O Início de Caturmasya

Calendário Vaisnava – Julho de 2017
3 de julho de 2017
O Verdadeiro Significado de Sri Vyasa-Puja
8 de julho de 2017

O Início de Caturmasya

Dandavat Pranamas! Neste ano de 2017, 08 de julho (sábado), é o primeiro dia de Caturmasya, o período de quatro meses a cada ano que ocorre de julho a novembro, no qual os devotos observam certas regras e regulamentos com o objetivo de avançar em Bhakti. Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja fala sobre Caturmasya todos os anos. A palestra a seguir foi proferida no primeiro dia da segunda metade de Caturmasya, na Sri Kesavaji Gaudiya Matha em Mathura, India, em 13 de setembro de 2000. A palestra de Srila Narayana Maharaja abordou tópicos sobre Sri Visvarupa Mahotsava e a cerimônia de sannyasa de Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada.

♥ Categoria: 2000, 13 de Setembro
♥ Postagem Original: 2015, 30 de Julho
♥ Última Atualização: 2017, 07 de Julho

2....Hoje é um dia muito sagrado em nossa linha de sucessão discipular. Sri Caitanya Mahaprabhu recebeu sannyasa e começou a procurar seu irmão, Sri Visvarupa. Durante Sua busca, Ele descobriu neste dia que seu irmão tinha estado em Pandarapur, e lá ele havia abandonado seu corpo e entrado em samadhi, às margens do rio Bhima. Então, embora Mahaprabhu estivesse observando Caturmasya-vrata muito estritamente por quatro meses, ele raspou Seu cabelo neste dia. Anteriormente, Ele nunca havia se barbeado durante esses quatro meses, nem cortado as unhas. Ele observava todas as regras e regulamentos do Caturmasya.

Existem muitos itens que não são permitidos durante Caturmasya, tais como vegetais de folhas no primeiro mês, iogurte no segundo mês, leite no terceiro mês, e óleo de mostarda no quarto mês. Além disso, ao longo de todos os quatro meses, tomates, berinjelas, e outros alimentos são proibidos.

Sri Caitanya Mahaprabhu costumava seguir todas estas regras de forma muito rigorosa, mas hoje em dia vemos que os devotos não seguem. Nosso Guru Maharaja e Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura eram muito estritos a este respeito. Srila Bhaktisiddhanta disse: “Tire uma foto minha durante os quatro meses de Caturmasya-vrata, para mostrar que eu nunca fiz a barba neste período. Guarde isso para sempre;. Caso contrário, os assim chamados discípulos dirão: ‘Oh, Prabhupada nunca observava Caturmasya-vrata ‘. “

Por Sua misericórdia sem causa, Parama-pujyapada Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja, Srila Prabhupada, abriu concessões nos países ocidentais, e essa é a única razão pela qual Ele também costumava fazer a barba. Os ocidentais não eram capazes de seguir rigorosamente naquela época. É por isso que ele permitia a ingestão de tomate e berinjela durante esses meses, e é por essa razão que também permitia o consumo de cenouras.

Portanto, também acabo abrindo concessões, não aqui na India, mas nos países Ocidentais. Se os devotos de lá quiserem, eles comerão esses itens; mas nós não. Isto é o correto, e devemos seguir estritamente nossa linhagem de sucessão discipular de forma adequada, que iniciou em Caitanya Mahaprabhu, indo até Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Thakura, chegando aos meus Gurus, Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja e Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Em alguns países ocidentais abrimos algumas concessões, mas aqui na India somos muito estritos. Se nós não somos capazes de seguir este voto, então como poderemos seguir Sri Krsna, e como seremos capazes de servir ao Divino Casal Sri Sri Radha Krsna? Mahaprabhu se barbeava após quatro meses, e nós seguimos dessa forma.

Alimentos restritos durante todos os quatro meses de Caturmasya:

-Beringelas, tomates, loki, parmal, urad dahl, e mel.

Alimentos que são restritos durante cada um dos quatro meses em particular:

-Primeiro mês: Sem vegetais folhosos, como: espinafre, saladas de todos os tipos, repolhos de todos os tipos, couve, ervas folhosas como coentro, hortelã, salsa, folhas de curry, ervas de folhas em pó e chás.

-Segundo mês: Nenhum iogurte (se isso for requerido para a saúde, pode ser misturado com água).

-Terceiro mês: Sem leite (caso seja necessário, ele pode ser misturado com uma gota de sumo de limão).

-Quarto mês: Sem sementes de óleo de mostarda ou gergelim.

Os alimentos que podem ser ingeridos todos os dias do ano, incluindo Ekadasi e Caturmasya:

-Todas as frutas (frescas e secas), todas as castanhas, todos os óleos feitos a partir de castanhas e outras frutas secas (nozes, avelã, amêndoa…) e óleo de girassol.

-Batatas, abóbora, pepino, rabanete, abobrinha, limão, abacate, azeitonas, trigo de coco, todos os açúcares.

-Todos os produtos puros de leite (exceto iogurte durante o segundo mês de Caturmasya e leite durante o terceiro mês).

Para sannyasis, brahmacaris e vanaprasthas: raspar a cabeça e cortar as unhas devem ser feitos em dias de lua cheia (exceto nos dias de Baladeva Purnima ou no Purnima do início do mês de Kartika).

Jay Caturmasya-vrata ki! Jay!!!