Observando os Festivais Vaisnavas em Sucessão

Lançamento do livro Bhakti Yoga – Yoga para Paz e da Editora Gaudiya Vedanta
3 de fevereiro de 2017
Varāha Dvādaśī – Aparecimento do Senhor Varāhadeva
7 de fevereiro de 2017

Observando os Festivais Vaisnavas em Sucessão

Os Gaudiya Vaisnavas observam todos os dias de aparecimento de Visnu tattva com jejuns especiais. Às vezes, estes dias vêm próximos uns dos outros ou próximo a um Ekadasi ou Dvadasi tithi, o que requer jejum. Isso acontece todos os anos em alguns locais do mundo para o Dvadasi do Senhor Varaha e o Nityananda Trayodasi, mas não em todos os locais devido aos diferentes horários do nascer do sol.

A maneira como Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami maharaja recomenda observar esses festivais Vaisnavas, como por exemplo: Ekadasi, Sri Varaha-dvadasi e Sri Nityananda Trayodasi é a seguinte:

Em países ou cidades onde o primeiro dia é o Ekadasi, que é adequado para jejum, o segundo dia é o aparecimento do Senhor Varahadeva, e o terceiro dia é o aparecimento do Senhor Nityananda (Nityananda Trayodasi):

Aqueles que seguem Nirjala Ekadasi (jejum completo, abstendo-se até mesmo de água) podem quebrar rapidamente com uma gota de caranamrita após a adoração do Senhor Varahadeva e continuar jejuando no Dvadasi do Senhor Varaha se desejado (dependendo da saúde), o aqueles que seguem anukalpa (bebem água ou honram preparações de Ekadasi) no Ekadasi tithi, no dia seguinte eles devem primeiramente oferecer arati ao Senhor Varahadeva, orar por perdão * [ver nota 1], e depois quebrar o jejum [ver nota 2] com grãos e continuar a honrar prasada regular (grãos e todas as outras oferendas).

Então, no terceiro dia – Sri Nityananda Trayodasi – os devotos devem jejuar até o meio-dia, em seguida, honrar as preparações de Ekadasi observando as regras e regulamentos. (Às vezes, mas muito raro e não recomendado, um Vaisnava pode fazer jejum nirjala em todos os três dias quebrando o jejum dos dois primeiros dias com uma gota de caranamrita e com grãos no dia seguinte a Sri Nityananda Trayodasi.)

Em países ou cidades onde o jejum de Ekadasi é observado em Dvadasi tithi:*

Os devotos que seguem o jejum nirjala Ekadasi (em Dvadasi), podem quebrar seu jejum de Ekadasi ou honrar caranamrita no dia seguinte (Sri Nityananda Trayodasi), e no resto do dia honrar anukalpa (preparações regulares de Ekadasi) ou continuar em jejum. Nesta situação, os grãos devem ser ingeridos no dia após Sri Nityananda Trayodasi para quebrar seu jejum completamente no momento apropriado.

Para os devotos que observam o jejum de Ekadasi (no Dvadasi) respeitando as oferendas de anukalpa (água ou preparações regulares de Ekadasi), no dia seguinte eles devem primeiro oferecer arati ao Senhor Nityananda, então ouvir Suas glórias. Depois disto eles devem orar por perdão * [ver nota 1] e então eles podem quebrar seu jejum honrando grãos. Durante o resto do dia podem ingerir prasada regular.

*No caso do Brasil esse ano.

[Nota 1 – geralmente o dia do aparecimento do Senhor Varahadeva, como em qualquer dia de aparecimento das encarnações do Senhor Visnu, é observado ingerindo somente preparações de ekadasi.

*[Nota 2 – para saber a hora exata de quebrar o jejum de Ekadasi na sua cidade, por favor, verifique o calendário Vaisnava.

Veja aqui o Calendário Vaisnava: //www.bhaktiyogapura.com/2017/02/calendario-vaisnava-fevereiro-de-2017/

Publicado pelo Pure Bhakti em 27 de janeiro de 2010