Snana Yatra, a cerimônia de banho do Senhor Jagannatha

Srila Raghunatha dasa Gosvami
6 de junho de 2017
Sri Syamananda Prabhu
11 de junho de 2017

Snana Yatra, a cerimônia de banho do Senhor Jagannatha

Darsan do Senhor Jagannatha no Snana Yatra, em Jagannatha Puri, 09 de junho de 2017.

“Hoje é Snana Purnima, o auspicioso dia da lua cheia do Snana Yatra (cerimônia de banho) do Senhor Jagannatha. Hoje, Jagannatha se banha em meio ao público. Vocês podem ver nesse dia, em Jagannatha Puri, como o Senhor Jagannatha, Baladeva e Subhadra se banham publicamente. Por que eles são banhados em público nesse dia? Qual é a ocasião? Alguém sabe?

Devoto: Esse é o dia do aparecimento do Senhor Jagannatha.

Sri Srimad Goura Govinda Swami: Sim, hoje é o dia do aparecimento do Senhor Jagannatha. Jagannatha é Krsna. Mas, Krsna apareceu na oitava quinzena escura, Krsnastami, no mês de Bhadra, então como o dia do aparecimento de Jagannatha é hoje? Esta é outra questão.

Devoto: Esse é o dia do aparecimento da manifestação de Krsna como Jagannatha.

Sri Srimad Goura Govinda Swami: Sim. Jagannatha se manifestou nesse dia. Jagannatha, Baladeva e Subhadra apareceram em suas formas hoje, como três troncos de madeira. Isso é mencionado no Skanda Purana. Portanto, neste dia é dado um banho neles em meio ao público. Após o festival do banho, o Senhor Jagannatha se retira do darsana público e é repintado. Quinze dias depois, Ele concede Seu darsana com uma pintura fresca e aparência jovial, conhecida como nava-yauvana vesa, durante o festival das carruagens (Ratha-yatra). Dessa forma, Ratha-yatra ocorrerá daqui a quinze dias a partir de hoje.

Hoje, devemos oferecer preces do Skanda Purana ao Senhor Jagannatha e implorar por Sua misericórdia. Assim, eu recitarei preces, pranamas, ao Senhor Jagannatha. Todos vocês repetirão e receberão a misericórdia de Jagannatha”.

Sri Srimad Goura Govinda Swami Maharaja.