Sri Vakresvara Pandita

Sri Syamananda Prabhu
11 de junho de 2017
As Glórias de Srivasa Pandita
20 de junho de 2017

Sri Vakresvara Pandita

Uma Breve Biografia de Sri Vakresvara Pandita

“Vakresvara Pandita é um servo muito querido do Senhor Caitanya. Ele era capaz de dançar em êxtase constante durante setenta e duas horas. Sri Caitanya Mahaprabhu cantou pessoalmente enquanto Vakresvara Pandita dançava, e, assim, ele caiu aos pés de lótus do Senhor e disse: “Oh pessoa de rosto de lua! Por favor, dá-me dez mil Gandharvas. Deixa-os cantar enquanto eu danço, então ficarei imensamente feliz”. O Senhor respondeu: “Você é como uma asa. Se eu tivesse uma assim, poderia voar ao céu”!
Caitanya Caritamrita (1.10.17-20)

“A residência de Sri Vakresvara Pandita é localizada em Guptipada. Sri Caitanya Mahaprabhu confiou a Sri Vrakresvara a responsabilidade de servir na Sri Radha-kanta Matha e no Gambhira, que fica situado em Sri Kasi Misra-bhavana, em Puri dhama”.
Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja.

 

Vakresvara Pandita e Devananda Pandita

Ele também comparecia as casas de Srivasa e Candrasekara, onde também dançava durante o kirtana. Vakresvara era tão querido por Mahaprabhu que Devananda Pandita conseguiu receber a misericórdia do Senhor ao servi-lo. Desta forma, conseguiu se libertar das ofensas que havia cometido contra Srivasa Pandita. Mahaprabhu explicou como anular as ofensas aos Vaisnavas em resposta à pergunta de um Brahmana.

Ouça, brahmana, se alguém come veneno, tal pessoa deve ingerir néctar pela mesma boca. Então o veneno será digerido e o corpo se tornará imortal pelo poder do néctar divino. Agora, deixe-me responder a sua pergunta. Quaisquer ofensas que você tenha cometido sem saber, são exatamente como um veneno que tenha comido. Agora você deve usar a mesma boca para glorificar constantemente o nome e as qualidades de Krsna, que são como néctar. Você usou essa boca para insultar os devotos, agora use-a para glorificá-los. Glorifique os devotos com o melhor da humanidade, glorifique-os em canções e poesia. Destruirei todo o veneno da ofensa através do néctar dos êxtases das glórias de Krsna. Você cometeu ofensas sem saber, essa é a verdade. Se você parar de praticar todos os tipos de atividade ofensivas e simplesmente glorificar a Krsna e seus devotos, então você estará livre de todos os pecados que cometeu, por maiores que sejam. Você não poderá alcançar os mesmos resultados por milhões de expiações. (Caitanya Bhagavata 3.3.449-458)

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Thakura comenta: ‘Uma pessoa ofensiva só conseguirá auspiciosidade se usar a boca através da qual fez seus comentários nefastos para reconhecer sua ofensa e depois glorificar Krsna e seu devoto. Se você ingerir veneno, perturbará o funcionamento do corpo , mas poderá remediar a situação ingerindo um remédio que destruirá seus efeitos. Da mesma forma, a maneira de se libertar dos efeitos venenosos de vaisnava-ninda (ofensa aos Vaisnavas) é, antes de tudo, parar. Então, ao invés de realizar milhares de outros rituais de expiação ineficazes, deve-se glorificar o Vaisnava.

“Ao servir Seu devoto, Devananda Pandita de Kuliya desenvolveu fé nos pés de lótus de Mahaprabhu. Esta boa fortuna chegou quando Vakresvara veio ficar em sua casa. Devananda foi um seguidor do caminho smarta, porém, era um grande estudioso e muito renunciado. Ele não lia nenhuma escritura além do Bhagavatam, era devotado ao Senhor Supremo e estava livre do domínio dos seus sentidos. No entanto, ele não era fiel a Sri Caitanya Mahaprabhu. Por causa da misericórdia de Vakresvara, esse mal-entendido foi dissipado e ele desenvolveu fé no Senhor “(Caitanya Bhagavata 3.3.453, 481)

Vakresvara Pandita era muito querido por Caitanya Mahaprabhu. Quem se lembra dele purifica toda a criação. Ele é a personificação de Krsna-prema (amor puro por Krsna), e os deuses e demônios ficavam encantados com tal dança. (Caitanya Bhagavata 3.3.469-70)

O próprio Mahaprabhu descreveu as glórias de Vakresvara para Devananda Pandita: “Você serviu Vakresvara, por isso vim a conhecê-lo. Vakresvara Pandita é a energia plena do Senhor e quem quer que lhe preste homenagem, obtém Krsna. Krsna fez morada no coração de Vakresvara. Krsna dança para fazer Vakresvara dançar. Se algum lugar está relacionado a Vakresvara, imediatamente se torna como Vaikuntha e semelhante a todos os locais sagrados. (Caitanya Bhagavata 3.3.493-6)

Srila Bhakti Bhallabha Tirtha Gosvami Maharaja

Jay Sri Vakresvara Pandita!

Retirado dos livros:
Sri Caitanya Caritamrta por Srila Krsnadasa Kaviraja
Sri Navadvipa Dhama por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja
Sri Caitanya: Sua Vida e Associados por Srila Bhakti Bhallabha Tirtha Gosvami Maharaja