Como Observar o Mês de Purusottama

As Glórias do Mês de Sri Purusottama
15 de maio de 2018

Como Observar o Mês de Purusottama

Dandavats Pranamas! Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gauranga! O mês de Purusottama vem a cada dois anos e oito meses, no ano bissexto. Neste ano de 2018, ele inicia em 15 e 16 de maio em torno do mundo. Você encontrará uma lista dos alimentos proibidos para este mês ao final desta aula*. Esta importante palestra foi dada por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, três anos bissextos atrás, no início do seu Harikatha, no festival em Badger, na Califórnia, em 1999.

Este é o mês de Purusottama. Krisna é Purusottama, a Pessoa Suprema, e portanto este mês é realmente o mês de Krsna. Entre todas as encarnações, o próprio Krsna é Purusottama. Portanto, este mês também é supremo entre todos os meses, assim como o mês de Kartika.

Este é o mês de Purusottama. Krisna é Purusottama, a Pessoa Suprema, e portanto este mês é realmente o mês de Krsna. Entre todas as encarnações, o próprio Krsna é Purusottama. Portanto, este mês também é supremo entre todos os meses, assim como o mês de Kartika.

Este é o mês de Purusottama. Krisna é Purusottama, a Pessoa Suprema, e portanto este é de fato o mês de Krsna. Entre todas as encarnações, o próprio Krsna é Purusottama. Assim, este mês também é supremo entre todos os meses, assim como o mês de Kartika. Nós estamos muito felizes por estarmos aqui em New Vraja, bem próximo a Giriraja-Govardhana. Syama-kunda e Radha-kunda também estão aqui. Todos os locais de passatempos em Vrindavana estão presentes, assim como a própria Sri Vrindavana se manifestou aqui. Os pavões estão dançando, e isso nos lembra tanto Sri Vrndavana-dhama!

Na Índia, nós observamos este mês de Purusottama na presença de Purusottama, em seu lugar denominado Nilacala, em Jagannatha Puri (Purusottama-ksetra). Os devotos passam um mês lá, observando certas regras e regulamentos e acordando bem cedo pela manhã , às 04:00. Aqueles que desejam krsna-bhakti (devoção a Krishna) e querem observar este mês de Purusottama, seguem muitas regras desde o início do mês.

Na Índia, nós não fazemos a barba, mas eu não estou dizendo o que devem fazer, isso depende de vocês. Aqui no Ocidente não é tão estrito, porque Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja, Srila Prabhupada, permitiu algumas concessões aos devotos ocidentais. Vocês podem seguir este voto ouvindo sempre hari-katha (tópicos sobre Krishna) e observando os regulamentos que são capazes de manter facilmente.

Tentem ao menos acordar bem cedo pela manhã, aplicar tilaka, e realizar todas as práticas de sandhya (deveres espirituais da manhã, da tarde e início da noite, mas especialmente os realizados de manhã cedo). Se vocês receberam os diksa-mantras, eles devem ser cantados  com toda fé e honra.

Vocês também devem observar a cerimônia de arati, e pode fazer isso por conta própria ou vir até aqui, onde temos um templo na casa de Nirguna Prabhu e fazemos mangala-arati (cerimônia de adoração matinal). Se os devotos moram muito longe, eles podem fazer o arati onde residem. Depois do arati, devem cantar alguns kirtanas (cantos congregacionais), como fazemos aqui: Guru-vandana (orações), Guru-Parampara vandana, Vaisnava-vandana, e Gaura-Nityananda vandana, como hari haraye namah krsna yadavaya namah, yadavaya madhavaya kesavaya namah, e, em seguida, Radha-Krsna vandana. Providencie o que for necessário, na parte da manhã ou à noite, para cantar: “Jaya radhe jaya krsna jaya vrindavana …”, e simultaneamente faça Tulasi-parikrama (circungirar a planta sagrada Tulasi). Onde você estiver, ofereça um pouco de água a Tulasi, mesmo uma ou duas gotas, e realize Tulasi-parikrama e kirtana diariamente.

Sem a misericórdia de Tulasi, que é Vrinda-devi, você não poderá entrar no reino de Bhakti (devoção) Pura. Isso serve para ambas, Vrinda-devi e Yogamaya. Yogamaya organiza todos os passatempos de Krsna, Mahaprabhu e assim por diante. Em Navadvipa ela é Prauddha Yogamaya, e em Vraja, é Yogamaya Purnamasi. Os passatempos amorosos do Senhor nos bosques reclusos de Vrindavana são especialmente organizados por Srimati Vrinda-devi! Na verdade, Vrindavana recebeu este nome por conta dela. Sem a misericórdia de Vrinda-devi, você não pode adentrar o reino do serviço amoroso a Sri Sri Radha-Krsna, nem entrar em Vrindavana. Mesmo que externamente você esteja em Vrindavana, ainda assim pode estar nas teias de maya (energia ilusória). Se você quer estar realmente em Vrindavana, você terá que receber a misericórdia de Vrinda-devi. Portanto, faça parikrama para ela expressa em forma de Tulasi, ao menos neste mês.

Ofereça toda bhoga para Radha-Krsna, Mahaprabhu ou para a sua Thakuraji. Em seguida, no momento de honrar maha-prasada, recite as preces  Jaya-dhvani :

sarira abidya-jal, jodendriya tahe kal,
jive phele visaya-sagore
ta’ra madhye jihva ati, lobhamoy sudurmati,
ta’ke jeta kathina samsare (1)


krsna baro doyamoy, koribare jihva jay,
swa-prasada-anna dilo bhai
sei annamrta pao, radha-krsna-guna gao,
preme dako caitanya-nitai (2)

“Oh irmão, este corpo material é um fragmento de ignorância, e os sentidos são teias que levam à morte. Caímos nesse oceano de gozo dos sentidos materiais, e de todos os sentidos a língua é o mais difícil de controlar e está sempre muito ávida para experimentar novos sabores. Mas Krsna é tão misericordioso que nos concede Sua prasada (misericórdia), os restos da sua própria boca, para nos ajudar a conquistar nossa língua. Esta prasada está repleta de néctar! Honre esta prasada e glorifique Radha e Krsna! Com amor ore pela ajuda de Caitanya e Nitai.”
(Srila Bhaktivinoda Thakura)

Você não deve “tomar” maha-prasada, e você não deve “comer” maha-prasada. Você deve tentar servi-la. Você não deve “cantar” harinama; você deve servir harinama (cantar dos Santos Nomes). Você não deve “ouvir” hari-katha, mas deve servir hari-katha com seus ouvidos. Nunca vá “ver” as Deidades. Ao invés disso, você deve pensar: “Eu estou diante da Deidade, de modo que Ela possa me ver.” Você não pode ver as Deidades, mas você pode orar: “Oh, por favor, olhe para mim! Por favor, conceda-me vossa misericórdia, pois não posso vê-la. Com esses olhos eu vejo apenas uma estátua de pedra, ouro, cobre ou latão.” Krsna não se resume a isso, e Sri Caitanya Mahaprabhu também não! Portanto, tente seguir estas regras e regulamentos de modo que este mês seja bem sucedido.

No domingo, faremos uma festa para Giriraja-Govardhana. A partir de hoje, tente preparar algumas oferendas. Algumas preparações secas poderão ser feitas de antemão, e deve haver pelo menos 360 preparações. Além disso, todos os devotos que vêm de longe devem ser hospedados com carinho e doces palavras. Tentem cuidar dos problemas deles – muito educadamente e com palavras gentis.

* Neste mês, deve abster-se de: berinjela, tomate, loki, parmal, urad-dhal, mel, sementes de gergelim, sementes de mostarda e óleo de mostarda durante o período de um mês.

Gaura Premanande! Haribol!!!