De Outro Grupo

Dandavat Pranamas! Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gauranga!  É com grande alegria que oferecemos esta primeira aula de um ciclo de palestras faladas em 1990 sobre Guru-tattva (verdades filosóficas acerca do guru ou mestre espiritual), por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, na Malasia, em 1 de fevereiro de 1998.

 

mahat-sevam dvaram ahur vimuktes
tamo-dvaram yositam sangi-sangam
mahantas te sama-cittah prasanta
vimanyavah suhrdah sadhavo ye

Srila Gurudeva

“Pode-se apenas alcançar o caminho da libertação da escravidão material prestando serviço a personalidades espirituais altamente avançadas. Essas personalidades são os impersonalistas e os devotos. Se alguém quer se fundir na existência do Senhor ou quer se associar à Personalidade de Deus, deve prestar serviço aos mahatmas (grandes almas). Para aqueles que não estão interessados ​​em tais atividades, que se associam com pessoas apegadas a mulheres e sexo, o caminho para o inferno está aberto. Os mahatmas são equânimes. Eles não vêem nenhuma diferença entre uma entidade viva e outra. Eles são muito pacíficos e estão totalmente envolvidos em serviço devocional. Eles são desprovidos da raiva e trabalham para o benefício de todos. Eles não se comportam de maneira abominável. Essas pessoas são conhecidas como mahatmas”. (Srimad-Bhagavatam 5.5.2)

Na atualidade, a explicação original de slokas como este tem sido desconsiderada e, ao invés disso, outras explicações diferentes são dadas agora. De acordo com as novas explicações, aqueles que as fazem alegam que “devemos somente nos abrigar em nosso Gurudeva, ou em alguém que venha do nosso grupo. Nunca devemos ir até alguém que esteja fora do nosso grupo. Não importa quem seja. Mesmo que seja Krsna na forma de um sadhu (renunciante), ou mesmo Caitanya Mahaprabhu e Nityananda Prabhu em pessoa, se Eles estão fora do nosso grupo, então é proibido vê-los. E, se você desobedecer essas regras, então vamos jogá-lo para fora do grupo. Deve-se somente ir ao encontro de sadhus que estão no nosso pequeno grupo”. (* Ver Nota 1)

Mas este não é o significado de tal sloka, ou de qualquer outro. Essas declarações não estão em nenhum lugar dos sastras.

 

BHAKTI NÃO É CONFINADA POR QUAISQUER LIMITAÇÕES SECTÁRIAS

Eu vejo que muitos devotos agora querem vir e ouvir Harikatha, mas devido à sua fraqueza mental, eles se tornam controlados. Aqueles que estão tentando controlá-los estão agindo contra a etiqueta Vaisnava e estão cometendo uma grande ofensa. Se alguém está oferecendo um convite para vir e ouvir Harikatha, e outra pessoa avisa as pessoas para não ouvi-lo, então ela é culpada do maior tipo de ofensa. Nunca na história, no Srimad-Bhagavatam, Mahabharata nem no Ramayana, já foi visto Vaisnavas agirem assim. Assim, este veneno está sendo dado agora. Você deve saber que, quem quer que esteja dando este veneno não é nem mesmo um Vaisnava, o que dizer um guru qualificado.

Se um assim chamado guru está dando uma ordem como esta, ele certamente deve ser rejeitado. Somos seguidores de Krsna-bhakti. Se conhecemos uma pessoa qualificada para nos dar Krsna-bhakti, então devemos ouvir de tais pessoas. Bhakti não é confinada por quaisquer limitações sectárias. Onde quer que um Vaisnava fidedigno esteja falando Harikatha e recitando o Srimad Bhagavatam, certamente devemos ouvir deles. Se tal Vaisnava estiver presente, e não formos ouvir dele, então somos culpados por tal ofensa. [* Ver Nota 2]

Dessa forma, as explicações do sastra tornaram-se diferentes agora. Na verdade, as explicações não mudaram, mas a mentalidade daqueles que tentam modificá-las mudou. Então, acho que você não deve obedecer tais instruções falsas, independentemente de quem as dê. Mesmo que seu guru diga isso, então ele deve ser rejeitado. Esta é a etiqueta Vaisnava.

 

OS DEVOTOS MAHA-PURUSA ESTÃO DISPONÍVEIS PARA TODO O MUNDO

Então, ouça e guarde tudo isso em seu coração. E o que quer que você esteja ouvindo, tente praticar em suas vidas. Se existe algo que você não está realizando ou compreendendo, pode pedir a qualquer Vaisnava para lhe explicar ou pode vir até mim. Tentarei ajudar, sem qualquer discriminação de casta ou credo. Os devotos maha-purusa (santos elevados) não estão atados a quaisquer valores sectários ou limitados por quaisquer fronteiras ou muros. Ao invés disso, eles estão disponíveis para o mundo inteiro. Assim como Krsna é de todos, assim são os Vaisnavas. Se alguém está criando sectarismo em nome da vida espiritual, então tal pessoa está fazendo isso sem qualquer referência do sadhu, sastra ou guru

Nota 1: “Quero uma revolução como esta: devemos chegar ao caminho verdadeiro, no sentido real. Krsna providenciará para que alguém venha após mim. E depois, outra pessoa virá, e nada será arruinado. O mundo pode acabar, mas esta linhagem é eterna. Srila Bhaktivinoda Thakura disse que esta linhagem é eterna. Alguém de qualquer grupo virá”.
(Srila Narayana Gosvami Maharaja, aula de 15 de janeiro de 2000)

Nota 2: “Praticar bhajana com inclinação para servir Srimati Radhika é o melhor tipo de bhajana. Não se pode dizer que ninguém é qualificado para realizar este tipo de bhajana. Neste mundo haverá sempre um Vaisnava rupanuga que será capaz de praticar tal bhajana. Passado, presente e futuro – sempre haverá alguém com essa qualificação. Dizer o contrário é incorreto, porque o mundo estaria fadado à destruição se faltasse a presença de tal pessoa qualificada”.
(Traduzido pela equipe The Rays of the Harmonist: “Joias do Oceano da Separação”, por Srila Narayana Gosvami Maharaja em glorificação a Srila Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja, em Kartika, 2005)

Retirado do site Pure Bhakti

Gaura Premanade! Haribol!!!