do cantar dos Santos Nomes ou o cantar de forma ofensiva), mas, como Yudhisthira Maharaja teve tanta opulência? Isso não veio como resultado de ofensas. Yudhisthira queria servir a Krsna. Ele queria dar inspiração ao mundo inteiro, dizendo: “Se você adorar a Krsna, você não será um mendigo”. Mas o exemplo de Maharaja Yudhisthira é muito raro.

Premananda dasa: Alguém me disse que posteriormente, em Kali-yuga, as pessoas não reconhecerão Mahaprabhu como Deus, como Krsna. Isso é verdade?

Srila Gurudeva: Não, não. Quando Caitanya Mahaprabhu vem a este mundo (uma vez em milhares de Kali-yugas), não há nenhum Kalki avatar. O efeito de harinama (cantar dos Santos Nomes) permanecerá em todos os cantos, até o fim.

Jay Sri Nityananda Prabhu!
Gaura Premanande! Haribol!