Como Observar Ekadasi?

Calendário Vaisnava – Junho de 2018
6 de junho de 2018
Nirjala Ekadasi e Outros Tópicos
22 de junho de 2018

Como Observar Ekadasi?

Dandavat Pranamas! Seguem as orientações de como observar o jejum de Ekadasi. É muito simples e auspicioso seguir esse voto, que é uma prática milenar prescrita nas escrituras sagradas da cultura Védica, para a nossa saúde e avanço espiritual! 

ALIMENTOS PERMITIDOS:
-abóbora, abobrinha, chuchu, todos os tipos de batata, inhame e mandioca;
-todas as frutas, frutas secas e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas)
-Leite (não pode ser leite em pó), manteiga, ricota e queijos autorizados (sem coalho de origem animal; no Rio temos a marca Boa Nata); creme de leite de lata Nestlé e leite condensado Nestlé (pois não contém lecitina de soja).
-Sucos de fruta naturais e água de coco natural (não pode industrializados, pois contém lecitina de soja); açúcar mascavo, cristal e demerara (exceto o açúcar refinado que pode contém farinha).
– óleo de girassol, óleo de coco, azeite de oliva, manteiga e ghee.
-temperos: açafrão puro (cúrcuma, o ideal é a raiz), gengibre fresco da raiz, pimenta do reino preta (o ideal é moer o grão na hora).
-Abacate, pepino e azeitonas
-Trigo sarraceno

COMO OBSERVAR O JEJUM:
-No dia de Ekadasi, procurar ficar em jejum completo até o meio-dia. Se possível, manter o jejum completo ao longo do dia. Se não for possível, após o meio-dia, pode-se honrar prasada (alimento oferecido a Krishna) de 1x a 2x ao dia (esse é o ideal), em quantidade reduzida, apenas para nos mantermos alertas.

-Não devemos dormir durante o dia e devemos nos ocupar em atividades devocionais como: ler as escrituras, ouvir os passatempos e meditar no Senhor, fazer orações, cantar os Santos Nomes, executar kirtana (canto congregacional) e estar na companhia dos devotos do Senhor. Se possível, devemos passar a noite em vigília, praticando essas atividades devocionais.

OBJETIVO DO EKADASI:
– O objetivo do Ekadasi é restringir os sentidos e satisfazer a Krishna, almejando conquistar amor puro e devoção pelo Senhor Supremo.

QUEBRA DO EKADASI:
-Importantíssimo, pois a não realização deste implica na anulação dos resultados obtidos com o jejum.

-Quebrar o jejum de Ekadasi no dia seguinte de manhã com água, para quem fez jejum completo; ou com grãos, para quem ingeriu os alimentos permitidos.

-A quebra deve ser feita no período de horário prescrito para a quebra do jejum, de acordo com cada cidade (ver no Calendário Vaisnava em http://www.bhaktiyogapura.com/calendario-vaisnava/)

Feliz Ekadasi a todos! Hare Krishna!